Momo é o novo desafio que pode colocar em risco crianças e adolescentes.



Momo é o novo desafio que pode colocar em risco crianças e adolescentes.

Ontem, o Padawan e seu amigo, começaram a ver um youtuber que eu nunca tinha visto em toda minha vida. Nessa hora meu sentido de aranha apitou, parei o que estava fazendo e prestei atenção no que o moleque estava falando no vídeo.


Ele estava mostrando um novo desafio online chamado Momo. Esse desafio consiste em adicionar, no WhatsApp, um contato com o suposto número do Momo e aí iniciar uma conversa. Fotos e videos perturbadores são enviados pelo Momo.

O tal do Momo usa a imagem de uma estátua que fica em Vanilla Gallery em Tóquio, Japão e é bem parecida com a Samara Morgan, do filme O Chamado:






Ok, a primeira vista parece ser algo inofensivo e até bobo. Porém o lance começa a ficar mais sério quando a(s) pessoa(s) por trás do Momo começa a fazer ameaças envolvendo os familiares das crianças usando informações pessoais da família. Ou seja, o alerta é que nossos Padawans ficam expostos e muitas informações privadas podem ser reveladas e usadas por quem está por trás do Momo.

Pesquisando mais um pouco, o Momo é um bot para WhatsApp. Ele usa de inteligência artificial para coletar informações que, para muitos, pode ser insignificante em um primeiro momento. Porém usando engenharia social, as crianças e adolescentes podem estar em risco.

Segundo o CyberHandbook , somente no Brasil 62 milhões de pessoas foram vítimas de cibercrimes em 2017, o que representa 61% da população adulta com acesso à internet. Entre crianças e adolescentes, esse número aumenta: Cerca de 80% dos pais não têm ideia dos conteúdos acessados pelos filhos diariamente na internet, o que os coloca em uma posição vulnerável.





Aqui entra o que eu SEMPRE falo em todos as minhas redes: Os pais tem o DEVER de monitorar o que seus Padawans estão fazendo nas redes sociais. Não podemos usar a TV, smartphone, computadores e tablets como babás. O monitoramento tem de ser contínuo, pois só assim podemos previnir problemas.

Converse com o seu Padawan. Pergunte se ele conhece esse desfio do Momo. Crie um canal de comunicação com ele pois, só assim, podemos evitar que o mal entre em nossas casas.


Fonte: NERDPAI




Compartilhe com seus amigos!!!







Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.