Pão branco pode passar de engordativo a emagrecedor, afirma estudo.



 Pão branco pode passar de engordativo a emagrecedor, afirma estudo.

Convenhamos, não tem nada mais gostoso do que um pãozinho quentinho pela manhã. No entanto, muita gente precisa abrir mão deste prazer por causa dos temidos carboidratos, que são grandes vilões da dieta.

Contudo, se você não consegue desapegar do pão branco ou nem mesmo trocá-lo por versões mais lights, como o integral ou a tapioca, saiba que existe um “truque” divulgado por cientistas para fazer com que o pão branco deixe de ser engordativo, podendo até mesmo contribuir para o emagrecimento.


Alimentos ricos em carboidratos são vilões da dieta porque são absorvidos muito rapidamente pelo organismo e se transformam em glicose. Com isso, obrigam o corpo a liberar a insulina necessária para nivelar essa glicose. Esse processo faz com que o corpo ganhe bastante energia e, se ela não for gasta, acaba se tornando gordura. Além disso, esse pico de insulina faz com que você sinta fome mais rapidamente.

No entanto, uma recente pesquisa encontrou uma forma de “driblar” este efeito do carboidrato. De acordo com um estudo publicado na PubMed, o ato de congelar estes alimentos e depois esquentá-los no forno ou em uma panela altera sua estrutura, transformando os carboidratos em amido resistente, que tem uma digestão mais prolongada.





Além disso, o amido prolongado aumenta a sensação de saciedade e possui a capacidade de “influenciar” outras moléculas de glicose e gordura, fazendo com que também sejam absorvidas mais lentamente. Todas estas propriedades ajudam na perda e peso e no controle da glicemia e do colesterol.


Segundo a pesquisa, o pão branco congelado e reaquecido pode ter o índice glicêmico reduzido em até 39%. Ainda assim, o alimento não perde suas propriedades e ainda age no organismo de forma parecida ao das fibras.



Compartilhe com seus amigos !!!





15 comentários:

  1. Faço assim: coloco na geladeira e esquento na panela! gosto muito.

    ResponderExcluir
  2. Amo pao, quente, frio etc... Compro qdo está na oferta coloco no freezer, e asso no grill....uma delícia...

    ResponderExcluir
  3. É sério isso? Já foi comprovado??? Que maravilha!!!

    ResponderExcluir
  4. Sensacional não sabia dessa dica.
    https://levlym-original.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esta prática é válida também para pães de forma?

    ResponderExcluir
  6. Comprovado pessoal. É uma delícia !!

    ResponderExcluir
  7. Poderia por favor citar a referência desse estudo?

    ResponderExcluir


  8. Muito bom! Eu mesmo já vivenciei isto na pele inconscientemente, há muito anos até os dias de hoje, muitas pessoas me perguntam: Caracas! Como tu consegue ser tão magro e malhado comprando 20 reais de pão na padaria do seu Manuel todos os dias? Esta aí o segredo, sempre fiz e faço isso aí que informa esse estudo acima, todas as vezes congelo e esquento pão no forno elétrico ou micro ondas!

    ResponderExcluir
  9. Maravilha. Adoro pão assim. Deve ser por usso que não sou tão gorda. Kkkk. Amei

    ResponderExcluir
  10. Nao achei a referencia exata desse estudo ai nao, mas achei esse que studo que fala de armazenamento sem ser refrigerado, e realmente diminuiu o indice glicêmico... Mas só o fato de esperar o pao ficar velho... O aquecimento e congelamento nao foram estudados ://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0308814618307994

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.