Você tem problemas para dormir? Confira 6 dicas que podem lhe ajudar a ter uma noite tranquila.



Você tem problemas para dormir? Confira 6 dicas que podem lhe ajudar a ter uma noite tranquila.

Para lidar com todas as obrigações e responsabilidades do dia a dia, uma boa noite de sono é indispensável. Entretanto, são justamente essas obrigações e responsabilidades que fazem com que dormir tranquilamente seja uma tarefa bem complicada às vezes. Seja por problemas de ansiedade, preocupação ou distúrbios de sono, muitas pessoas simplesmente não conseguem dormir bem durante a noite. Evidente que, em casos crônicos e graves, o ideal é sempre procurar um médico especialista, mas aqui oferecemos algumas dicas que podem lhe ajudar a ter uma noite tranquila.





1 – Respeite o tempo que você leva para dormir e vá para cama um pouco antes

Digamos que você acorda para trabalhar todos os dias às 6 horas da manhã. Se você quiser dormir as 8 horas que a maioria dos especialistas concordam ser o ‘ideal’ para um ser humano adulto, você precisará dormir às 22h. Entretanto, se você sabe que custa para pegar no sono pois fica pensando na vida, olhando o celular (isso é assunto para outro tópico) ou algo do tipo, considere ir para a cama, se possível for, às 21h. Assim, você terá uma hora inteira para fazer seu ritual antes de dormir, sem que perca horas preciosas de sono.

2 – Evite refeições pesadas antes de ir para a cama

O ideal é que você não coma nada antes de ir para a cama, já que seu organismo gasta energia e continua trabalhando para fazer a digestão mesmo que você durma, o que pode complicar seu sono. Mas se você chega em casa muito tarde e com fome, prefira refeições leves – como frutas e saladas, por exemplo. Dessa forma, você não exigirá tanto de seu organismo.





3 – Na hora de dormir, tente deixar de lado os problemas

Tudo bem, isso pode ser bem difícil para algumas pessoas que estão passando por complicações sérias em suas vidas, ou sofrem com algum tipo de condição que afete o sono. No entanto, tente resolver seus problemas enquanto está acordado. De nada adianta deitar e gastar tempo e saúde remoendo problemas que você simplesmente não pode resolver naquele momento. Uma respiração profunda e lenta pode lhe ajudar a esvaziar a mente e conseguir relaxar.

4 – Cuide do ambiente onde você dorme

Uma cama desconfortável, um quarto muito frio (ou muito quente), sujeira acumulada e outros fatores podem fazer com que a sua noite seja extremamente desconfortável. Pense que seu quarto é o lugar onde você vai passar aproximadamente 1/3 do seu dia, ainda que dormindo, e cuide dele para que não transforme seu sono em pesadelo.





5 – Não use seu celular perto da hora de dormir

O ideal seria que você evitasse fontes de luz em geral antes de ir para a cama, mas como a principal tela das pessoas hoje em dia é o celular, é ele que você precisa evitar ainda mais. Todos sabemos que ninguém dá ‘apenas uma olhadinha’ nas suas redes sociais. O que era para durar 5 minutos acaba durando uma hora tranquilamente. Então deixe para conversar com seus amigos, compartilhar ideias e dar uma olhada no que as outras pessoas estão falando durante o dia, e não logo antes de dormir. Dessa forma, você dá um alívio para sua mente, que vai entender que está na hora de relaxar e não vai ficar trabalhando como se você ainda fosse ficar acordado por um bom tempo. Evite também computadores, televisões, e outros aparelhos que prendam muito a sua atenção e sirvam como fonte de muita luz.

6 – Fique bem longe de refrigerantes, café e energéticos

Isso pode parecer óbvio, mas todos sabemos que algumas pessoas são tão viciadas em café que até mesmo durante a noite acabam caindo na tentação e consumindo a bebida. Mas dessa forma, a cafeína que você está jogando para dentro do seu organismo irá fazer com que você fique mais desperto – o que é justamente o efeito contrário ao que você está procurando. O mesmo serve para refrigerantes (que também são fonte de cafeína) e bebidas energéticas. O ideal, como já dissemos, é não tomar nem comer nada, mas se você estiver com sede, prefira copo d’água.



Compartilhe com seus amigos !!!







Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.