Todo mundo conhece alguém que tem a síndrome de Alice no País das Maravilhas



Qual é a síndrome de Alice na terra das maravilhas?

A obra  Alice no país das maravilhas, é um trabalho de 1865 e foi escrito por Charles Lutwidge Dodgson, que usava o pseudônimo de Lewis Carroll e narra as aventuras de uma menina dotado de uma grande imaginação e passa a ficar experiente, depois de cair através de um buraco no chão, localizado ao lado de uma árvore.

Alice, entrando em uma espécie de mundo surreal, experimenta uma série de situações caracterizadas por mudanças ou transformações no tamanho de seu corpo e nos objetos que estavam ao seu redor. Este trabalho ganhou tal popularidade e aceitação que muitas edições foram reproduzidas e a história foi recriada em filmes.





Sobre o criador da história, alguns supõem que ele sofria da síndrome por causa da maneira exaustiva em que ele descreveu a forma distorcida em que o protagonista percebia alguns dos objetos ao seu redor.

A síndrome de Alice no País das Maravilhas

Assim como os olhos de Alicia perceberam certos objetos ou seu tamanho corporal, os indivíduos que sofrem dessa síndrome passam a perceber a realidade.


O principal sintoma da síndrome aqui referida é a distorção das imagens percebidas pelos sentidos, nesse caso, aqueles que entram pelo olho e são interpretados pelo cérebro.

A síndrome de Alice no País das Maravilhas , portanto, está associada a um distúrbio neurológico caracterizado pela distorção por curtos espaços de tempo da percepção das imagens no nível corporal, bem como pelo tamanho e distância em que se encontram. certos objetos.

Muitos objetos ou membros daqueles que sofrem adquirem um tamanho irreal. Uma pessoa pode perceber que é pequena em comparação com a cadeira em que está sentado, uma parede ou sua própria cama. Da mesma forma, você pode perceber a janela do seu quarto como muito longe ou perder a noção do tempo.

Apesar de estar associada à distorção da percepção visual, alterações na percepção auditiva ou táctil também foram observadas em pacientes com essa síndrome. Alguns, depois de ouvir um som quase imperceptível, percebem-no como um grande ruído.

Com quais patologias a síndrome está associada?





Em geral, sua aparência tem sido observada em pacientes que apresentam enxaquecas, epilepsia, psicoses esquizofrênicas agudas, em casos de mononucleose infecciosa e lesões cerebrais. Há poucos casos em que a síndrome apareceu sem os antecedentes das patologias acima mencionadas.

Quem isso afeta?

Geralmente aparece em crianças e adolescentes e em menor escala em adultos, muitos deles com lesões cerebrais ou sob o consumo de drogas ou drogas.

Por apresentar sintomas relacionados a alucinações pode ser difícil lidar com muitos que virão a se sentir seriamente preocupados com o medo de perder a mente ou lutarão para perceber a realidade, como é apresentada.

Enquanto alguns se adaptar, aceitar o que está acontecendo e ter calma, outros caem na incerteza e de repente, para o terror de perceber o tamanho do corpo desproporcionalmente corretamente, corra para o espelho para verificar que tudo mantém seu tamanho normal.

Sintomas da síndrome de Alice:

Eles são caracterizados por breves períodos em que objetos, coisas, indivíduos ou o tamanho da mesma pessoa são percebidos de uma maneira distorcida.

Não reside em um problema visual, é antes uma disfunção da atividade cerebral que é responsável por adaptar as imagens que entram pelo olho. É uma distorção ou uma má interpretação das imagens percebidas pelos sentidos pelo cérebro.

O indivíduo possuindo síndrome de Alice no, caracterizado por sofrendo Micrópsia , que representa a redução do tamanho dos objetos que são percebidos visualmente devido a distúrbios neurológicos ou macropsia causando o efeito oposto, e quando os objetos adquirem grandes dimensões que não se ajustam à realidade.

Pacientes que sofrem desta síndrome podem experimentar vários episódios por dia ou por semana e a tendência é que eles aumentem durante a noite.

A síndrome não é grave nem gera qualquer tipo de consequência adversa além do susto, a sensação de estranheza, medo ou pânico que a distorção na proporção de certos objetos provoca.

A boa notícia é que não é de todo mal. Pode aparecer por dias ou meses e desaparece completamente. Ou seja, é curável em 100% dos casos.

Quanto à origem da síndrome e aos fatores que contribuem para o seu surgimento, ainda não existem grandes certezas, exceto que, em grande porcentagem, surge na presença de patologias como a migrânea ou a epilepsia.

Os tratamentos utilizados para tratar a sintomatologia correspondem às mesmas fórmulas prescritas em casos de enxaquecas, epilepsias e psicoses esquizofrênicas. No entanto, o mais eficaz é o sono e o descanso, que se torna uma fonte de alívio para aqueles que sofrem dessa síndrome.





Embora seja verdade que não é uma doença grave e que é 100% curável, sofrer desta síndrome pode causar uma sensação e até um pouco de terror em certos indivíduos diante da sensação preocupante gerada pela distorção da realidade . A pessoa média pode chegar à conclusão de que ele está simplesmente enlouquecendo.

Muitas histórias tiradas de pessoas que sofriam de síndrome refere-se a episódios em que de repente percebido um dos seus membros bem longe de si, de repente percebeu suas mãos adquiridos dimensões gigantescas realmente absurda e desproporcional. Outros relataram perceber de repente como seus pais foram reduzidos a tamanhos semelhantes aos que podem ser vistos em um brinquedo.

Compartilhe com seus amigos !!!





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.