15 dicas para melhorar a criatividade das crianças.



15 dicas para melhorar a criatividade das crianças.

Incentive as crianças a expressar sua personalidade, não para julgar a qualidade de suas realizações, para deixá-las livres no uso de formas de expressão. Estas são apenas algumas das dicas que a psicoterapeuta francesa Michèle Freud dá aos pais para ajudar os mais pequenos a desenvolverem o seu potencial criativo.

A criatividade é certamente um dom que alguns têm e outros não. Mas mesmo que Oliviero Toscani não nasça, a criatividade pode se desenvolver: desde que os pais saibam como fazê-lo. 

A psicóloga e psicoterapeuta francesa Michèle Freud dá 15 dicas para garantir que papai e mamãe ajudem seu filho nesse sentido: é preciso muito pouco para permitir que as crianças liberar todo o seu potencial criativo.





1. Dê-lhe total liberdade

"Para desenvolver a criatividade da criança - o especialista aconselha - deixe-o usar todas as formas de expressão à sua disposição: cores, escrita, desenho, dança, desporto, jardinagem, poesia, teatro, massa salgada, edifícios ...".

2. Incentive sua expressão pessoal

A criança, explica Michèle Freud, deve ter um papel ativo. Ofereça-lhes todas as atividades que você deseja, mas não imponha seus gostos ou paixões a elas. "A criatividade - ele sublinha - está ligada à iniciativa".

3. Não julgue a qualidade de seus produtos

"Criar - adverte o psicoterapeuta - não é reproduzir o existente. Não é conseguir "uma bela imagem", mas sim "em sua imagem".

4. Ajude sua sensibilidade emocional

O medo é o inimigo da criatividade, diz Freud. E assim é necessário "ensinar seu filho a nomear suas emoções, superar seus medos". Uma boa maneira de fazer isso é através de contos de fadas, onde o herói expressa seus medos e, em seguida, supera-os. Enquanto crianças mais velhas são ajudadas a verbalizar seus sentimentos.

5. Ajude-o a desenvolver seus sentidos

"Para desenvolver sua criatividade e inteligência - o especialista recomenda - as crianças precisam de experiências diferentes e sensoriais. Que neles são muito agudos, porque estão na era da descoberta ". Em seguida, proponha experimentar tudo o que for possível: cheiros, cores, sabores ... tudo é experimentado.





6. Deixe seu curso livre inventivo

Segundo o psicoterapeuta, as crianças não devem ser "confinadas" a lugares ultra-seguros com objetos projetados especificamente para eles. Porque "o conhecimento se alimenta de tudo, menos de monotonia. E ser criativo significa poder usar um jogo de uma maneira que não foi projetada ".

7. Substitua "jogos educativos" por brinquedos "reais"

Os chamados "jogos educativos", segundo Freud, "não deixam espaço para a individualidade da criança, não permitem que ele decida como jogar".

8. Não extinga atividades artísticas

O espírito é tão nutrido quanto o corpo, e a arte é um alimento para a criatividade. Portanto, os museus são tão úteis quanto os parques. Deixe-o saber escultura, pintura, fotografia ... então cabe a ele escolher o que inspirar.

9. Deixe que seja original

"Criatividade é a possibilidade de desenvolver uma personalidade original", diz o acadêmico. Então, se a criança gosta de colocar meias de cores diferentes, ou se ele quer colocar suas botas de borracha no verão, deixe-a fazer isso.

10. Respeite seu pensamento divergente

Durante os primeiros anos, as crianças vivem em um mundo onde realidade e ficção se misturam. "Eles são capazes de fluidez e mudanças súbitas de ideia, e querem uma coisa e seu oposto. É o que é chamado "pensamento divergente". Nós, pais, perdemos essa dimensão fantástica e confiamos demais no pensamento único e estereotipado. Então, se você perguntar a ele 'que cor é essa?' e ele te responde 'como um sol mordido' ao invés de 'amarelo', não o culpe: pelo contrário, parabenizá-lo ".





11. Acompanhe seu interesse pela natureza

Entre 4 e 7 anos as crianças estão interessadas e apaixonadas pela natureza. Deixe-o cultivar uma muda, observe os animais. E ajudá-lo a elaborar a história das feras: como elas vivem? O que eles fazem na floresta? A natureza é criativa por si só ...

12. Cozinhe juntos

Transformar farinha, leite, açúcar e ovos em um bolo é criatividade. "Sempre que puder", aconselha Michèle Freud, "deixe a criança inventar suas receitas, misture os ingredientes de sua escolha, acrescente seus aromas".

13. Estimule sua imaginação

O conto de fadas pode ser um bom momento para a criatividade: peça ao seu filho para contar uma história. Ou olhe junto para outro final para um conto de fadas conhecido.

14. Alimente sua sensibilidade musical

Deixe-o ouvir melodias, sons e perguntar a ele o que eles o fazem pensar. Talvez, faça isso desenhar.

15. Favoreceu seu espírito como construtor

Todos os jogos de construção permitem criar objetos e formas, fazer objetos imaginários e animais mitológicos. E eles desenvolvem criatividade. "Não peça a ele que reproduza um modelo - deixe-o livre para inventar".


Compartilhe com seus amigos !!!





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.