Boca seca - um aviso sobre algo mais assustador que diabetes mellitus.




Boca seca - um aviso sobre algo mais assustador que diabetes mellitus.

O termo médico para boca seca é xerostomia. Aumento da boca seca do revestimento na cavidade bucal afeta quase metade dos idosos no mundo.

Boca seca - este sintoma pode ser um sinal de muitas outras doenças perigosas além do diabetes.

Esta doença é geralmente associada a uma redução na função das glândulas salivares ou doença, bem como a ingestão a longo prazo de várias drogas. Sabe-se que pelo menos quatro tipos de drogas (incluindo antidepressivos, ansiolíticos, hipnóticos, anti-hipertensivos, anti-histamínicos e anti-dermatoides) causam boca seca como efeito colateral.





O ressecamento freqüente da boca também é um dos possíveis sintomas de diabetes mellitus e distúrbios neurológicos, incluindo alguns muito perigosos, como Alzheimer e doença de Parkinson. Portanto, a ocorrência freqüente desse sintoma é melhor examinar.

Não esqueça!

Se não houver saliva suficiente, a pessoa sofre regularmente de sede, problemas de deglutição e mau cheiro da boca. Além dos lábios rachados, a secura na boca pode alertá-lo para alguns problemas de saúde graves.

Estes incluem:

- Má digestão - Sem saliva suficiente, a comida é levemente umedecida e mal digerida e pode causar uma variedade de doenças gastrointestinais;

- higiene oral inadequada - a falta de saliva viola a remineralização do esmalte dos dentes, fazendo com que os dentes a perder força e pode desenvolver erosão do esmalte dentário. Além disso, a própria saliva tem propriedades antibacterianas. Quanto menos saliva - mais forte é o crescimento de micro organismos patogênicos, que, em conexão com distúrbios imunológicos e piora do suprimento sanguíneo, causam a inflamação das gengivas conhecida como gengivite. Se a boca seca é uma sensação comum, então você pode estar perto de periodontite e perda de dentes;

- risco de lesão da mucosa oral - devido a secura, danos, ulceração da boca;

- A secura das membranas mucosas provoca a reprodução de micróbios patogênicos, causando dor de garganta, faringite e outras doenças;

- perda do paladar e incapacidade de ingerir alimentos secos.





A xerostomia não é uma doença, mas sim um sintoma relacionado à idade. No entanto, você não precisa tolerar isso por anos.

É melhor entender qual é o estado das glândulas salivares. Para fazer isso, o dentista ajudará. Se as glândulas salivares estão em ordem, então é necessário procurar as causas da "seca" na boca em outro lugar.

A propósito, as glândulas salivares preguiçosas podem ser promovidas com equipamentos especiais (por exemplo, um estimulador elétrico para a língua e o palato) ou medicamentos, bem como ervas. Muco seco hidratante ajuda as feridas na boca para curar mais rapidamente. Para este efeito, você pode usar uma solução aquosa de vitamina A para fazer uma carranca. Às vezes os médicos prescrevem "saliva artificial" sob a forma de enxaguatório bucal, sprays ou géis.

Boca seca também pode ocorrer como conseqüência da ausência de inalação nasal (por exemplo, devido a pólipos nasais ou problemas de barreira nasal). Os procedimentos médicos neste caso são a salina nasal e a cavidade nasal umedecendo com óleos naturais - azeitona, gergelim, pêssego.

Finalmente, o diabetes é uma das causas mais perigosas da xerostomia. Portanto - visite um endocrinologista. Além disso, verifique os hormônios da tireoide, pois a xerostomia geralmente acompanha a tireotoxicose.

Mais dois especialistas que são úteis para visitar durante a boca seca freqüente: gastroenterologista e neurologista. Nos idosos, a xerostomia está frequentemente associada a doenças gástricas, como a gastrite antiácido. Também este sintoma ocorre em distúrbios neurológicos, incluindo alguns muito perigosos - por exemplo, início da doença de Alzheimer, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral.

O que pode e deve ser feito?

Se a boca seca é apenas um sintoma e não está relacionada à idade, então o tratamento sintomático pode ser usado. Isso ajudará você a:

- Dieta - Atrofia da glândula salivar pode ocorrer porque uma pessoa experimenta uma escassez de carga de mastigação. Nesses casos, é útil substituir o purê e os alimentos moles por alimentos mais sólidos (inclusive legumes e frutas frescas). Evitar o uso de alimentos salgados e secos (biscoitos, bolachas), bem como bebidas doces e doces em geral;

- regime de água - aumentar a ingestão de líquidos bebendo gradualmente e com frequência ao longo do dia. E não café e chá, mas água com suco de limão ou cranberry (essas bebidas causam saliva);

- cessação do tabagismo - os cigarros secam as membranas mucosas;





- o uso de chicletes e doces sem açúcar - aumentam o fluxo de saliva;

- o uso regular de agentes de lavagem especiais (sem álcool) contendo extractos à base de plantas e óleos essenciais (por exemplo, de alecrim, de camomila, cavalinha, sálvia, urtiga). 
Estas ervas não só acalmam a respiração, mas também ativam os processos metabólicos nos tecidos das gengivas, o que contribui para a sua melhor nutrição e regeneração. Eles também têm um efeito anti inflamatório, anti-séptico e calmante na cavidade oral, ajudam a remover a placa bacteriana dos dentes e fortalecer as gengivas;

- o uso de pimenta - pimenta contém o alcaloide capsaicina, que aumenta a secreção de saliva. Mas a pimenta só é permitida se não houver problemas com o estômago e em doses extremamente pequenas;

- umidificação do ar - se houver umidade do ar insuficiente, coloque um grande recipiente de água na sala em um local seguro;

- Faça uma massagem no interior das bochechas com a língua. O mesmo pode ser feito com as gengivas - esfregue-as ocasionalmente com a língua. Você pode sugar uma ameixa de azeitona ou ameixa - também aumentará o fluxo de saliva.

Fonte: krasotaimedicina.ru





Compartilhe com seus amigos !!!











Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.