Como aproveitar as férias sem seus familiares tóxicos


As férias de  dezembro, janeiro  e fevereiro são especiais por muitas razões para muitas pessoas.

Com as luzes, os sinos e a inevitável sobrecarga da música natalina, esta época do ano carrega uma atmosfera única e um conjunto de emoções. Quando você vem de uma família tóxica , esses sentimentos nem sempre são ótimos.

Em vez de se sentir alegre ou brilhante, você está sobrecarregado de ansiedade, estresse e muito mais. Aniversários e outras celebrações são bastante difíceis com membros tóxicos da família, mas novembro e dezembro acabam sendo os piores dois meses do ano inteiro.

Como Universidade Bradley explica, " depressão férias normalmente é associado com o feriado , que se estende de novembro a início de janeiro e abrange os principais feriados de Natal e Ano novo e outros feriados culturais".





Os sintomas comuns da depressão nas férias incluem estresse, cansaço, tristeza, perda de interesse em atividades e sentimentos de isolamento. 

No entanto, por mais doloroso que as férias e as emoções acompanhantes possam ser, existem alternativas que podem abrir o caminho para novas tradições com os entes queridos - longe da toxicidade da sua família.

Para que servem os amigos


Celebrações de feriados focadas em amigos estão se tornando cada vez mais populares e por boas razões. Pense nisso: você sempre pode escolher seus amigos, mas não pode escolher sua família.

Além disso, quando adultos, tendemos a passar muito mais tempo com nossos amigos do que com nossa família, o que significa que nossos amigos provavelmente nos conhecem melhor do que nossos parentes.

Quando você vem de um lar tóxico, você pode se sentir completamente desconectado de sua família, então ao invés de se forçar a estar perto deles para as festas de fim de ano, organize uma celebração com as pessoas com as quais você realmente se importa e compartilhe uma conexão.





Escolha uma data que funcione para todos, mesmo que seja depois do feriado, e comece suas próprias tradições. 

Se você está perplexo com o que tentar, lembre-se que há sempre muitas ideias de feriados em toda a Internet - basta escolher.

Tendendo para o seu coração e mente


Remover-se de uma situação tóxica é um passo importante, mas nem sempre é tão simples aceitar todos os efeitos de parentes tóxicos. 

Mesmo se não os visitarmos mais, o preço emocional ainda pode prevalecer e azedar o que de outra forma seriam momentos especiais de férias. O vício é um elemento particularmente difícil de lidar em relações familiares tóxicas.

Vício drena famílias financeiramente, emocionalmente e mentalmente. 

Isso significa que nos equipar com a mentalidade certa pode muitas vezes ser a única defesa que temos contra a toxicidade que provoca o vício.

Como alguns especialistas dizem, "quando alguém que amamos está abusando proativamente de sua própria vida , sentimos que ele rasga nossos corações como se estivesse acontecendo conosco ... lidar com a destruição do vício e / ou um ente querido viciado muda alegria de encontros familiares durante as férias, mas isso não deve ter o poder de nos despojar de toda a felicidade ... é importante para a nossa saúde e coração que possamos encontrar gratidão mesmo nos menores momentos. "

Embora pareça clichê (e mais fácil falar do que fazer), muito do enfrentamento terá que vir de sua decisão de ser a pessoa maior e encontrar sua felicidade nessas situações infelizes.





Isso não acontecerá da noite para o dia e exigirá trabalho constante, mas não importa o que aconteça, lembre-se de que você está no comando agora - de si mesmo, de suas emoções e de como você escolheu aproveitar as férias todos os anos.

Trate-se!


Se lidar com sua família tóxica é inevitável, então no mínimo permita-se evitar durante as férias. 

O autocuidado é extremamente importante e útil quando está sob muito estresse ou quando se está lidando com a ansiedade. Você precisa se tornar uma prioridade, especialmente considerando o quão doloroso esta época do ano pode ser. Isso pode parecer com:

Salvando e finalmente comprando aquele item que você estava de olho

Reserva de uma viagem para um destino agradável e acolhedor ou local de férias favorito

Fazer uma reserva no seu restaurante favorito (e saltar para a sobremesa ou uma garrafa de vinho)





Fazendo nada; cancelar planos, tirar uma folga do trabalho e aproveitar uma pausa bem merecida

Você não precisa gastar muito dinheiro para cuidar de si mesmo - basta ter um momento para ser egoísta e se concentrar apenas em você e em suas necessidades. Também é bom lamentar a perda de sua família.

Você nem sempre precisa permanecer firme e forte , e agora é a hora de deixar todas essas emoções de lado. Pode não ser uma solução a longo prazo para a toxicidade em sua vida, mas pode aliviar a dor até que você encontre uma maneira melhor de lidar com sua família.

No final do dia, você não pode impedir que as férias aconteçam. É exaustivo lidar com uma família tóxica durante todo o ano, mas quando o final do ano chega, você pode sentir especialmente o peso dos problemas de sua família.

Com tudo o que foi dito, essa sensação de união, apoio e conforto pode ser encontrada em alguns lugares improváveis ​​- aqueles que não incluem seus familiares tóxicos .

Se você achou este artigo útil, COMPARTILHE com seus amigos e familiares no Facebook!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.