Melhor amigo é aquele que quando você encontra, apesar do tempo que passou, e a confiança e o diálogo não mudam.




A psicologia afirmou que um “melhor amigo” não é aquele que está com você a todo momento, mas a pessoa em que sua confiança e diálogo não muda - independente do tempo.




 ☀ COMO IDENTIFICAR UM AMIGO PARA A VIDA INTEIRA: 10 BONS SINAIS ☀


Infelizmente, a vida não é uma ciência exata, é mais uma junção de hipóteses mais ou menos comprovadas (e comprováveis) que vamos levando na base dos erros e dos acertos. Ainda assim, alguns sinais podem, sim, ajudar a identificar um amigo para a vida inteira.

Que fique claro que a expressão “amigo de momento” não quer dizer “amigo de mentira” ou “falso amigo”. Afinal, ou é amigo “de verdade”, ou nem amigo era e ponto. Separar o amigo de um momento do amigo para a vida inteira forever and always é só afirmar que: dentre tantos momentos que vivemos e pessoas que conhecemos, algumas delas não ficarão pra sempre. É inegável que há um ciclo sem fim de gente que vem e vai e leva um pouco de nós e deixa um pouco de si. Mas há também, e ainda bem!, aquela gente iluminada que vem e fica. Esse post é sobre essas pessoas.





COMO IDENTIFICAR UM AMIGO PARA A VIDA INTEIRA

Reciprocidade 

O sinal mais óbvio de todos. A reciprocidade é um pilar essencial para a maioria dos relacionamentos, amizades inclusas. Isso não quer dizer que tudo precise ser recíproco do mesmo jeitinho e de maneira simultânea, mas que, como um todo, a capacidade de doação de um se assemelhe à capacidade de doação do outro. Isso também não significa que as circunstâncias da vida de cada um devam ser ignoradas: se o seu amigo está passando por um momento mais delicado do que o seu, ele provavelmente precisará mais de você do que o contrário por um tempo. E vice-versa.

Empatia

O conceito de empatia é incrível. Eu diria que ter empatia é sentir junto com o outro. Não sentir pelo outro ou mais do que ele, sentir junto com ele. Um amigo para a vida dificilmente vai responder a um desabafo sério seu com “pelo menos…” ou “e eu que…”. Um amigo para vida vai dispensar as defesas e sair do mundinho dele para se juntar a você no seu mundinho, no seu momento, e dizer “ei, que coisa péssima, eu entendo que agora tudo parece ruim, mas eu estou aqui com você, ok?” e isso vai fazer toda a diferença. Mais: a habilidade de sentir junto com você faz com que ele seja incapaz de te julgar como uma pessoa de fora. E essa incapacidade de julgamento superior, exterior ou até racional demais também peneira um amigo para a vida toda dos amigos temporários.

Admiração

Admirar um amigo por um ou vários motivos pode não comprovar que ele será para sempre, mas com certeza ajudará na sua tarefa de entender o que ele sente e sentir junto com ele, e vice-versa. A admiração mútua exerce um poder valioso na manutenção de amizades, e a própria manutenção dela pelo que é, admiração pura, também pode ajudar a separar os amigos para a vida dos amigos para um momento. Afinal, se essa admiração se transformar em inveja, essa amizade com certeza não irá muito mais longe do que alguns meses ou anos.





Tempo disponível

Para mim, esse item é inegociável numa lista de como identificar um amigo, ainda mais um amigo para a vida. O tempo é um bem preciosíssimo, e é por isso que o guardamos para quem queremos de verdade em nossas vidas. Costumo dizer que, se um amigo seu mora na mesma cidade que você, não está uma situação de crise (leia-se: mês de entrega do TCC ou algo assim), e vocês não se veem há mais de dois meses, é muito difícil que essa amizade vá ser para sempre. E eu não falo de amizade de Facebook ou de abraços felizes e “que saudade, vamos marcar mesmo!”. Eu estou falando de amizade *preciso-de-você-tô-indo-aí-agora-já-pode-descer*. Pare e pense: há um ano, você tinha tempo para encontrar pessoas para as quais, hoje, anda muito ocupada, certo? Não é sua culpa, nem é delas, mas nem você e nem elas conseguiram ultrapassar as barreira do tempo curto, das agendas corridas, das horas extras no trabalho, do namoro grudento. Talvez, um dia, isso mude e vocês se reencontrem pelas esquinas da vida, talvez não. Mas, em um cenário atual, se não há tempo, muito, muito provavelmente simplesmente não era pra ser.

“Conte comigo sempre” (de verdade)

Um sinal meio nebuloso porque muitas vezes você precisa vê-lo em prática para enxergá-lo. É muito fácil dizer “conte comigo sempre!”. Difícil mesmo, é claro, é estar disposto a apagar os compromissos da agenda e atravessar a cidade para ajudar a outra pessoa. Isso um amigo de momento dificilmente fará por você, e você provavelmente só descobrirá isso quando precisar dele de verdade, por mais triste que isso seja. Esse sinal vai bem além de ter tempo disponível, vai além de ter empatia, ele significa que o seu amigo largaria tudo pra te ajudar se um dia você precisasse. E você sabe, do fundo do seu coração, que faria o mesmo por ele.

Silêncios confortáveis

Amigos para a vida, em geral, são amigos com os quais você consegue ficar em silêncio sem surtar em agonia. Isso porque vocês se sentem tão confortáveis um com o outro que não precisam se entreter: a companhia de vocês, em si, já é agradável o suficiente. Esse é um item complicado, porque muitas pessoas se sentem desconfortáveis em silêncio em qualquer situação, mas, se você prestar atenção, pode perceber que há muita verdade nele. Como uma antiga frase da época do Orkut dizia, “os melhores amigos são aqueles com quem você pode não fazer nada e ter momentos incríveis juntos”. 

Valores semelhantes

Não, você e o seu amigo não precisam ter os mesmos sonhos, planos e nem mesmo gostos. Mas precisam, invariavelmente, compartilhar aqueles valores que, para os dois, são inquestionáveis. Esses valores, que formam a sua índole, precisam, sim, fazer parte da índole do outro. O que não quer dizer que para ser amiga de uma vegana você precise ser vegana também e, sim, que uma vegana não será sua amiga se você for dona de um matadouro, em um exemplo bem literalzão.





Equilíbrio

Esse foi o sinal de como identificar um amigo para a vida inteira que eu mais demorei a enxergar, então acredito que muita gente sequer tenha parado para pensar nele. Durante muito tempo, me cerquei de amizades bem desequilibradas, onde eu sempre acabava na posição de ajudar, aconselhar, acalmar, racionalizar, perdoar. Ou seja, onde eu, por uma necessidade da outra pessoa e uma falha de entendimento minha, estava invariavelmente numa posição de mentoria. Ser mentora ou conselheira oficial não é ser amiga. Se você não pode nunca desabafar, reclamar, falar besteiras ou relaxar com a outra pessoa, então ela não é sua amiga. Que dirá uma amiga para a vida inteira. É tudo uma questão de estar de igual para igual, até porque tanto sempre “cuidar” de alguém quanto ser sempre “cuidada” acaba virando cansativo ou nocivo, em algum ponto.

Diálogos (e não monólogos em dupla)

Vocês já perceberam que boa parte das conversas que travamos são, na realidade, monólogos? Não é raro a conversa virar só um picotado de experiências e opiniões pessoais porque um nem chegou a ouvir ou ler o que o outro respondeu. Vou dar um exemplo simples:

A: “Queria muito viajar nessas férias, mas acho que não terei dinheiro…”

B: “Eu vou à Disney com os meus pais, fico duas semanas.”

A: “Fui à Europa há 2 anos, mas o euro estava mais baixo na época.”

B: “O pior é que o dólar está caríssimo, acho que não vamos poder comprar nada, vai ser só passear mesmo.”

Um exemplo tosquinho, mas real. A e B estão numa conversa, mas presos em seus monólogos particulares, já que as frases de um independem das respostas do outro. Triste, mas bem comum. Embora isso ainda possa acontecer com um amigo para a vida inteira – porque somos mesmo seres intrinsecamente egocêntricos -, a frequência é consideravelmente menor do que com as outras pessoas ao nosso redor. Desde que eu me toquei desses diálogos-monólogos, comecei a prestar muita atenção para garantir que o outro tenha certeza de que o ouvi e de que estou interessada no que ele tem a dizer. A sensação é boa. E tem mais: se interessar pelo que o outro diz geralmente tem como resultado o interesse no outro pelo que você diz também. 





Instinto 

O último sinal é o mais abstrato de todos, mas é dos mais assertivos. Amizades são relacionamentos instintivos e baseados, principalmente, em sentimentos. Isso quer dizer que: se o seu instinto te diz que uma amizade não vale a pena ou não vai durar, ela provavelmente não vale a pena e nem vai durar mesmo. Confie nos seus instintos, eles são bens preciosos.

Por último, deixo aqui essa frase incrível de Carrie Bradshaw:

“Amizades não magicamente duram 40 anos. Você tem que investir nelas. É como a sua poupança: você não espera acordar um dia, já velho, e encontrar baldes de dinheiro simplesmente esperando por você.”


E então, vocês têm amizades que cumprem todos esses sinais?

Há quanto tempo vocês se conhecem e como vocês souberam que eles seriam os seus amigos para a vida toda?

Texto escrito por CLARA FAGUNDES - 23 anos, nordestina perdida em SP, USPiana, escritora e apaixonadíssima por moda, cinema, viajar e sorvete. Fico entediada bem rapidinho com as coisas, então, costumo fazer várias ao mesmo tempo. Vivo à procura de encanto. (E você, vive em busca do quê?)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.