Não sabe limpar colchão? Descubra como se livrar das manchas e acabar com a cara de encardido.



Não sabe limpar colchão? Descubra como se livrar das manchas e acabar com a cara de encardido.

Que é preciso mudar a roupa de cama com frequência você já sabe, mas o que dizer em relação ao colchão? Verdade seja dita, ele não é nada barato, mas mesmo assim tem gente que decide trocá-lo antes do tempo simplesmente porque o tecido ficou sujo demais. Mas você sabia que a limpeza do colchão pode - e deve - ser incorporada na sua rotina de faxina? Aprenda a se livrar das manchas indesejadas e mantê-lo com cara de novo por mais tempo:





Limpeza de colchão deve ser feita a cada 6 meses

Não existe uma regra muito predefinida em relação ao tempo que cada um deve esperar para limpar o seu colchão, mas de uma forma geral é indicado fazer uma faxina mais intensa a cada seis meses. Até lá você pode passar com frequência o aspirador de pó (se tiver) e virar e trocar o colchão de lado a cada 15 dias, para ele não ficar "viciado" com o peso de um lado só. Esse método também o ajuda a durar mais.

Passado o tempo sugerido - ou o que você considerar necessário - é hora de limpar o colchão com propriedade! Para isso retire toda a roupa de cama e coloque ela pra lavar. Depois, dissolva um pouco de sabão em pó em um balde de água fria e, com a ajuda de um pano limpo ou da parte macia da esponja, aplique a mistura no colchão fazendo movimentos circulares.

Preferencialmente o retire do estrado da cama, repita o processo dos dois lados e o deixe em pé secando em algum lugar. Uma boa dica para acelerar o processo de secagem é ligando um ventilador na frente dele. Quando não estiver mais úmido é só colocar de volta no lugar e pronto! O processo é muito importante para matar os ácaros, e você só vai ter que se preocupar em repetir ele de novo daqui a alguns meses.

Manchas de urina no colchão saem com a ajuda de bicarbonato de sódio

Quem tem criança pequena em casa sabe que o xixi na cama pode se tornar um verdadeiro pesadelo na vida de uma família. Ainda assim, dá para amenizar o problema se livrando das manchas de urina no colchão e acabando com o seu odor característico. Antes de mais nada, é bom lembrar que quanto mais rápido você agir para se livrar de uma mancha maiores as chances de ela sair sem deixar vestígios.





Pois bem, a dica é bem simples: coloque bicarbonato de sódio na área afetada e deixe o produto agir por pelo menos 20 minutos. Depois, retire o produto com a ajuda de uma esponja (usando a sua parte macia) ou de um pano limpo umedecido em uma mistura de água e sabão em pó. Vinagre é outra opção para retirar o bicarbonato, já que reage de forma intensa com o produto. Só é importante lembrar que o seu cheiro característico vai ficar no colchão por algum tempo.

Para se livrar de manchas de sangue no colchão use detergente

Não é incomum que mulheres sem querer sujem o colchão de sangue durante o período menstrual. Embora a limpeza em um primeiro momento possa soar como uma grande dor de cabeça, na verdade não é tão difícil assim se livrar desse tipo de mancha. O truque é colocar um pouco de detergente em um pano e ir limpando tudo com movimentos circulares. Lembrando que se for usar água ela deve ser fria, nunca quente! Se não sair pode tentar esfregar a área com uma escovinha, mas com o cuidado para não danificar o colchão. Lembre-se: quanto antes você limpar maiores as chances de a mancha sair com facilidade.

Se surgirem manchas de mofo, coloque o colchão no sol

Bem, se o mofo deixou o seu colchão em uma situação crítica talvez valha mais a pena trocar por um novo. Já se as manchas são menores e superficiais saiba que ele ainda tem jeito! A primeira sugestão é colocar o colchão no sol para tentar acabar com a umidade e, consequentemente, matar os invasores - lembrando que essa técnica aumenta o número de ácaros, mas neste caso vamos focar no problema do bolor, ok?

Para tirar as manchas a dica mais uma vez é apostar no bicarbonato de sódio com vinagre, mas outra alternativa é utilizar detergente e água oxigenada. É só aplicar o produto com a área macia da esponja, esfregar com calma e paciência e pronto! Só não se esqueça que a água oxigenada pode manchar o colchão caso ele não seja bem claro.





Outros tipos de manchas no colchão também podem desaparecer

Como você já deve ter percebido, com alguns poucos produtos é possível se livrar das terríveis manchas no colchão. Por isso, mesmo que ela não seja de urina, sangue ou mofo a dica para acabar com elas é usar detergente e esfregar com a parte macia da esponja. 

Já para evitar o odor desagradável a sugestão é espalhar bicarbonato de sódio por todo o colchão, deixar o produto lá por meia hora e depois tirar tudo com a ajuda de um aspirador de pó ou pano limpo.

Compartilhe com seus amigos !!!





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.