O que é melhor para a saúde: água gelada ou em temperatura ambiente?



O que é melhor para a saúde: água gelada ou em temperatura ambiente?

É possível que a temperatura da água que consumimos faça diferença para a nossa saúde?

Cuidado com a saúde é um tema que nunca sai de moda. Especialmente nos dias de hoje, com tanto conteúdo sendo produzido, novos estudos sendo publicados e pessoas compartilhando suas próprias experiência com o mundo, praticamente toda pessoa tem sua própria visão daquilo que é melhor ou pior para sua saúde.





Isso é compreensível e até justificável, afinal, o que funciona para uma pessoa não necessariamente funcionará para outra e vice-versa. Estranhamente ou não, até mesmo ideias bastante básicas e convencionadas, como o simples consumo de água, podem servir de pauta para discussão.

É difícil encontrar alguém que não tenha ouvido falar que devemos consumir, pelo menos, 2 litros de água todos os dias, podendo algumas pessoas recomendarem até 4 litros diários.

Entretanto, a partir dessa questão, surge uma nova dúvida: é melhor tomar água gelada ou em temperatura ambiente?

Será mesmo que algo como a simples temperatura da água que consumimos poderia ter diferentes efeitos – positivos ou negativos – em nosso organismo e saúde?

Pensando em sanar essa dúvida e com o intuito de ajudar você a tomar a melhor decisão em relação à sua saúde e hábitos, na sequência você encontra esclarecimentos acerca dessa questão.





A importância da água, independentemente de temperatura

Para começo de conversa, antes de você começar a se preocupar com a temperatura da água que você ingere, queremos ressaltar a importância de você simplesmente incorporar no seu dia a dia o hábito de consumir quantidades saudáveis de água, não importando em qual temperatura ela estiver.

Você consegue se lembrar de, na escola, ter ouvido falar que nossos corpos são compostos por 60% a 75% de água? Pois isso continua sendo verdade.

O consumo de água está diretamente relacionado a várias funções vitais do nosso organismo, que vão desde a manutenção até a melhoria da nossa saúde e bem-estar, como: hidratação da pele, cabelos e tecidos em geral; regulagem da temperatura corporal; bom funcionamento do sistema digestivo e circulatório; auxílio no transporte e absorção de nutrientes.

Isso significa que não ingerir água ou consumir quantidades muito pequenas pode acabar afetando todas essas funções, diminuindo a qualidade de vida, a saúde e o bom funcionamento do organismo como um todo.

Lembre-se sempre que nosso corpo não produz e nem estoca água, por isso é crucial que estejamos sempre repondo esse precioso líquido.

Que diferenças a temperatura da água pode fazer?

É seguro dizer que se você fizer uma rápida pesquisa com pessoas que encontrar na rua, especialmente no verão, perguntando se elas preferem tomar água gelada ou em temperatura ambiente, a maioria delas vai preferir a água em temperaturas mais baixas devido ao alívio do calor que ela oferece nessas condições.

Não há como negar que isso realmente acontece: nossos corpos funcionam em uma determinada temperatura (entre 36 e 37,5 ºC) e, em estações mais quentes, a ingestão de líquidos refrigerados auxilia na regulagem da nossa temperatura corporal.





Mas isso significa que é sempre bom ingerir água gelada? E mais: existiria um limite para essa temperatura? Algo como “gelado demais”?

Para a primeira pergunta, a resposta é não. Para a segunda, possivelmente. Eis algumas coisas que são boas de se ter em mente: ingerir água muito gelada pode causar um choque térmico no seu corpo, podendo sensibilizar sua garganta, sua digestão (estômago) e talvez até seu sistema imunológico, dependendo da quantidade ingerida – ou, se você já estiver com a temperatura corporal baixa, diminuí-la ainda mais pode prejudicar seu bem-estar.

Água gelada ou em temperatura ambiente: o veredito

Pensando nos efeitos da água gelada que acabamos de citar, talvez você esteja pensando que então a melhor opção é sempre consumir água em temperatura ambiente.

Enquanto é verdade que, na maioria dos casos, a água em temperatura ambiente muito dificilmente irá prejudicar você de alguma forma, há ocasiões em que a água em temperaturas mais baixas contribui para o seu bem-estar, como no caso de regular sua temperatura corporal em dias quentes.

Assim como em várias outras questões relacionadas à sua saúde, essa é mais uma situação que depende muito do seu próprio julgamento e sensatez.

Não há por que, no alto verão, privar-se de tomar um bom copo de água gelada para combater o calor, assim como não há por que tomar água da garrafa que estava no congelador durante o inverno.

Equilíbrio nos seus hábitos e escolhas é a chave para se manter saudável. E, claro, em qualquer estação do ano, faça frio ou calor, cuide da sua hidratação e consuma quantidades generosas de água todos os dias.



Compartilhe com seus amigos !!!






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.