Ora-pro-nóbis - Planta tem mais proteína que o espinafre e mais vitamina C que a laranja.



Ora-pro-nóbis tem folhas e flores comestíveis e é rica em proteínas.

Planta tem mais proteína que o espinafre e mais vitamina C que a laranja.

Quem percebe a aparência ornamental ou os espinhos presentes nos ramos ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) pode optar por admirar essa planta de longe. Mas ao saber das propriedades medicinais e dos benefícios que ela traz ao homem, com certeza, você vai querer essa plantinha cada vez mais perto e presente no seu dia a dia.






O nome da espécie faz referência a uma tradição popular. Foi dado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre que rezava em latim. O significado é “rogai por nós”.

As folhas em forma de lança são ricas em propriedades oxidantes, vitaminas e proteínas. Apresentam 25% de valor proteico, sendo superior a alguns vegetais como, por exemplo, o espinafre, que tem o teor de 2,2%.

Torta de frango leva ora-pro-nóbis em ingredientes — Foto: Marcio de Campos/ TG

Não à toa a ora-pro-nóbis vem sendo utilizada cada vez mais na gastronomia. Em sopas, omeletes, tortas e até como suco. Uma curiosidade é que a flor da ora-pro-nóbis, que tem um sabor adocicado, também pode ser consumida. Uma sugestão é usá-las como ingredientes em saladas.





Mas é preciso cuidado para retirar as flores, já que a planta apresenta pequenos espinhos que podem machucar. A florada ocorre em um único dia, entre os meses de janeiro e abril.

A ora-pro-nóbis também é rica em vitamina C, possuindo um teor superior ao da laranja, sendo assim uma ótima opção para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, outros princípios ativos fazem da planta um anti-inflamatório natural.

Além de fazer bem para a saúde a ora-pro-nóbis também é usada para decorar jardins, em sítios, fazendas e propriedades rurais por ser considerada uma planta ornamental.


Compartilhe com seus amigos !!!





6 comentários:

  1. trata se de uma fonte de proteinas otimo para veganos e vegetarianos, pouco conhecido , mais difundido no sul de minas. tenho e dou mudas , basta me contatarem .

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esta planeta uso muito como tempero Verde.

    ResponderExcluir
  3. Eu como as folhas puras todo dia de manhã retiro do pé lavo e como ñ tem sabor ruim e muito menos marrento como dizem apenas uma babinha... Muito crocante... amooooo

    ResponderExcluir
  4. Como fazer para adquirir aqui no EUA?

    ResponderExcluir
  5. Se alguém morar aqui em Brasília, e puder me fornecer uma muda dessa plantinha maravilhosa, eu agradeço! Entre em contato rianebuson@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Essa planta é maravilhosa acaba com às dores no corpo costumo comer seis folhas por dia

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.