10 sintomas para identificar depressão em adolescentes.


10 sintomas para identificar depressão em adolescentes.

Existem sintomas muito recorrentes que ajudam a identificar a depressão em adolescentes. Graças a esses sintomas, você pode saber o grau de depressão que pode estar acontecendo com um adolescente.

Tanto na família quanto na escola, é necessário oferecer apoio psicológico aos adolescentes, já que esse estágio da vida é um tipo de transição em que muitos não sabem o que fazer ou para onde ir, eles também se sentem perseguidos por seu contexto. tudo o que fazem, isso os faz ficar deprimidos.





Sintomas de depressão em adolescentes

A adolescência é uma das etapas mais importantes da vida, pois é o momento em que ocorrem mudanças físicas e emocionais. Essas mudanças fazem com que os adolescentes mudem de humor, isolem-se, desanimem ou caiam em depressão. 

Mas é claro que um adolescente não cai em depressão apenas por causa das mudanças físicas e emocionais, na maioria dos casos esses adolescentes não são aceitos ou vistos pela família ou pelo grupo, é isso que os faz ficar deprimidos.

Abaixo, explicarei 10 sintomas que ajudam a identificar a depressão em adolescentes :


1- Problemas para dormir

A depressão altera os ciclos de sono-vigília , por isso alguns adolescentes deprimidos tendem a permanecer acordados mesmo à noite, durante o dia em que não dormem, à noite dormem até as primeiras horas da manhã ou passam mais tempo na cama. o normal subindo até o meio dia.





2- Alteração de hábitos alimentares

Outro sintoma da depressão pode ser o consumo em excesso de comida. Psicologicamente, os adolescentes tentam preencher um vazio dentro deles, acreditando que com a comida eles podem alcançá-lo, mas na realidade eles só fazem mais mal a si mesmos. Os transtornos alimentares estão relacionados à anorexia, bulimia e depressão.

3- Perda de interesse em atividades que você fez antes

Quando um adolescente pára de fazer o que costumava fazer. (Pratique algum esporte, jogo, videogame, seja com amigos, entre outros) É um sinal de que algo está errado, ainda mais se você está constantemente entediado e passa todo o seu tempo sozinho.

4- Abandono de amigos

Um adolescente deprimido prefere ficar sozinho. Se você costumava sair com amigos, agora você fica em casa sozinho. Perde o interesse em relacionamentos sociais.





5- Personagem irritável

Outro sintoma da depressão é o caráter irritável. Um adolescente deprimido tende a ficar irritado com qualquer coisa, pode sempre estar com raiva e atacar seus irmãos mais novos sem motivo aparente. Portanto, é um motivo de preocupação em que é necessário recorrer a um profissional de saúde mental.  (Psicólogo)

6- Falta de concentração e baixo desempenho escolar

Depressão faz um adolescente perder o interesse em estudar ou ir à escola. Ele não presta atenção ao que eles explicam na aula e às vezes ele escapa da escola para ficar sozinho. Eles podem usar cigarros ou algum tipo de droga para tentar sair da depressão por conta própria. No entanto, eles fazem mais mal a si mesmos.

7- Comentários negativos sobre você

Um adolescente deprimido tende a ter comentários negativos sobre si mesmo, até mesmo os comentários podem se tornar autodestrutivos, tendem a se culpar por todas as coisas ruins que lhes acontecem em suas vidas e em seu círculo familiar.





8- Comportamento violento

Na escola, eles podem atacar os colegas do grupo de pares, maltratar os outros física e psicologicamente . Normalmente, um adolescente é violento porque tenta se livrar da raiva que tem por acreditar que agredir os outros é a melhor solução. Comportamentos violentos podem ser a nível familiar, escolar e social.

9- Sair de casa

Um adolescente deprimido está sempre pensando em sair de casa e viver sua vida como ele quer. Mesmo até que ele prepare suas malas e a menor situação conflitiva, eles viverão em outro lugar com a família ou amigos. Quando isso acontece, por favor, não critique seu comportamento como adolescentes, ao invés disso, acompanhe-os, o que eles precisam é de apoio e carinho ao invés de um crítico.

10. Pensamentos suicidas

Na maioria dos casos, adolescentes deprimidos têm comportamento ou pensamentos suicidas . Um adolescente deprimido não encontra sentido na vida, então ele diz frases como: "Eu quero morrer" "esta vida não vale a pena" "não adianta viver".   Esses tipos de mensagens ditas por um adolescente são sintomas sérios de depressão.

Se você conhece um adolescente que tem mais de 5 sintomas , como explicado acima, é muito provável que ele tenha depressão e precise de atenção e apoio de um psicólogo. 

Fonte : O Psico-Conselheiro






Compartilhe com seus amigos !!!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.