4 Coisas que você deve saber sobre a autoestima da criança .


4 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE A AUTOESTIMA DA CRIANÇAS.

Saber como a auto-estima se desenvolve nas crianças nos permite entender quais são as coisas que devemos evitar. Mas você sabe o que é afetado por isso? Você sabe quais são os fatores determinantes que permitem um desenvolvimento saudável?


Então, sabendo como e do que influencia uma forte auto-estima é muito importante para nós professores, que logicamente devemos estar entre os primeiros promotores e não os piores detratores. No artigo que você está prestes a ler, você descobrirá quais são os fatores que o influenciam e como devemos nos comportar na frente de uma criança com baixa autoestima.





Você deve saber que, na psicologia da era do desenvolvimento, um AUTO-SOFT POSITIVO É CONSIDERADO FATOR CENTRAL DE UMA BOA ADAPTAÇÃO SOCIOEMOCIONAL ; Neste esquema simples, vemos quais são os principais fatores que geram seu aprimoramento ou que pode ser seu pior disjuntor.

Antes de prosseguir, vamos esclarecer o que é AUTOESTIMA ?

A AUTOESTIMA É A RELAÇÃO ENTRE O QUE NÓS SOMOS E COMO NÓS QUEREMOS SER.

É essencialmente o resultado de uma avaliação em nós mesmos que fazemos com base em critérios construídos sobre a comparação de nossas características com as dos outros ou, alternativamente, sobre a nossa eficácia no que diz respeito à resolução de dificuldades ou problemas.





A AUTOESTIMA É A CONSTRUÇÃO PROFUNDA A SENTIR ADAPTADA À VIDA E AOS SEUS PEDIDOS.

É a confiança em nossa capacidade de pensar e superar os desafios fundamentais da vida. O valor da estimativa está no fato de que ela nos permite reagir a desafios e oportunidades de maneira mais apropriada, sabendo como explorar nossos recursos.

Claro, as diferentes experiências de vida têm um fardo: a auto-imagem é construída experimentando sucessos e falhas de processamento, até criar novas perspectivas.

A autoestima saudável leva à racionalidade, ao realismo, à intuição, à criatividade, à independência, à flexibilidade, à capacidade de administrar mudanças, ao desejo de admitir e corrigir erros, à cooperação.

Baixa auto-estima porta irracionalidade à cegueira para eventos e realidade, a rigidez, o medo do que é novo ou diferente, para conduzir defensiva ou muito condescendente o controle , para o medo e hostilidade para com os outros.

Depois de entender melhor o que é a auto-estima, vamos olhar para os 4 pilares que influenciam a autoestima, aqueles observados anteriormente no esquema inicial:





A AUTOSTIMA É INFLUENCIADA POR 4 CAMPOS PRINCIPAIS:

-CAMPO DE FAMÍLIA.

-SETOR ESCOLAR.

-CAMPO SOCIAL / INTERPESSOAL.

-IMAGEM DA CORPOREA.

CAMPO DE FAMÍLIA

A auto-estima não é inata, mas é gerada por um processo perceptivo, que se desenvolve observando e ouvindo os pais antes de tudo , imitando seu comportamento, colocando-os no centro de seu próprio interesse e experiência. A criança vive e sente precisamente tanto o orgulho como a decepção que os pais vivem em relação a ele e, através dessas atitudes, constrói lentamente a imagem de si mesmo .





AUTOESTIMA E FUNCIONAMENTO ESCOLAR

Muitos estudos mostraram que o funcionamento da escola é um dos fatores mais importantes no condicionamento da auto-estima , como professores e alunos que devemos conhecer. Além de ser um componente básico da saúde mental, a autoestima está associada às conquistas da escola

O DESEMPENHO DA ESCOLA E DA AUTOESTIMA ESTÁ, POR ISSO, EM UM RELATÓRIO INTERATIVO

Vou lhe dar um exemplo concreto para compreendê-lo melhor: o que pode acontecer se um Transtorno de Aprendizado Específico não for reconhecido?

CAMPO SOCIAL / INTERPESSOAL.

Quando as crianças têm desenvolvido uma série de ideias sobre como ter, é provável que comece a comportar-se mais frequentemente em maneiras que estejam em conformidade com o seu auto-conceito, resultando no feedback, como para confirmar ainda mais a imagem que você criou de si mesmo.





Isto é o que é chamado L ' PIGMALIONE EFEITO  também é conhecido pelo nome de 'profecia auto-realizável' ou efeito Rosenthal nomeado após o psicólogo alemão que primeiro falou sobre este fenômeno.

É uma forma de sugestão psicológica que as pessoas tendem a se conformar à imagem que os outros indivíduos têm, seja uma imagem positiva ou negativa.

Para dar um exemplo prático, basta citar a experiência conduzida pelo próprio Robert Rosenthal e sua equipe, que submeteram algumas crianças de uma escola primária a um teste de inteligência. Após o teste, aleatoriamente, algumas crianças foram selecionadas cujos professores foram feitos para acreditar que tinham inteligência acima da média.

E quando no ano seguinte ele foi na escola primária, teve que ver que, de fato, o desempenho das crianças selecionadas foi muito melhor e isso só porque os professores lhes tinha influenciado positivamente com a sua atitude, sem saber do fato de que tudo estava ligado à sugestão.

NESSE CAMINHO, O JULGAMENTO DOS OUTROS TORNA-SE UMA PROFECIA DA CRIANÇA E DE SEU COMPORTAMENTO.

Baixa auto-estima e risco psicopatológico.





As frustrações resultantes de dificuldades de aprendizagem podem reduzir a auto-estima da criança e aumentar o risco de distúrbios psicológico-emocionais:

• ansiedade, 

• enurese, 

• distúrbios comportamentais, 

• instabilidade psicomotora, 

• depressão ...

IMAGEM CORPÓREA

Às vezes, as dificuldades escolares estão associadas a um quadro de instabilidade psicomotora . A instabilidade pode fazer parte de um estado reacionário para uma situação ansiogênica ou problemática para a criança.





LEMBRE-SE que quanto mais o bebê é pequeno, mais facilmente é o seu caminho para expressar um desconforto ou CORPO INTERRUPTOR PSÍQUICO

Mas o que ajudar as crianças com baixa auto-estima?

Primeiro de tudo, não negue a existência do problema, mas devolva o significado ao sofrimento devido a falhas anteriores, não as minimize e faça com que elas finjam que elas não existem. Uma baixa auto-estima foi criada em um tempo muito longo e precisamos de tempo para que isso seja reorientado para o reconhecimento do próprio potencial, em vez das próprias deficiências.

Devemos agir, para evitar sua cristalização que muitas vezes se transforma em uma reação defensiva, devido à ferida incurável de sua identidade, que muitas vezes se traduz em: "Eu não posso " não vale a pena. 

AS CATEGORIAS MAIS IMPORTANTES SOBRE AS QUAIS VOCÊ PODE TRABALHAR SÃO:  

-Ajudar a criança a ter conhecimento dos problemas ; "Você tem um personagem tímido, mas você pode aprender a ser diferente se você DESEJA".




-Evite alimentar um MOMENTO DA VERGONHA / ATO ILÍCITO , enfatizando sua FALHAS EM UM erro, isso também pode afetar qualquer ACEITAÇÃO.

-INCENTIVE EXPERIMENTAR A CAPACIDADE DE AGIR NA REALIDADE EXTERNA PARA MODIFICÁ-LA. PRESSIONE PARA FAZER O POSSÍVEL ONDE PODE SER MELHOR PARA ENTÃO OBTER UM OLHAR ATRAVÉS DAS COISAS.

As intervenções na criança que você tem que colocar no campo devem ser de confiança e apoio, para que ela possa superar sentimentos de inadequação e frustração e adquirir maior autoconfiança. Incentive-o, mas não acreditando que seja invencível, tenha um desenvolvimento harmonioso, mas também preserve áreas de vulnerabilidade nas quais possa raciocinar de forma independente e desenvolva estratégias de auto-eficácia.

Podemos fazer muito para crescer e desenvolver uma boa auto-estima. 




Compartilhe com seus amigos !!!







Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.