50 dicas para emagrecer sem sacrifício: é possível e é sério.





Emagrecer sem sacrifício: é possível e é sério.

Depois de experimentar um punhado de tratamentos ineficazes para perder peso, algumas pessoas podem ter perdido a crença de que é impossível emagrecer senão pela via mais difícil: fazer uma dieta rigorosa e muitos exercícios. Aqui vão 50 dicas úteis, simples e pouco onerosas, que podem te ajudar nessa batalha.

Como emagrecer sem sacrifício

50. Tome vitamina D

Um estudo com mulheres britânicas constatou que aquelas deficitárias na vitamina D tinham mais dificuldade em perder peso. Ela não é facilmente absorvida na alimentação, porque está em quantidade muito pequena na comida, por isso o mais indicado é tomá-las mesmo. Não sem antes falar com o médico, é claro.





49. Beba café

Um estudo médico em Boston (EUA) concluiu que a cafeína incentiva a queima de calorias no organismo. Um cafezinho depois da refeição é realmente uma boa pedida nesse sentido.

48. Tente dormir mais

Está aí um grande desafio. A rotina desorganizada e intensa de algumas pessoas impede que se possa dormir mais e bem. O ideal é entre sete e nove horas de sono por noite. Abaixo de quatro, retarda o metabolismo de uma forma que o corpo retém mais calorias do que deveria.

47. Faça trabalhos manuais

Lave a louça, passe aspirador de pó, faça o jantar. Não é à toa que a pessoa se sente cansada depois de uma série de serviços domésticos: eles realmente gastam bastante energia.

46. Conheça o pedômetro

Não é difícil deduzir (caso você não saiba) o que é um pedômetro, certo? Exatamente, é um aparelho que mede quantos passos você dá em determinado tempo. Divida esse tempo em dias. Verifique quantos passos você deu em determinado dia e vá aumentando a partir daí.

45. Coma alimentos leves mais vezes

O que é melhor para um dia comum: comer três refeições pesadas ou seis leves? A resposta e a segunda alternativa. Prefira comer algo durante a manhã para almoçar menos. Da mesma forma, coma algo no meio da tarde para não se afogar na comida na hora do jantar.

44. Ande rapidamente

Quem gosta de correr geralmente gasta uma boa parte do dia pondo roupas e tênis adequados, indo até um parque ou uma esteira de academia. Para quem isso não é possível, tente pelo menos andar mais depressa, como se estivesse sempre atrasado para um compromisso (o que é a mais pura verdade para algumas pessoas). Andar rápido consome calorias

43. Ria

Rir é o melhor remédio. Bem quando se trata de emagrecer, talvez não seja o melhor, mas é bom mesmo assim. Rir de 10 a 15 minutos por dia queima até 50 calorias (o equivalente a um copo de 200 ml de guaraná).

42. Crie o hábito do café da manhã

Comer pela manhã dá um sinal ao corpo de que você não está morrendo de fome. Assim, o organismo já começa a queimar calorias em ritmo acelerado, mesmo que você não esteja se exercitando. Frutas, ovos e aveia são os mais recomendados para o café da manhã.





41. Movimente-se periodicamente

Essa é para pessoas cujo trabalho é feito sentado ou parado: passe os últimos cinco minutos de cada hora se movimentando. Não precisa ir correr ou levantar pesos: basta se levantar, fazer um pouco de alongamento e trabalhar as articulações.

40. Coma alimentos com fibra

Fibras são mais difíceis de digerir. Por isso, quando você as consome o organismo passa mais tempo em estado de satisfação no sistema digestivo. Com isso, você come menos.

39. Não fuja do caminho mais longo

Evite elevadores, prefira a escada. Evite atalhos, prefira o caminho normal, ou ainda, se tiver tempo, o mais comprido. Se puder alcançar um nível acima, evite carros, prefira a Bicicleta.

38. Finja que está inquieto

Ser ansioso traz uma série de prejuízos ao corpo, mas os movimentos que a pessoa faz nesse estado são benéficos. Bater o pé, mover as pernas ou os braços sem sair do lugar, bater de leve na mesa, por exemplo, são coisas que você pode fazer, imitando uma pessoa apressada ou nervosa. O melhor de tudo é que você sabe que é só de brincadeira.

37. Ande rapidamente

Não precisa correr o tempo todo para todos os afazeres, mas não seja lerdo nos movimentos. Quando estiver andando, pense no ritmo das passadas e procure andar um pouquinho mias rápido.





36. Evite comer tarde da noite

Refeições antes de dormir retardam o metabolismo. Assim, você não sente um pingo de fome pela manhã, não toma café, chega no almoço morrendo de fome, come mais do que devia, só volta a comer tarde da noite nesse dia… e assim causa uma reação em cadeia que te deixa distante do emagrecimento.

35. Tenha postura

Boa postura é, em primeiro lugar, algo que te faz parecer alto e mais magro (essa dica vale bastante para as mulheres). Além disso, ela fortalece os músculos abdominais, combatendo a flacidez tão indesejada nessa área.

34. Beba água

E a meta é difícil de atingir para quem não está habituado: oito copos por dia. Pessoas desidratadas ficam com o metabolismo mais lento, o que é péssimo para perder peso.

33. Evite o açúcar

Ele faz com que o corpo libere insulina, que transporta os carboidratos diretamente para as células, aonde serão usadas como fonte de energia. Com isso, o corpo não queima as gorduras, já que a fonte de energia do açúcar é mais acessível.





32. Observe seu agachamento

Essa é também bem válida para mulheres. Quando for pegar algo do chão, fique de cócoras mantendo as costas retas. Essa posição, além de poupar a coluna, é útil para evitar ou retardar o aparecimento de estrias.

31. Masque chicletes

O ato de mascar chicletes queima calorias e rega o sistema digestivo com suco gástrico. Evita que você coma mais que o necessário. Especialmente em horas de “forte exposição” à comida, quando você está cozinhando, por exemplo.

30. Dormir melhor

Já falamos sobre horas de sono – você deve dormir mais. Agora, falamos não em quantidade, mas em qualidade, nos benefícios de dormir melhor. Procure dormir bem, com o mínimo de coisas atrapalhando o sono. Noites ruins o fazem comer alimentos menos nutritivos e fazer menos exercícios.

29. Ande enquanto fala

Telefonemas sentados são menos indicados do que telefonemas andando. Prefira um telefone sem fio, um celular ou um fone de ouvido – isso vale para quem precisa fazer muitas ligações por dia no trabalho.

28. Alterne os lados do esforço no seu corpo

Se você estiver carregando sacolas de pesos diferentes nos braços, procure revezar. Se você faz um número x de exercícios em um braço na academia, faça sempre o mesmo número no outro. Procure sempre trabalhar os músculos da maneira mais igualitária possível.

27. Acelere o ritmo musical de sua vida

Se você é uma daquelas pessoas que faz tudo ouvindo musica, prefira músicas rápidas. Instintivamente, você se sente incitado a aumentar o ritmo e a freqüência dos seus movimentos.

26. Cozinhe sua própria comida

Traz uma única desvantagem, que é a falta de tempo (mesmo assim, nem sempre é verdade, alguns restaurantes fazem grandes filas, e um delivery pode não ser muito ágil). De resto, é bom porque elimina parte dos processos industriais dos alimentos e você se exercita durante o tempo que passaria esperando a comida.


25. Se for comer fora, que seja para namorar

Um estudo de uma universidade canadense (McMaster, em Hamilton) mostra que as mulheres comem mais quando saem com as amigas do que quando saem com um homem.





24. Não faça a digestão parado

É claro que você não deve correr uma maratona ou 400 metros rasos logo depois de almoçar, mas uma caminhada leve é benéfica.

23. Sempre carregue um lanche leve
E as coisas que você leva de casa são mais saudáveis do que as que geralmente se compra na rua. Mesmo que você tenha comprado no mercado, alimentos como pedaços de fruta, uma barra de cereal ou castanha são uma boa pedida para ir comendo no decorrer do dia.


22. Use salto alto

Especial para as damas: use salto alto. Ele ajuda a tonificar os músculos enquanto você anda, sem precisar ir à academia para fazer exercícios de perna.


21. Tente relaxar

Um grande vilão no combate às gorduras é o stress. A pessoa estressada libera cortisol no organismo, que acumula gordurinhas indesejadas, especialmente as abdominais.

20. Assista menos televisão

Se você reduzir pela metade o tempo que passa em frente à TV pode ter uma grande diminuição na ingestão de calorias sem mexer na alimentação. É claro que estamos considerando que você não come nenhuma besteira enquanto assiste tevê, o que na verdade é quase humanamente impossível. Por isso, o ganho para sua saúde é ainda maior do que você pensa ao reduzir essas horas.

19. Levante-se várias vezes

O ato de sentar e levantar continuamente é um movimento fácil de fazer é de grande ajuda. Mantenha-se ativo, fique nas pontas dos pés, mexa-se.

18. Faça abdominais

São realmente úteis. Faça um esforço. Se você já faz abdominais ao se exercitar, ótimo, tente subir a taxa diária paulatinamente. Dê uma forçada a mais a cada dia, porque vale a pena.

17. Beba chá verde

Um estudo da Universidade de Genebra, na Suíça, diz que não é só a cafeína que estimula a velocidade do seu metabolismo. O chá verde possui uma série de compostos químicos que têm a mesma função.





16. Coma comidas picantes

A comida apimentada é outro acelerador de metabolismo. É lógico que você não precisa começar a jogar pimenta em cima de tudo de uma hora para outra, principalmente se não está acostumado, mas tente uma mudança gradual.

15. Faça exercícios com as pernas

Basta ficar mexendo as pernas no mesmo lugar, sentado, como se estivesse marchando, pedalando, dançando ou com vontade de ir ao banheiro.

14. Coma peixes

O Salmão, em especial, faz com que a pessoa perca o dobro do peso do que consumidores de carne bovina, mesmo ingerindo quantidades iguais de calorias.

13. Tome um comprimido de emagrecimento depois das refeições

As pílulas de glutamina podem ser realmente eficazes. Mas é claro que elas não farão efeito algum se forem tomadas sem que haja qualquer outra atitude pró-emagrecimento.

12. Use o secador de cabelo

Mais uma exclusiva para elas: manter seu secador de cabelo funcionando é geralmente um ótimo estímulo para a disposição, mesmo que você não perceba.

11. Coma as cascas de frutas

As cascas são quase sempre ricas em fibras. Como já vimos, as fibras dificultam a digestão sem desacelerar o metabolismo, o que o faz comer menos.

10. Faça sexo

Um casal fazendo sexo gasta, em média, 300 calorias a cada ato. Isso é equivalente a 150g de alcatra, por exemplo.





09. Experimente o óleo de coco

Se for possível, faça uma mudança na sua cozinha. Ao invés de usar óleo de girassol ou de origem animal, use o óleo de coco, que incentiva a perda da gordura corporal.

08. Conheça o chá Oolong

Ele tem um gosto semelhante ao do chá verde. Segundo alguns estudos, o consumo do Oolong aumenta a atividade metabólica em até 10%.

07. Não coma ao dirigir

Estudos apontam que a maior propensão a comer guloseimas pouco saudáveis e muito gordurosas está dentro dos carros. Quem come ao dirigir quase nunca está se alimentando bem.

06. Balance os braços

Da mesma forma como são úteis os exercícios esporádicos (mas constantes) para as pernas, procure também movimentar os braços com freqüência. Digitar ou telefonar não é suficiente, o bom é fazer exercícios que trabalhem todas as articulações a partir do ombro.

05. Coma antes da farra

Se o álcool faz parte do seu estilo de vida, prefira tomar porres de barriga cheia. É claro que é mais perigoso no que diz respeito a vomitar, mas é menos pior para a sua saúde. Comer durante a bebedeira também pode ajudar um pouco.





04. Faça movimentos amplos nas tarefas

Lembra dos exercícios básicos do Karate Kid (tais como pintar a cerca, lixar a tábua, lavar a parede, etc?), que o ajudaram nas artes marciais? Pois bem, aquele princípio funciona mesmo, faça movimentos largos. Observe bem o movimento, estique os braços, se alongue.

03. Coma bolachas salgadas

Sim, aquelas bolachas água e sal, tão comuns quanto andar para gente, são úteis no emagrecimento. Elas criam uma camada sobre o revestimento intestinal, que evita a absorção de mais calorias.

02. Observe come se senta

Sentado em frente à TV ou ao computador, procure sempre manter a coluna reta. Policie-se. Sempre que você se flagrar em posição desconfortável, arrume o corpo.

01.Consuma laticínios

Laticínios com pouca gordura inibem a absorção de lipídios pelo organismo, mesmo considerando os outros alimentos que você ingeriu. 


Compartilhe com seus amigos !!!!










Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.