A declaração de Maju sobre não querer filhos traz um tema polêmico.



A declaração de Maju sobre não querer filhos levanta um debate necessário.

Maju Coutinho, apresentadora de meteorologia e jornalismo da TV Globo, disse que não pretende ter filhos. A declaração foi feita no programa Papo de Almoço, da Rádio Globo.

“Eu não tenho vontade de ser mãe. Mas gosto de crianças, porque, às vezes, tem essa ideia [que quem não quer engravidar não gosta de crianças]. Não tem nada a ver. Eu gosto delas e elas gostam de mim. Mas é outro lance, não sei explicar muito bem o que é. Não sinto vontade de ser mãe. É de dentro”, revelou.

A revelação causou surpresa e isso diz muito sobre o papel da mulher na sociedade. Como a própria Maju pontuou, não se trata de gostar ou não de crianças. Na verdade, a jornalista casada há oito anos com o publicitário Agostinho Paulo Moura, se despiu de obrigações impostas por uma cultura machista.






A fala de Maju é importante para acabar com a ideia de que a mulher nasce pra ser mãe.

“A gente está bem tranquilo em relação a isso. Se for acontecer, tudo bem, um dia a gente pode ter. Mas não estamos apressados”, pontua.

A necessidade do esclarecimento não é exclusividade apenas de Maju. Pelo contrário. A psicóloga Liediani Medeirs Souza escreveu sobre o assunto no Blogueiras Feministas. Ela começa o artigo tratando da quase obrigatoriedade de ser mãe.

“Por que o seu desejo tem que ser o meu? Todos temos sonhos, desejos e conquistas que perseguimos. Dependendo do contexto, da situação familiar e política. Casar e ter filhos são apenas dois deles e que são, geralmente, entendidos (ou ensinados) como tipicamente femininos. Mas existem tantos outros. Viajar, ter uma carreira, comprar um carro, ser ativista, adotar animais, passar em um concurso público e ter estabilidade. Um sonho, mesmo quando compartilhado com outras pessoas ao redor do globo, é inerentemente individual. Não é porque eu desejo algo, que necessariamente todos tem que querer o mesmo”.






Não quer dizer que não goste de crianças, ela só não quer ser mãe

É preciso ouvir mais. Mas não só isso, tem que mudar o repertório. Não dá pra, em pleno 2018, causar espanto uma mulher que não deseja se casar ou ter filhos.

"Se aquela mulher não se casar ou não tiver filhos, Ela não casou e não teve filhos! Você pode fazer essas duas coisas, nada o impede. Surpresa! Somos seres individuais Quando se trata da vida afetiva de uma mulher e das escolhas que ela faz, essa proposição é invalidada. Muitos se acham no direito (e até no dever) de avaliar, julgar e doutrinar àquela para que se comporte adequadamente, voltando ao modelo. O que isso muda na vida daquele que se intromete? Posso dizer que pouco ou até nada."

Mães arrependidas

A análise esbarra em um novo conceito, o de mulheres que pretendem apagar a experiência da maternidade em suas vidas. O livro Mães Arrependidas, escrito pela socióloga israelense Orna Donath, apresenta o depoimento de 23 mulheres de Israel que não rejeitaram a maternidade, mas que, se pudessem voltar no tempo, o fariam.





“Ouvir cuidadosamente as mães arrependidas, sem estigmatizá-las como irresponsáveis, nocivas, desleixadas ou loucas pode reduzir o sofrimento na vida delas e na vida dos seus filhos. Também pode dar mais espaço de manobra às mulheres que não são ou não sabem se querem ser mães – para que possam decidir por conta própria, já que apenas elas sabem o que querem ou o que não querem; o que são capazes ou não de fazer, e são as únicas que melhor sabem quais são as suas circunstâncias sociais”, disse a socióloga em entrevista à revista Cult. 

Tal como o grupo de ‘mães arrependidas’, as NoMo também não pretender ter filhos. Simplesmente não. Preferem cuidar da carreira ou talvez outros aspectos da vida pessoal.

“Não sou mãe, sou gente”, ressalta à revista Serafina a cantora Karina Buhr. 

A sigla foi inventada pelas inglesas da Gateway Women, organização sediada no Reino Unido para apoiar mulheres sem filhos. É um movimento pela liberdade de escolha. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que no Brasil, apenas 14% das mulheres não têm planos de engravidar. 


Compartilhe com seus amigos !!!






12 comentários:

  1. vao a m... feministas de m... o desejo do homem de ter filho com a esposa nao é machismo é o desejo de ser PAI,pronto falei

    ResponderExcluir
  2. "obrigações impostas por uma cultura machista" é uma ova, ser mae uma honra pra mulher e devia ser valorizado,acaso essa jornalistasinha nasceu como, ela nao tem mae? a mae dela foi obrigada a coloca-la no mundo pelo seu pai? se foi imposicao do seu pai ela devia era sentir vegonha de existir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Você que deveria ter vergonha desse comentário, mulher não nasceu pra ser objeto de satisfação da sociedade e muito menos de um "macho", eu tive uma filha e só vou querer ela, sabe por que? Porque eu estudo, trabalho, e mesmo tendo um marido, que com certeza absoluta, não quer tbm, e nem queria ter tido filho. Cada um é livre pra viver sua vida, te aconselho então, adotar algumas crianças, alem de seus filhos, porque tem milhares em abrigo deixadas por pais negligentes que não os queriam.... O que tu acha? Pois é ta o fato de que não se obriga ter filho, e com certeza a mãe dela deve apoiar ela nisso, porque imagina o quanto difícil é a carga de uma mulher pra criar filhos e ter outras responsabilidades. Porque nem todo homem é bom. Casamento e filho é pra quem quer, não se impõe, antes de falar besteira vai cuidar da sua vida, quando tu se torna mestre em familia, abre um canal no youtube ou vai dar palestra, palhaço !

      Excluir
  3. Quanta ignorância nesse mundo, eu não tive filhos por opção e tenho muitas amigas casadas que também não querem filhos...Ninguém tem que nada nessa vida, cada um faz o que bem entender e pronto...Essa estória de mulher ter que crescer,casar,te filhos já era....agora é crescer, se formar, viajar,conhecer o mundo e ser feliz, beijinho no ombro para os invejosos..kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Tb não quiz ser mãe e não me arrependo. A vida é livre.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou mãe,e entendo de coração a escolha das mulheres que não querem ser mãe pois a vida é dela quem vai cuidar do filho é ela da educação ou seja dedicar sua vida a outro ser humano é ela que decidi se quer ou não fazer isso pois filhos e casamento não é coisa que se impõe a outra pessoa é algo que se escolhe e se trabalha duro todos os dias pra manter e se algumas mulheres não desejam ter é direito dela e não se deve impor ou faze-lá acredita que deve ter sem ter vontade!

    ResponderExcluir
  6. Não sei porque tanto barulho,cada um com seu cada um...tenho 4 mulheres bem sucedida profissionalmente na minha familua que optaram por não ter filhos,são excelentes pessoas e amam crianças...

    ResponderExcluir
  7. Eu sou casada e também optei por não ter filhos,preferir cuidar da minha carreira sou Psicopedagoga,amo minha profissão sou Professora de criança; por não ter filhos não significa não gostar de crianças amo crianças, tenho sobrinhos que são filho do coração; amo viver a vida gosto de viajar...apoiada MAJU!

    ResponderExcluir
  8. A vida é dela, o sentimento é dela, o corpo também e dela. Já o marido, não sei pq ninguém ede ninguém. Hoje estão juntos amanhã talvez. Mas sobre todas as opiniões.... respeito a todas. Se ela não quer isto somente diz respeito a ela. Maju vc é linda, talentosa, inteligente.... Seja feliz. Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Que preocupação desnecessária...cada um com suas escolhas!vamos gastar energia com situações necessárias.ex:educação,saúde
    .

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.