Aprenda a fazer a AMPULHETA DA CALMA para tranquilizar filhos ou alunos.


Alunos construíram as ampulhetas. Créditos: Educação/PMT

Ideias para criar uma ampulheta reciclável da paz: aprendendo a se acalmar

Ampulheta de garrafa pet você quer criar uma diversão para filhos,sobrinhos ou mesmo seus alunos de forma barata e curiosa.

Diversas coisas levam cerca de dois minutos, como ouvir o lado de uma pessoa durante uma discussão, meditar, segurar a respiração, fazer uma ligação telefônica ou deixar uma criança de castigo. Uma ampulheta é divertida de fazer, além de ser muito legal observá-la em funcionamento. É possível usá-la para medir o tempo de muitas coisas, e fazer uma ampulheta leva menos tempo do que muitas outras coisas.






Segundo Maria Montessori, a mesa da paz é um recurso útil para a ajuda da resolução de conflitos. Para montar uma mesa da paz em casa ou na escolinha, serão necessários alguns objetos. As mesas são distintas e os pais ou professores podem optar por que objetos  pareça mais adequado para trabalhar com a criança.

Quando começar com a mesa da paz?

A mesa da paz nos parece um recurso muito interessante. Mas vemos que pode exigir uma certa maturidade da criança. Talvez seja ideal para crianças a partir de 5 anos.

Para resolução de conflitos, utilizaremos, inicialmente, o cantinho da calma proposto pela Disciplina Positiva. O  recurso, pode ser aplicado nas escolinhas e creches infantis, pouco a pouco, a partir do ano e meio de idade da criança. Ainda assim, utilizaremos alguns objetos da mesa da paz, por considera-los essenciais para estabelecer uma dinâmica de uso do tempo fora.


                              Ideias de objetos para a mesa da paz: 





1) Um relógio de areia de 1 minuto. A ampulheta de 1 minuto é bem interessante para auxiliar a criança sobre o tempo que tem para se acalmar. Para um conflito entre irmãos ou entre colegas, o relógio pode ser útil para que ambos deem um tempo no turno de fala para que se baixe a intensidade das emoções, antes que continuem a conversar sobre o problema.


Aproveitaremos a era da sustentabilidade 
e vamos ensinar a fazer uma 
ampulheta da calma.


AMPULHETA: Constituição básica por duas âmbulas (recipientes cônicos ou cilíndricos) transparentes que se comunicam entre si por um pequeno orifício que deixa passar uma quantidade determinada de areia de uma para a outra - o tempo decorrido a passar de uma âmbula para a outra corresponde, em princípio, sempre ao mesmo período de tempo. Utilizadas em navios (onde se usavam ampulhetas de meia hora), em igrejas e, no início da utilização do telefone, servia, em alguns locais, para contar o tempo despendido numa chamada e calcular o custo da ligação.







Materiais Necessários

Fazendo uma ampulheta básica

Duas garrafas plásticas de mesmo tamanho
Areia seca
Glitter (opcional)
Cola resistente
Prego e martelo ou furadeira
Fita adesiva (ou outra fita forte)
Glitter (opcional)
Cronômetro

Processo





1: Comece derramando uma parte da areia dentro da garrafa e

2: Una com fita adesiva (dando várias voltas para ficar bem firme!) 

Se o conteúdo passar para o outra garrafa em pouco tempo, você pode controlar a velocidade utilizando a fita adesiva.

De asas a sua imaginação e invente a brincadeira preferida com ampulheta de garrafa Pet. 



Aprimorando uma ampulheta

Cartolina
Cavilha pequena de madeira
Estilete
Tinta acrílica
Cola
Glitter, adesivos, lantejoulas, etc (opcional)






Se quiser uma ampulheta com marcação de tempo maior, use garrafas maiores e coloque mais areia nelas. Você pode usar algo para fazer um furo menor (como uma faca).

Tente fazer uma ampulheta com garrafas de vidro usando uma rolha para prender os dois pescoços juntos. Lembre-se de fazer um furo antes na rolha. 

Para uma ampulheta com marcação de tempo maior, corte a parte superior/cúpula das duas garrafas de refrigerante de um litro e cole-as em discos ou quadrados de cartolina. 

Encha a garrafa de baixo com areia e monte.

Decore a ampulheta com mais detalhes. Você pode decorar a ampulheta ainda mais ou deixá-la como está. 

Veja algumas sugestões:

  • Amarre fitas em torno das cavilhas.
  • Cubra as bordas do quadrado de cartolina com glitter.
  • Faça desenhos no topo e da base do quadrado de cartolina usando cola e glitter. Deixe a cola secar antes de fazer o outro lado.
  • Cole algumas lantejoulas ou miçangas nas cavilhas.
  • Adicione algumas estrelas fluorescentes no topo e na base dos quadrados de cartolina.




Tome cuidado ao fazer furos nas tampas. Se você é uma criança, peça ajuda a um adulto para fazer isso. Se você é um adulto, use uma luva resistente para proteger seus dedos.


2) Um objeto agradável para que a criança possa pegar com as mãos, concentrar sua atenção nele e, assim, se centrar se estava nervoso. Em caso de que seja um problema entre irmãos, ambos devem ser convidados à mesa da paz e devem, por turnos expor como se sentem. O objeto pode ajudar a estabelecer o turno da palavra. Apenas fala quem tem o objeto na mão.


3) Um sino para anunciar a resolução do conflito. Nem sempre será utilizada, mas se a criança quiser pode anunciar que já se sente melhor. Se estão dois irmãos na mesa da paz, podem usar o sino para anunciar que já falaram sobre o conflito e resolveram seus problemas.

4) Um instrumento musical relaxante. O instrumento musical é muito útil para um momento de pausa e para se acalmar. Como sugestões estão o jarro tibetano ou o pau de chuva.

5) Algum livro sobre a paz ou as emoções. O livro sobre a paz ou sobre as emoções pode ser muito útil para que a criança possa identificar o que sente.


Imagens retiradas na internet. Nada é confecção deste blog. 

Ideias de Maria Montessori

escrito por Rejane Regio



Compartilhe com seus amigos!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.