Cinco sinais que indicam que alguém pode ter Alzheimer

5 sinais de que alguém tem Alzheimer oculto

Esquecer a chave ou o nome de algumas pessoas não significa que você tenha a doença; mas esquecer o que acabou de fazer ou falar, pode ser um sinal de alerta.


Se você ler histórias de pessoas discutindo a batalha de um membro da família com a doença de Alzheimer, você provavelmente verá a palavra “coração partido” usada em algum momento. Isso porque assistir a alguém com a doença de Alzheimer até o final da fase final é absolutamente doloroso. Muitas pessoas descrevem a experiência como a coisa mais difícil que já tiveram que passar.



A doença de Alzheimer é uma condição terrível que é insuperável na quantidade de dor que inflige ao paciente e aos entes queridos. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre os meandros desta condição horrível. Onde pudermos, forneceremos informações úteis sobre vários tópicos relacionados ao Alzheimer, incluindo os primeiros sinais, fatores de risco, opções de tratamento e prevenção.





Como você vai ler, detectar a doença de Alzheimer não é tarefa fácil. Muitos dos sintomas são sutis, se bem que perceptíveis. Dito isso, vamos fazer o possível para explicar sinais, baseados em evidências disponíveis, de que alguém pode ter ocultado a doença de Alzheimer.



Finalmente, vamos encerrar as coisas discutindo maneiras recém-descobertas de prevenir a doença de Alzheimer.

“A doença de Alzheimer é uma doença cerebral progressiva e irreversível que destrói lentamente as habilidades de memória e pensamento e, eventualmente, a capacidade de realizar as tarefas mais simples.” - Instituto Nacional de Envelhecimento

VISÃO GERAL DA DOENÇA DE ALZHEIMER





A doença de Alzheimer (DA) é o tipo mais comum de demência no mundo. O termo "demência" é usado para descrever um grupo de sintomas caracterizados por declínio cognitivo - incluindo perda de memória, dificuldade para pensar e resolver problemas e capacidade reduzida de linguagem. A AD é a sexta causa de morte nos EUA e a causa número um de morte no Reino Unido

É estimado que cerca de 6 milhões de pessoas com 65 anos e mais velhos - e 200.000 sob a idade de 65 anos - têm alguma forma de doença de Alzheimer. Aproximadamente dois terços dos americanos diagnosticados com DA são mulheres. Na atual taxa de diagnóstico, juntamente com os avanços médicos que prolongam a expectativa de vida, estima-se que até 16 milhões de americanos possam ter a doença de Alzheimer até o ano de 2050 .

Por mais devastadora que seja a doença, muitos cientistas e pesquisadores estão confiantes de que sabem mais sobre essa condição - e os mecanismos por trás dela - do que em qualquer outro momento da história. Por um longo tempo, os cientistas não conseguiram chegar a um consenso sobre a causa exata da doença de Alzheimer. Então, nos últimos dois anos, os cientistas identificaram um grupo de depósitos chamados oligômeros de proteínas como a causa mais provável (mais sobre isso mais adiante).

Ainda em setembro passado, cientistas da Universidade de Cambridge e da Universidade de Lund (Suécia) divulgaram uma declaração descrevendo um possível avanço no tratamento que visa diretamente a causa da doença de Alzheimer. Essas e outras descobertas geram a esperança de que um dia essa temida aflição seja uma coisa do passado.

A PATOLOGIA E OS "ESTÁGIOS" DA DOENÇA DE ALZHEIMER

Os efeitos da DA são causados ​​por danos - e eventual morte - de células cerebrais, desencadeadas pelo acúmulo de beta-amiloide (Aβ), peptídeos de aminoácidos que formam o principal componente das placas. Placas amiloides podem se acumular por até 15 a 20 anos antes de produzir sintomas reconhecíveis. Uma vez? Se acumula até certo ponto, as células gliais que normalmente "enxaguam" as células cerebrais dos peptídeos tornam-se hiperativas, causando inflamação e danificando a área afetada.





Tau , uma proteína de transporte neural crítica encontrada nas sinapses, começa a emaranhar-se, torcendo-se em aglomerados e impedindo o disparo neuronal. Eventualmente, os próprios neurônios começam a morrer. A primeira área do cérebro geralmente afetada é o hipocampo, a parte do cérebro que codifica e armazena as memórias. Isso pode ajudar a explicar por que a deterioração da memória é o primeiro sinal perceptível para pacientes com potencial para Alzheimer.

5 SINAIS DE ALZHEIMER OCULTO

1. LAPSOS DE MEMÓRIA SUTIL

Como afirmado, lapsos na memória são provavelmente o sinal mais comum de início precoce de Alzheimer. Pode-se começar a esquecer por que eles entraram em um quarto. Eles podem se esforçar para lembrar o nome de um conhecido - até mesmo um amigo, ou continuamente perder as coisas. Ou eles podem esquecer como navegar para um lugar que visitam com frequência, como um parente ou a casa de um amigo.

2. PROBLEMAS PARA CONCLUIR TAREFAS FAMILIARES

Filhos adultos de pacientes com Alzheimer de início precoce dizem que primeiro sabiam que algo estava errado quando a mãe ou o pai não podiam realizar tarefas de rotina sem dificuldade. Nos estágios iniciais do AD, esse sinal é limitado à execução de tarefas rotineiras e complexas. Por exemplo, eles lutam com um jogo de tabuleiro com várias regras (por exemplo, xadrez). Ou eles descobrem que não são mais tão bons em lembrar as direções.





3. CONFUSÃO

À medida que a DA atinge as áreas do cérebro responsáveis ​​pelo pensamento, o paciente (ou um membro da família afetado) pode notar que sua clareza mental começa a enfraquecer. Eles podem ter mais dificuldade em tomar decisões, encontrar as palavras certas ou falar fluentemente. Às vezes, eles experimentam confusão sobre o que eles deveriam estar fazendo durante o dia. Eles podem se perguntar se já terminaram uma tarefa que é uma parte normal de sua rotina diária.

4. INCAPACIDADE DE SEGUIR AS HISTÓRIAS

O problema de acompanhar as situações do dia-a-dia é outro sintoma inicial clássico do AD. Anteriormente, eles podiam conversar com um amigo ou assistir a um episódio de televisão sem problemas. Agora, de repente eles parecem não se lembrar de algo que foi dito ou feito apenas momentos antes. Eles perdem o controle de histórias e eventos atuais.

5. APATIA

Outro sinal comum de DA de início precoce é uma atitude apática. A pessoa pode parecer sem entusiasmo, mostrando pouca consideração pelos acontecimentos da vida cotidiana. Esse sinal pode se manifestar como apatia ou falta de interesse em atividades, passatempos ou eventos antes agradáveis.





PREVENÇÃO E TRATAMENTO


“Diagnóstico não significa que você está morrendo amanhã. Continue vivendo. Você não perderá sua memória emocional. Você ainda será capaz de entender amor e alegria. Você pode não lembrar o que eu disse há cinco minutos atrás, mas você lembrará como eu fiz você se sentir. E você é mais do que se lembra. ”- Lisa Genova , neurocientista e autora do New York Times best-seller de Still Alice

Embora atualmente haja até 80 medicamentos sendo investigados para o tratamento da DA, há inquietação nas comunidades médica e de pacientes em relação à ineficácia e ao custo de muitos medicamentos prescritos para a DA. Os proponentes dos medicamentos atuais citam estudos que mostram que esses medicamentos retardam o declínio cognitivo, mesmo em estágios posteriores. Os críticos, mais notavelmente os pacientes com DA e suas famílias, apontam para efeitos colaterais desconfortáveis ​​- até prejudiciais - e seus custos consideráveis.

Embora algumas dessas drogas possam de fato fornecer uma quantidade “ modesta, porém significativa ” de alívio para alguns pacientes com DA, um número crescente de cientistas, médicos e outros especialistas acredita que seus colegas estão procurando respostas nos lugares errados.





ALZHEIMER E ESTILO DE VIDA

Lisa Genova, neurocientista e autora treinada em Harvard, está convencida de que a maioria dos esforços de pesquisa falhou. 

Por quê? Precisamente porque se concentraram em prevenir, eliminar ou reduzir o acúmulo de placa amiloide responsável pelos sintomas da DA. Genova e seus colegas acreditam que a prevenção da DA - e talvez o tratamento dos primeiros sintomas - está nas mudanças no estilo de vida .

Genova aponta para a privação de sono, em que apenas uma noite de sono ruim aumenta os níveis de A. Considerando que, o sono profundo de ondas lentas permite que as células gliais enxague o líquido espinhal cerebral através de nossos cérebros, limpando resíduos metabólicos que se acumulam no cérebro enquanto estamos acordados.

Aqui está uma estatística reveladora: até 80% dos pacientes com DA também têm doença cardiovascular. E, embora a correlação não implique em causalidade, a correção de escolhas de estilo de vida ruins é uma garantia de qualidade. Particularmente, as áreas de sono, dieta e exercício devem ser um foco. Também está implícito como fatores de risco potenciais para DA são obesidade e níveis elevados de colesterol.

Manter o cérebro ativo é outro meio de prevenir potencialmente muitos casos da doença de Alzheimer. Os neurocientistas provaram, sem sombra de dúvida, que os seres humanos são capazes de desenvolver novas células cerebrais - um processo chamado neurogênese. É evidente que aprender coisas novas fortalece as conexões neurais e, muito provavelmente, agiliza a produção de novas sinapses.





CONSIDERAÇÕES FINAIS: "A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO".

Quase todos os especialistas no assunto concordam que fatores genéticos desempenham um grande papel no aparecimento da doença de Alzheimer. Pesquisas recentes estão descobrindo que as escolhas de estilo de vida podem desempenhar um papel muito maior do que se pensava inicialmente.

Embora pesquisas recentes e de ponta sobre o Alzheimer possam ser manchete, talvez demoremos vários anos para que haja um tratamento inovador. Enquanto isso, pesquisas convincentes foram apresentadas indicando que a doença de Alzheimer pode de fato ser mais evitável do que se pensava inicialmente.

Então, envolva seu cérebro e faça exercícios regularmente. Verifique se você está mantendo um peso saudável , agendando verificações e obtendo um sono de qualidade. Além disso, evite fumar porque tudo isso  pode ser exatamente o que o médico receitou. Enquanto isso, vamos todos esperar (e orar, se isso é o seu objetivo) para uma eventual cura que erradicará para sempre esta doença terrível.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.