Estudo comprova: figura do Pai pode ser mais importante que a da Mãe






ESTUDO COMPROVA: 
FIGURA DO PAI PODE SER MAIS IMPORTANTE QUE A DA MÃE

De acordo com os pesquisadores a rejeição paterna pode ser muito mais prejudicial do que a materna.

Talvez uma das maiores evidências de que não fomos feitos para a solidão é o fato de que só para nascer precisamos de duas pessoas, independe de classe social, etnia, ou outros fatores, todos precisam de um pai e uma mãe para serem gerados, e a presença saudável destas figuras faz toda a diferença na formação do caráter dos indivíduos.





Estudos já comprovaram que ser amado e respeitados ou rejeitado pelos pais e familiares interfere diretamente na personalidade das pessoas.

“Em meio século de pesquisa internacional, nenhum outro tipo de experiência demonstrou um efeito tão forte e consistente sobre a personalidade e o desenvolvimento da personalidade como a experiência da rejeição, especialmente pelos pais na infância”, explicou Ronald Rohner, coautor da pesquisa da Universidade de Connecticut (EUA).


“Crianças e adultos em todos os lugares tendem a responder exatamente da mesma maneira quando se sentem rejeitados por seus cuidadores e outras figuras de apego”.

“Em meio século de pesquisa internacional, nenhum outro tipo de experiência demonstrou um efeito tão forte e consistente sobre a personalidade e o desenvolvimento da personalidade como a experiência da rejeição, especialmente pelos pais na infância”, disse o coautor do estudo, Ronald Rohner, da Universidade de Connecticut (EUA). “Crianças e adultos em todos os lugares tendem a responder exatamente da mesma maneira quando se sentem rejeitados por seus cuidadores e outras figuras de apego”.

E como elas se sentem?




Exatamente como se tivessem sido socadas no estômago, só que a todo momento. Isso porque pesquisas nos campos da psicologia e neurociência revelam que as mesmas partes do cérebro que são ativadas quando as pessoas se sentem rejeitadas também são ativadas quando elas sentem dor física. 

O fato dessas lembranças – da dor da rejeição – acompanharem as crianças a vida toda é o que acaba influenciando na personalidade delas. Os pesquisadores revisaram 36 estudos feitos no mundo todo envolvendo mais de 10.000 participantes, e descobriram que as crianças rejeitadas sentem mais ansiedade e insegurança, e são mais propensas a serem hostis e agressivas.

A experiência de ser rejeitado faz com que essas pessoas tenham mais dificuldade em formar relações seguras e de confiança com outros, por exemplo, parceiros íntimos, porque elas têm medo de passar pela mesma situação novamente.

Outra curiosidade do estudo contrariou o que senso comum acredita. 

De acordo com os pesquisadores a rejeição paterna pode ser muito mais prejudicial do que a materna.

A causa disso ainda não ficou bem clara, mas eles acreditam que pode ter ligação com o fato de que a figura masculina ainda seja mais associada ao poder e segurança do que a da mulher.





Mesmo a maioria dos homens ainda tendo mais dificuldade para demonstrar os sentimentos e serem carinhosos, a presença saudável e a atenção do pai, gera uma sensação de segurança nos filhos.

Quando o filho se sente valorizado e importante para o pai, ele se vê como alguém importante também para a sociedade, e se a relação for permeada por bons exemplos da figura paterna, para essa criança será mais natural agir de forma mais positiva.

Até mesmo no desempenho escolar e futuramente no sucesso profissional, o apoio e compromisso do pai fará toda a diferença para os filhos.

Nada melhor do que amor de pai!

ATENÇÃO MÃE, QUAL SUA OPINIÃO?

2 comentários:

  1. É agora que elas começam a fazer beicinho e dizer que amor de mãe isso,amor de mãe aquilo e que mãe é mãe e por aí vai. Falando sério após falar muito sério,ambos são igualmente importantes e necessários,porém tem uma turminha que acredita ser a última bolacha do pacote...não são!

    ResponderExcluir
  2. bom meu nome e Renato tenho um tesouro entregue por deus a mim! meu filho ! que amo demostro isso e sou correspondido e sei que eliu e feliz ! pq sou meio que um paimamae!!kkkkk sou separado da mae dele ! isse estudo acho sim que tem tudo a ver! pq eli tinha 4 anos quando eu e a mae nos separamos, hoje ele tem 12 anos na epoca foi muito enportante minha attude! pq varios traumas eli teve hem muito poucoi tenpo como a perda da vozinha deli! a mae dele p se vingar de mim escondeu eli nao conseguia de jeito nenhum chegar perto deli! entao atravesw d justiça! consegui a garda conpartilhada mostrado p ele q ele tinha hum pai ! eu ensino tudo e estou preparando ele p vida pq e muito dificil e aida enfrento problemas com a mae deli mas nao desisto d cuidar e proteger ele de tudo e de todos!! ele briga chora p nao ir com a mae defendo meu filho preparo e protejo e essa e minha miçao!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.