Menos coisas = Mais felicidade, a vida minimalista deste japonês prova isso



Menos Coisas = Mais Felicidade, A Vida Minimalista Deste Japonês Prova Isso.

“A felicidade é interior, não exterior; portanto, não depende do que temos, mas do que somos “, disse Henry Van Dyke no século XIX. Leon Tolstoy compartilhou a mesma linha de pensamento: “Minha felicidade é que agradeço o que tenho e não quero muito o que não tenho“. Embora muitos séculos antes, Aristóteles já havia dito: “A riqueza consiste muito mais em prazer do que na posse “.

Hoje, parece que esquecemos essa grande sabedoria. Constantemente bombardeada publicitando e vivendo em um mundo que produz mais e mais porque depende do nosso consumo freneticamente, deixamos as coisas não só assumir nossas casas, mas também nossas mentes, nos arrebatando a paz interior para mergulhar em um estado de busca permanente do novo.





No entanto, a felicidade não está nos pertences, mas nas experiências. A felicidade não deve ser procurada fora, mas dentro de nós. Mais e mais pessoas estão fazendo essa mensagem própria, abraçando o minimalismo e liderando uma vida frugal, que não se baseia em objetos e posses, mas no desejo de ter espaço, tanto físico como mental, para poder viver as experiências que desejamos.

Como uma casa minimalista pode mudar sua vida?

O jornal The Guardian publicou recentemente a história de Fumio Sasaki, uma editora japonesa e autor do livro “Adeus, Coisas” que abraçou o minimalismo completamente e só vive com o mínimo. Sua história é iluminadora, pois é a história de milhões de pessoas.

Sasaki diz que “viver apenas com o básico não só me deu benefícios superficiais, como o prazer de ter uma sala arrumada ou facilitar a limpeza, mas também me levou a uma mudança mais essencial: me deu a oportunidade de pensar sobre o que realmente significa ser feliz.

” Então eu disse adeus a muitas coisas, muitas das quais eu mantive há anos. No entanto, agora vivo todos os dias com um espírito mais feliz. Agora me sinto mais feliz do que no passado . ”





Ele também diz que a transformação não foi fácil. Ele nem sempre teve essa visão do mundo. Ele reconhece que, como seus amigos e colegas de trabalho, ele costumava comprar muitas coisas, que ela acumulava em casa, mas quanto mais ele tinha, mais ele amava porque ele constantemente se comparava com outras pessoas.



Em um ponto, ele percebeu o mecanismo maquiavélico em que ele estava então, para ser como os outros, ele sempre teria que comprar mais, ao ponto de seu salário já não ser suficiente e ele até comprou ingressos de loteria com a esperança de poder transportar a vida que invejava os outros.



O problema é que as coisas que ele comprou lhe deram uma satisfação imediata, mas fugaz, porque ele sempre precisava de mais, sentindo-se continuamente miserável. “Eu sempre pensei no que eu não tinha, o que me faltava ” , ele admite. Em vez de ficar satisfeito com o que ele tinha, ele se concentrou em tudo o que ele não tinha, mas ele também não precisava.







Ele explicou: “Nós pensamos que quanto mais nós tivermos, mais felizes estaremos. Como não sabemos o que o futuro detém, coletamos e salvamos tudo o que podemos. Isso significa que precisamos de muito dinheiro, então gradualmente começamos a julgar as pessoas pela quantidade de dinheiro que elas têm. Você se convence de que precisa ganhar muito dinheiro para ser feliz “.




Então ele decidiu quebrar esse círculo vicioso que só gerou ansiedade e insatisfação porque para comprar mais e mais, ele precisava trabalhar mais, então ele gostava cada vez menos de sua vida.




10 dicas para abraçar um estilo de vida mais minimalista




Sasaki oferece alguns conselhos muito valiosos que podem nos ajudar a realizar essa limpeza profunda em nosso estilo de vida.








1: Esqueça a ideia de que você não pode descartar nada sobre suas coisas, você sempre pode se livrar de algo, você tem muitas coisas que você realmente não precisa ou que não tem nenhum significado emocional especial.




2: Quando você descarta algo, ganha mais do que você perde, não só ganho no espaço, mas também em desapego e liberdade.




3: Pergunte-se por que você não pode se separar de suas coisas, é provável que, no fundo, seja um profundo medo da solidão, ou talvez porque você esteja morando no passado ou você se identifica demais com seus bens.




4: Suponha que você tenha limites; Seu cérebro, energia e tempo são limitados, então não os despertem em coisas que não lhe dão felicidade real.







5: Livrar-se de tudo o que você tem para as aparências, as coisas que você tem para mostrar aos outros e que são um símbolo do status quo,mas não o fazem feliz.




6: Diferença entre o que você quer e o que você precisa, então você não vai comprar por impulso e você evitará encher sua casa com objetos inutilizáveis. Desta forma, você também achará mais fácil de limpar.




7: Nossas coisas são como companheiros de quarto, exceto que somos nós que pagamos o aluguel. Com esta ideia em mente, será muito mais fácil para você se livrar das coisas que ocupam um espaço que você poderia desfrutar melhor.




8: Deixe seu espaço “vazio” ficar realmente vazio, o que significa livrar-se de tudo o que é supérfluo, as coisas que não nos dão nada.




9: Descarte algo agora. Não deixe para mais tarde, procrastinar é uma desculpa para não realizar mudanças. Você pode começar por se livrar dos objetos que você tem em duplicado e aqueles que você não usou no ano passado.







10: Diga adeus a quem você costumava ser. Livrar-se de coisas inúteis, sem uma profunda mudança interna, irá levá-lo de volta ao ponto de partida. Para abraçar um estilo de vida minimalista é importante que você se livre das suas antigas crenças e esteja disposto a abraçar seu novo “eu”.




Dados da postagem. 

Esta jornada em direção ao minimalismo realmente não se concentra nas coisas, as coisas são apenas uma desculpa para o processo de transformação que ocorre dentro de nós. 

É uma jornada cujo objetivo é libertar-nos dos laços sociais que nos levam ao consumismo, para se sentir melhor. Isso significa que não devemos nos sentir culpados se acharmos algo que realmente amamos, nós o compramos e o guardamos, desde que realmente o apreciemos. 

O objetivo não é mudar os laços do consumismo pelas regras estritas do minimalismo, mas para encontrar um equilíbrio entre nosso bem-estar e coisas, entre o que realmente precisamos e desfrutamos e o que compramos e armazenamos para exigências sociais. 

Essa é a viagem que vale a pena empreender.



Traduzido de Rincón de la Psicología pela equipe do Portal Raízes



Compartilhe com seus amigos !!!










Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.