Novo surto de escarlatina, uma doença perigosa que ataca nossos filhos: Conheça os sintomas.


Novo surto de escarlatina, uma doença perigosa que ataca nossos filhos: Conheça os sintomas.

A doença que matava muitas crianças retorna. Todos os pais devem estar alertas e detectar os sintomas da escarlatina.

Apesar dos grandes esforços de todos os pais, para cuidar da saúde de seus filhos, é quase impossível evitar que eles fiquem doentes, especialmente em épocas de calor ou frio extremos, onde é comum contrair doenças virais.





A escarlatina é uma bactéria estreptococos do grupo A, que se aloja na garganta e na pele. Você pode se contagiar facilmente se tiver algum tipo de contato com gotas de saliva infectadas de qualquer pessoa que tossir ou espirrar muito perto. Se, por engano, tocar a boca, nariz ou os olhos, ou tomar do mesmo copo de uma pessoa contagiada, é provável que também fique doente.

Há muitos anos a escarlatina era uma doença muito grave, que atacava crianças de 2 a 10 anos que causava a morte. No entanto, há um ano o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos reportou o surgimento de um novo surto.

Atualmente, é recomendável continuar alertando os pais para identificar os sintomas e assim evitar sofrer consequências. Felizmente, se a doença for detectada a tempo é possível controlá-la através da administração de antibióticos.

Detecte-a a tempo

Geralmente, começa como se fosse um resfriado comum, com febre e dor de garganta, apresentando calafrios, vômitos e dor abdominal. Quando se trata de uma infecção como a escarlatina existem sintomas que descartam uma simples gripe, como:





-Febre

-Língua coberta com uma camada branca ou vermelho com pequenas protuberâncias e aparência inchada

-Garganta e amígdalas avermelhadas e doloridas

-Erupções no pescoço, axilas, virilha ou abdômen (causada pelo veneno que as bactérias contraem)

-As protuberâncias com aparência de manchas vermelhas, planas e pequenas que se transformam em protuberâncias ásperas como uma lixa.

-Rosto, joelhos, axilas e cotovelos avermelhados

-Boca pálida

-Descamação na pele, especialmente na ponta dos dedos das mãos e dos pés






-Coceira na pele

-Dor muscular

Recomendação para os pais

É uma doença muito contagiosa, portanto, você deve evitar que seus filhos tenham contato com pessoas que sofram qualquer tipo de doença viral. Faça com que seus filhos sigam os hábitos de higiene, como lavar as mãos constantemente e usar gel antibacteriano.

Se seu filho estiver doente troque sua escova de dentes, lave seus pratos e talheres com água sanitária, separe todos os objetos de uso pessoal como toalhas, lençóis, etc.

Corte as unhas de seu filho bem curtas para evitar lesões ao se coçar. Evite que ele respire produtos fortes como água sanitária, produtos de limpeza, aerossóis e outros. Lembre-se de hidratá-lo com água natural para evitar que fique desidratado.

Tente não sair de casa, apenas para visitar o médico, geralmente o tratamento requer 10 dias com antibióticos. Mesmo que ele melhore, não pare o tratamento até completá-lo.

Complicações irreversíveis

Se a doença avançar sem antibióticos, pode causar graves danos nos órgãos internos como o coração e o fígado. Inclusive pode contrair febre reumática (inflamação que afeta articulações, a pele e o cérebro), além de infecções no ouvido, pele, garganta e pulmões.

Sugestões naturais

Esta doença tem muitos sintomas muito desconfortáveis que podem afetar seu filho, por isso você pode ajudá-lo utilizando remédios naturais que a natureza nos proporciona como, por exemplo:

1. Vinagre de maçã

Alivia a dor de garganta ao aquecê-lo e adicionar pimenta. Por conter ácido acético, tem a capacidade de combater infecções e queimaduras. Coloque um pouco em um algodão e aplique nas áreas afetadas.

2. Infusão eficaz

Adicione mel, folhas de morango e hortelã, tome duas ou três vezes por dia para aliviar a dor de garganta.

3. Umidifique seu quarto





O vapor da água e os umidificadores protegem o ar seco do ambiente, assim evitando que tenha ataques de tosse e machuque a garganta. Adicione óleos essenciais como lavanda, eucalipto e hortelã, para diminuir a inflamação.

Como pais devemos continuar reforçando aos nossos filhos os hábitos de higiene para prevenir doenças. Lembre-os que deverão cobrir a boca ao espirrar ou tossir e lavar suas mãos frequentemente.

Fonte : Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Nuevo brote de la Fiebre Escarlata, una peligrosa enfermedad que ataca a nuestros hijos: Conoce los síntomas.





Compartilhe com seus amigos !!!

8 comentários:

  1. Escarlatina nunca esteve desaparecida, todos os anos se atende casos da doença que é causada por uma bactéria comum que produz uma toxina e é esta toxina que produz as manchas e demais sintomas.

    ResponderExcluir
  2. Essa doença é bem parecida com a meningite bacteriana.Perdi minha mãe a dois anos com meningite essa doença é terrivél

    ResponderExcluir
  3. Meu filho teve com 4 anos hoje ele tem 35. Mas é uma doença horrível. Quando a febre fica alta o corp o fica todo áspero e vermelho.

    ResponderExcluir
  4. Casamento longo não é sinônimo de felicidade. Nunca li tanta asneira. Não

    ResponderExcluir
  5. Ok! Obrigada pela atenção, porém onde está o surto da doença?
    Sem noção.

    ResponderExcluir
  6. Minhas filhas ja tiveram essa doença e horrível..

    ResponderExcluir
  7. O meu filho num espaço de um ano teve 6x escarlatina não é uma doença fácil e é desgastante.
    É muito fácil tratar de descubrir se é escarlatina pois também pode ser amigdalite para tal descobrirem fazem um exame que se chama zaragatoa que é um cotonete grande que esfregam na garganta que vai para análise e se tiver micróbio e escatlatina se não e uma mera amigdalite.
    Mas e uma doença super fácil de curar hoje em dia levam uma injeção de penicilina se não for alérgico/a e ao fim de 24h estão impecáveis.
    Eu sei o que digo pois como referi o meu filho teve 6x

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.