Os 6 assassinos da atenção de classe.




OS 6 ASSASSINOS DA ATENÇÃO DE CLASSE.

Um dos escritos mais interessantes sobre a comunicação que tenho lido em termos de ensino é certamente a do estudioso Robert Norton   (1983), que tem apoiado através de suas pesquisas, a suposição de que "os professores eficazes são na verdade os comunicadores mais competentes" , por isso você pode deduzir sem muito esforço, que se quiser ser eficaz, tem que estar atento à sua maneira de se comunicar na lição. Você certamente não precisa de um pesquisador para entender que deve prestar atenção em como se comunica na sala de aula, mas sei por experiência pessoal que a rotina pode fazer piadas ruins e enfraquecer nosso interesse por ela.

Meu amado professor de Ensino Geral, durante minha atividade como tutor na Universidade, não fez nada além de repeti-lo;




"ENTRANDO NA CLASSE, O PRIMEIRO COMPROMISSO DO PROFESSOR NÃO DEVE SER EXPLICAR, MAS SUSTENTAR A VONTADE DE APRENDER"

Nunca mais outras palavras ficaram mais impressionadas em minha mente, e é bom.

Obter lições interessantes é mais do que possível e está ao alcance de qualquer pessoa, mas é preciso evitar os fatores que atrapalham sua realização, não precisamos ser os especialistas em comunicação mas saber:

OS 6 ERROS QUE VOCÊ DEVE EVITAR QUANDO APRENDER A FAZER A LIÇÃO.

1) ERRO: MANTENHA UMA COMUNICAÇÃO INEFICAZ .
Um dos erros mais comuns é que, naturalmente, somos levados a fazer, é certamente prestar atenção ao que dizemos, mas não a COMO NÓS DIZEMOS (verbal, mímica-gestual). Você sabia que a pesquisa sobre comunicação em sala de aula mostra que o simples fato de caminhar entre as mesas enquanto falamos aumenta significativamente a atenção de nossos alunos? Você sabe porque? Porque o movimento desperta interesse nos alunos, porque os obriga a seguir-nos com os olhos e, portanto, prestar atenção a eles.





UM OBJETO QUE SE MOVE SEMPRE INTERESSA MAIS DO QUE UM PARADO.

A fonte de comunicação durante uma explicação é VOCÊ, então você tem que garantir uma difusão homogênea. Movimentar-se pelos vários pontos da aula enquanto explica é uma excelente estratégia para garantir que você alcance todos (as mesas na parte de trás da sala de aula, por exemplo, são geralmente as mais expostas à distração porque estão mais longe de sua voz). Andando pelas mesas, você reduzirá significativamente os esforços atenciosos de seus alunos, que você sabe que podem durar relativamente pouco, obtendo o efeito de prolongá-los.

No momento em que você "sente" que a atenção está caindo, 

CHAME A ATENÇÃO NOS PONTOS FUNDAMENTAIS DAS AULAS COM ESCRITOS, DESENHOS OU MESMO
 DRAMATIZAÇÕES PEQUENAS.

Em resumo, gerencie as diferentes situações de comunicação com as quais você é apresentado usando diferentes canais, alternando sua comunicação, você terá benefícios diferentes.

Lembre-se de usar mais energia e entusiasmo ao se comunicar, pelo menos na fase de explicação, talvez usando técnicas para chamar a atenção, como: HUMOR, HISTÓRIAS, SURPRESA .





2) ERRO: EVITAR A PARTICIPAÇÃO DOS SEUS ALUNOS .

Eu descobri que fazer monólogos não ajuda a manter a atenção do meu interlocutor, então você tem que explorar a sua capacidade de fazer perguntas para verificar a sua eficácia comunicativa e induzir as crianças a refletir sobre o assunto que você está explicando. Senha: ENVOLVIMENTO

Se realmente queremos que eles participem, temos que trabalhar no que atrai os alunos, explorar os personagens populares ou os clássicos que continuam sendo um excelente ponto de partida para criar interesse.

O uso de uma linguagem envolvente, que diz respeito a exemplos do mundo das crianças , citando por ex. roupas, jogos que eles conhecem são elementos poderosos para despertar sua memória. Lembre-se disso:

ENVOLVIMENTO E ATENÇÃO DEVE SER IGUAL.





3) ERRO: OFERECER TODOS OS DETALHES DE UMA EXPLICAÇÃO .

Oferecer todas as respostas sobre um tema, não permite que as crianças façam um esforço cognitivo para formular perguntas, isso é o que é definido hoje:

"PROMOVENDO A CAPACIDADE DO PONTO DE PROBLEMAS" . 

Durante a explanação, você oferece momentos muito específicos para as perguntas, se preferir não ser interrompido durante a explicação, sugira aos seus alunos que as escrevam e exponham no horário combinado.

Em vez de reunir as perguntas você deve se esforçar para saber como provocar, despertar e promovê-las, no entanto, tenha em mente que a curiosidade deve não apenas despertar e aumentar, mas também manter.





Existem várias estratégias que você pode usar para solicitar perguntas e manter a curiosidade viva, mas a que eu prefiro é definitivamente a proposta por Bruner que se refere

AO EFEITO ZEIGARNIK .

O QUE CONSISTE EM NUNCA PREENCHER AS CURIOSIDADES DOS ALUNOS, PARA QUE NO FINAL DE CADA EXPLICAÇÃO, TENHAM MAIS PERGUNTAS QUE TIVERAM NO INÍCIO, OFERECENDO SEUS ELEMENTOS INCOMPLETOS EM QUE PODEM INTERROGAR.

4) ERRO: NÃO USE DIDÁTICAS AUXILIARES.

De lousa para LIM, do projector de vídeo para um retroprojetor, você tem agora uma série de ferramentas que podem diversificar significativamente os seus métodos de palestras, estas são ferramentas valiosas que, se bem utilizada, pode aumentar significativamente o limiar de atenção de seus alunos.





SERIA POUCO NÃO APRENDER EXPLORÁ-LO.

Estas ajudas permitem-lhe variar o ritmo e os métodos de trabalho durante a atividade de ensino através de vídeos, imagens e sons, para não mencionar o facto de o ajudarem e não sobrecarregar a sua voz, dando-lhe tempo para fazer pequenas pausas durante suas explicações.

5) ERRO: DEMASIADAS EXPLICAÇÕES.

Impulsionado por muito entusiasmo, muitas vezes caí nesse erro, tomando lições sem momentos intermediários de descanso ou dedicando-me a atividades práticas que permitissem que você se "desligasse" por alguns minutos.

Se você sabe que tem que lidar com tópicos longos e complexos, pode pensar em construir lições eliminando deliberadamente algumas partes, especialmente se for retomada no dia seguinte.

CONSTRUA LIÇÕES EM QUE VOCÊ CRIE PARA TODOS OS SUSPENSOS, EXPLORANDO O EFEITO ZEIGARNIK NOVAMENTE.

Se você pode deixar espaço para o movimento entre uma aula e outra, é eficaz para distrair as crianças e garantir uma boa recuperação mais tarde.





6) ERRO: LIÇÕES POUCO CLARAS.

Entregas não claras produzem distração, porque elas levantam novos pedidos de explicações que se transformam em uma série de perguntas não apenas para o professor, mas também entre os alunos.

Tenha cuidado ao sugerir perguntas, se perceber que muitas crianças do grupo estão começando a fazer perguntas sobre como elas devem fazer o trabalho, você provavelmente precisará reformular as perguntas.

Dedicado mais atenção às crianças que geralmente tendem a se distrair, pedindo-lhes para repetir o que entenderam, se a criança que normalmente é mais distraída terá entendido corretamente, você terá pouco para se preocupar.





As palavras de ordem para as lições bem feitas são apenas três:

-Apresentá-los em voz alta;

-Clareza e precisão nas entregas e nos tempos de trabalho;

-Repita-as várias vezes e verifique sua eficácia fazendo perguntas.

Na rotina diária, esses erros podem ser facilmente cometidos, melhor mantê-los em mente e evitá-los, o simples fato de não cometê-los aumentará o limiar de atenção.

Use tempos e métodos diferentes para estimular a atenção de seus alunos, o segredo é  VARIAR A QUALIDADE E FREQUÊNCIA DA ESTIMULAÇÃO e lembre-se disso;

A MELHOR BASE NA ATENÇÃO É VOCÊ .




Compartilhe com seus amigos !!!!





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.