Primeiros Socorros para Queimadura de Água Viva



Primeiros Socorros para Queimadura 
de Água Viva

Os sintomas de uma queimadura de água viva são dor forte e sensação de queimadura no local. Caso essa dor seja muito intensa, deve-se ir ao pronto socorro mais próximo.

No entanto, nem todos os casos necessitam de assistência médica. Maior parte das pessoas que sofrem estas queimaduras, se as tratares corretamente, podem não necessitar de ir ao hospital.

Primeiros Socorros para Queimadura de Água Viva

1. Retirar os tentáculos





Os tentáculos da água viva devem ser retirados utilizando uma pinça ou palito de picolé, por exemplo, e a própria água do mar, porque a água doce pode estimular os tentáculos existentes a liberar mais veneno.

2. Aplicar vinagre

Aplicar vinagre diretamente no local atingido por 30 segundos, ajuda a neutralizar o veneno da água viva. Em nenhum caso se deve aplicar urina ou álcool na região pois podem agravar a irritação.

3. Colocar o local em água quente

Colocar a região afetada em água quente por cerca de 20 minutos, ajuda a aliviar a dor e a inflamação.

4. Aplicar compressas de água fria

Depois de adotar as medidas anteriores, se a dor e o desconforto se mantiverem, podem ser aplicadas compressas de água fria na região queimada.

A dor e o desconforto normalmente melhoram após 20 minutos, no entanto, pode ser necessário até 1 dia para que a dor desapareça completamente. Nesse período, é recomendado tomar analgésicos ou anti-inflamatórios, como Paracetamol e Ibuprofeno.





No caso de a dor durar mais de 1 dia ou surgirem outros sintomas como vômitos, náuseas, câimbras musculares, dificuldade para respirar ou sensação de bola na garganta é recomendado ir imediatamente ao hospital para avaliar a necessidade de fazer o tratamento com antídoto ou antibióticos, por exemplo.




O QUE NÃO FAZER QUANDO FOR QUEIMADO

- Não aplique urina, refrigerante, pasta de dente ou outros produtos na queimadura.

- Além de não provocarem efeitos positivos, crenças populares podem agravar o problema.

- Evite lavar a área com água doce. A água pode aumentar a área afetada pela toxina liberada pelo animal.

- Não coce a região da pele que foi atingida




-Não tente mexer em uma água-viva, mesmo que ela pareça já estar morta. As células venenosas do animal podem demorar horas para morrer.


Como cuidar da queimadura

O mais importante nos dias após a queimadura da água viva é aplicar compressas geladas na região para aliviar a dor e a inflamação, porém, caso surjam pequenas feridas na pele, deve-se também lavar o local 2 a 3 vezes por dia com água e sabão de pH neutro, cobrindo com uma ligadura ou compressas esterilizadas. Veja também remédios caseiros que podem ajudar a tratar a queimadura.

No caso de as feridas demorarem para cicatrizar, pode ser necessário consultar um clínico geral ou dermatologista para iniciar o uso de uma pomada antibiótica, como Nebacetin, Esperson ou Dermazine, por exemplo.

Drª. Aleksana VianaDermatologista

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.