Renovação energética em nossas vidas: Elimine o velho, doe o que não usar mais e respire o ar puro da mudança.



7 Categorias de objetos de que é melhor se desfazer em 2019.

Elimine o velho, doe o que não usar mais e respire o ar puro da mudança.

Dizem que a coisa mais importante a se fazer antes da virada do ano é pagar as contas e eliminar as coisas velhas. 

Agora que 2019 já começou, chegou a hora de revisar tudo que temos guardado há algum tempo e que não usamos mais. 

Além de uma grande renovação energética, dessa forma podemos ajudar outras pessoas que podem precisar de alguns objetos que estão encostados em nossos armários há muito tempo.





Fizemos uma seleção de objetos, separados em categorias, que vale a pena eliminar ou doar nesse ano novo. Confira!

1. Papéis

Eles vão se acumulando por pura preguiça. Poucas pessoas revisam frequentemente as faturas e os documentos. Em geral, é sempre mais fácil ir colocando tudo em estantes altas, sem precisar pensar no que é e no que não é relevante.

Faturas antigas

Manuais e garantias de produtos

Contas e boletos

Revistas e postais velhos

Documentos e certificados desnecessários.





Como evitar isso? Não guarde os papéis que você não vai precisar, jogue fora imediatamente. Muitos manuais, por exemplo, podem ser encontrados em versões eletrônicas. Separe apenas uma gaveta para documentos que você precisa olhar sempre. E crie o hábito de sempre checar a sua mochila ou a sua bolsa para eliminar papéis desnecessários, como faturas de supermercado.

2. Alimentos e remédios vencidos

Eles aparecem porque nos esquecemos deles. Não podemos lembrar a data de validade de todos os produtos e remédios, e olhar esses detalhes leva tempo.

-Remédios

-Especiarias

-Cereais

-Cosméticos.

Como evitar este problema? Revise regularmente os lugares onde você armazena esses objetos. Pelo menos uma vez por mês. Esses controles regulares podem te motivar a cozinhar pratos diferentes, ou tentar outros tipos de tratamento de beleza.

3. Artigos quebrados ou danificados





Eles aparecem porque as coisas quebram e isso é normal, o que não é normal é não conserta-las. Uma cafeteira quebrada, um sapato com o salto quebrado ou um aparelho eletrônico velho. Se você não consertar tudo isso na hora, pode esquecer.

-Roupas e sapatos que precisam de conserto

-Eletrodomésticos que não funcionam

-Guarda-chuvas, objetos de decoração e acessórios quebrados.

Como evitar este problema? Estabeleça um tempo específico para consertar alguns objetos. Se não conserta-los, você não vai mais fazer isso. Então, é melhor descartar ou doar.

4. Presentes desnecessários

Eles aparecem porque hoje em dia damos e recebemos presentes demais. Muitas vezes, recebemos coisas que sabemos que não vamos usar, mas as guardamos mesmo assim.

Como evitar isso? Para evitar o acúmulo de objetos e presentes, peça aos seus familiares que não deem qualquer coisa. Faça uma lista de presentes para o seu aniversário para ganhar apenas o necessário e evitar o acúmulo de objetos que você não vai usar.





5. “Um dia eu uso”

Elas aparecem pela expectativa de um futuro melhor. Sempre vivemos na expectativa de que algo bom possa acontecer, e nos preparamos para isso. Muitas vezes compramos coisas que lá no fundo sabemos que nunca terão a sua vez.

-Roupa que não é do nosso tamanho

-Roupas e sapatos de outra temporada

-Objetos que guardamos para visitantes ilustres

-Roupas que esperamos usar no futuro (por exemplo, o vestido dos nossos sonhos).

Como evitar? Compre apenas o que você precisa. Não se deixe enganar pelas ofertas e não acumule coisas de maneira desnecessária.






6. Coisas relacionadas com as nossas memórias

A causa do acúmulo desses objetos é o desejo de manter o maior número de lembranças possível. Com o tempo, esses objetos vão parar no fundo da gaveta e as pessoas e os eventos do passado se tornam menos significativos.

Uma comida típica ou uma festa nacional ficam mais tempo na nossa memória do que um ímã de geladeira. As experiências são sempre o mais importante em uma viagem.

-Cartas velhas

-Presentes de ex

-Brinquedos de infância;

-Entradas para exposições, museus e cinema.

Como evitar? Se algumas coisas são realmente importantes para você, então tenha uma caixa ou uma pasta para colocá-las. A regra principal é ter apenas um lugar para esses objetos. Com o passar do tempo, alguns objetos perdem o valor e outros podem substituí-los.





7. Coisas que “nunca se sabe”

Essas coisas aparecem ou por exagero ou pelo medo da escassez. Hoje em dia quase tudo pode ser comprado, consertado e substituído. E tudo é quase sempre bem acessível. Você não precisa guardar tudo apenas porque algum dia aquilo pode ser útil.

-Peças de troca

-Botões velhos

-Latas e caixas vazias

-Coisas para o passatempo que não nos empolgam.

Como evitar? Você nem sempre vai conseguir resistir, mas lembre-se de que você não vive uma situação crítica em que tudo deve ser armazenado. Você sempre pode sair para comprar, pedir para um amigo ou mesmo para um vizinho.

O que fazer com as coisas desnecessárias?

É preciso jogar fora tudo que for desnecessário? Claro que não. Existem muitas maneiras de dar um bom fim a elas sem precisar jogá-las no lixo.

-Levar coisas antigas para orfanatos, abrigos e ONGs. Jaquetas com o zíper quebrado podem ser usadas tanto por outras pessoas como por animais, por exemplo.

-Entregar livros e revistas para bibliotecas públicas. Se quiser, procure sites de colecionadores; com certeza eles ficarão muito felizes.

-Dar uma segunda vida a objetos desnecessários. Você pode encontrar muitos sites que ensinam como consertar objetos.





-Se quiser, venda algumas coisas. Você pode ganhar algum dinheiro e as pessoas vão ficar muito felizes por poder comprar algumas coisas em bom estado a um preço mais baixo.

Por que é importante se desfazer de objetos que estão encostados?

-Você terá mais espaço e vai até conseguir respirar melhor. Além disso, a limpeza vai se transformar em uma atividade muito mais fácil.

-Algumas lembranças nos deixam presos no passado. Deixe espaço para o novo na sua vida.

-Eliminar coisas velhas é muito motivador. Você sente que ganhou uma nova vida. É uma maneira de você começar a economizar dinheiro para aquele sonhado vestido que não cabia no seu armário, por exemplo. 

Todas as mudanças são boas: mudar de casa, de trabalho, de bairro, de cidade e até mesmo de país.

Lembre-se de sempre deixar um espaço para a sua criatividade. Elimine o velho, doe o que não usar mais e respire o ar puro da mudança.

Fonte : Incrivel.club


Compartilhe com seus amigos !!!






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.