Rompimento de barragem em Brumadinho acontece três anos depois de tragédia em Mariana




Barragem da Vale rompe em Brumadinho e causa novo desastre ambiental em MG


O rompimento da barragem em Brumadinho , em Minas Gerais, na tarde desta sexta-feira acontece pouco mais de três anos da tragédia em Mariana. No dia 5 de novembro de 2015, uma barragem da empresa Samarco rompeu, destruiu o distrito de Bento Rodrigues e deixou 19 mortos , entre moradores e funcionários da empresa. Esse foi o maior desastre ambiental da História do Brasil, de acordo com o Ibama.


                Paracatu de Baixo é um dos cinco distritos arrasados pelo mar de lama Foto: Douglas Magno / AFP






Naquele 5 de novembro, o rompimento da barragem de Fundão aconteceu por volta das 16h, provocando o vazamento de 62 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de minério, o equivalente a dez lagoas Rodrigo de Freitas. A avalanche de lama levou somente 12 segundos para devastar o distrito de Bento Rodrigues, que teve cerca de 80% de suas 257 construções destruídas. O vazamento, considerado o maior de todos os tempos em volume de material despejado por barragens de rejeitos de mineração, provocou também a poluição do Rio Doce e danos ambientais que se estenderam aos estados do Espírito Santo e da Bahia. Ao todo, 39 cidades foram afetadas e 11 toneladas de peixes foram mortos. A tragédia em Minas ganhou destaque na imprensa internacional à época .


Nas cidades onde estão instaladas empresas desse tipo, é comum que haja sirenes de emergência para alertar a população em caso de algum acidente. No caso de Bento Rodrigues, distrito mais próxima à barragem e devastado pela lama, não havia esse sistema de emergência. Segundo a Samarco, o seu plano de contingência foi apenas ligar para os líderes comunitários alertando para a tragédia. No entanto, reportagem do GLOBO de 7 de novembro de 2015 revelou que, além do plano de ação de emergência da empresa ter sido precário, os moradores não teriam recebido qualquer informe da empresa sobre o acidente ou orientações para deixar a área.







Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens.  "A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade", disse a empresa em nota. A tragédia ambiental de Brumadinho fez cair em 8% as ações da mineradora na Bolsa de Nova York nesta sexta-feira.


(  LEIA TUDO SOBRE A TRAGÉDIA DE MARIANA  )

Após a tragédia, a secretaria de Meio Ambiente de Minas suspendeu a licença da Samarco para exercer qualquer atividade no município de Mariana, e o início das investigações para apurar as causas e os responsáveis pela tragédia foi conduzido pelo Ministério Público estadual. Em agosto, reportagem da Reuters informou que a mineradora previa obter em 2019 todas as licenças necessárias para retomar sua produção de minério de ferro em Mariana .



          Imagem aérea mostra a destruição provocada pelo rompimento de duas barrages com rejeitos  
                              de mineração no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana Felipe Dana / AP






Inicialmente, o Ministério Público costurou um acordo com a empresa, estipulando o pagamento de indenização mensal de um salário mínimo para cada família atingida pelo acidente. A Samarco ainda foi multada pelo Ibama em R$ 250 milhões e teve que pagar indenizações à União e aos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O acordo inicial previu ainda o pagamento de R$1 bilhão para reparar os danos provocados à cidade de Mariana, e desde então também foram estabelecidas pela Justiça novas indenizações a outras cidades ou atividades diretamente afetadas.

TRAGÉDIA EM MINAS GERAIS


         Barragem rompida: governo de Minas confirma à Vale que houve mortes Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

 fonte: O globo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.