10 sinais de desequilíbrio hormonal para não ignorar.


10 sinais de desequilíbrio hormonal para não ignorar.

Muitos dos problemas que ocorrem no organismo podem surgir devido a uma alteração hormonal, por isso é importante consultar um médico diante destes indícios.

A atividade hormonal desempenha um papel primordial na saúde, já que é a que regula atividades importantes como o crescimento, o metabolismo a função sexual, dentre outras. Apesar de não considerarmos, os hormônios são os responsáveis por controlar muitas das mudanças físicas e psicológicas pelas quais passamos em diferentes etapas da vida. Por isso, qualquer desequilíbrio hormonal pode conduzir ao desenvolvimento de doenças e problemas que influenciam negativamente a qualidade de vida.

O agravante é que muitos não procuram tratamento, pois consideram que seus sintomas se devem a transtornos de saúde mais comuns.

Nesse sentido, é especial que todos conheçam os sinais de alerta que se manifestam quando há desequilíbrios desse tipo.





A seguir queremos repassar os 10 mais comuns para que todos fiquem ligados. Então, muita atenção!

Possíveis sintomas de um desequilíbrio hormonal

1. Ganho de peso


Ganhar quilos de forma contínua e inexplicável nem sempre é culpa de uma alimentação cheia de produtos gordurosos e açucarados.

Em alguns casos as pessoas mantêm uma boa alimentação, mas não conseguem perder medidas porque sofrem de um desequilíbrio hormonal.

O aumento nos níveis de cortisol, o conhecido “hormônio do estresse“, está relacionado com a tendência a acumular mais gordura em certas partes do corpo.





2. Insônia

Muitos fatores e hábitos influenciam os transtornos do sono, mas não é demais considerar que podem ocorrer devido a desequilíbrios na atividade hormonal.

Nestas situações devem ser tomadas medidas estritas que permitem aumentar os níveis de melatonina e serotonina.

Muitos especialistas sugerem praticar ioga e consumir alimentos ricos em triptofano para ter uma melhor qualidade de sono.

3. Estresse crônico

As mudanças de humor e principalmente o estresse esgotam as funções suprarrenais, o que causa uma redução nos níveis de progesterona e outros hormônios vitais.

Uma dieta rica em alimentos com triptofano e a prática de técnicas de relaxamento são chaves para superar este problema.

4. Sudorese excessiva

As mulheres na etapa da menopausa experimentam uma incômoda falta de ar e sudorese noturna devido a diminuição na produção de estrogênios.

Ambos os problemas também podem ocorrer em idades mais precoces por conta de descontroles hormonais e deficiência de nutrientes.

Dessa maneira, é importante consumir alimentos com fitoestrogênios e isoflavonas para amenizar esses efeitos negativos.





5. Diminuição da libido



O androgênio é um hormônio que se secreta tanto em homens quanto em mulheres para controlar seu apetite sexual.

Sua diminuição causa a perda da libido e sintomas como o ressecamento vaginal.

6. Fadiga

Depois de uma noite ruim de sono ou por causa de uma alimentação pobre, é comum que surjam sintomas próprios da fadiga.

A preocupação deveria ser maior quando ocorre de forma contínua e sem razão aparente. Isso indica um aumento nos níveis de cortisol e diminuição na atividade hormonal que participa no nível energético.

7. Vontades constantes de comer


A ansiedade por comer doces e a necessidade de comer apesar de consumir as porções adequadas são indicadores contundentes de desequilíbrios hormonais.

Isso pode alertar para problemas com a glândula da tireoide e a liberação dos hormônios que regulam as funções metabólicas.

Em alguns casos pode ser eficaz diminuir o consumo de laticínios, açúcares e outros produtos cheios de substâncias estimulantes.





8. Depressão

Os quadros de depressão devem ser analisados minuciosamente, já que sua origem pode ter algo a ver com as mudanças hormonais bruscas.

Quando se determina que não tem uma origem clínica, é recomendável reforçar o consumo de nutrientes para restaurar a atividade hormonal que melhora o humor.

9. Transtornos digestivos

Nas atividades do trato gastrointestinal participam três hormônios: gastrina, secretina e colecistoquinina.

Eles desempenham a função de otimizar a digestão, controlar a inflamação e assegurar uma absorção adequada dos nutrientes.

Por isso, um desequilíbrio hormonal pode causar dores no abdômen, inflamação e outros transtornos digestivos comuns.

10. Queda de cabelo

As anomalias nos níveis de testosterona, di-hidrotestosterona e hormônio da tireoide podem levar à perda excessiva de cabelo.

Se nenhum tratamento mostrar efeitos positivos, é válido consultar um médico para examinar a atividade desses hormônios.

Assim sendo, o corpo sempre nos envia sinais importantes quando algo está mal.

Apesar de não estarmos acostumados a sofrer com estes problemas, sempre é melhor fazer exames periódicos para determinar que não estão acontecendo por um problema mais grave.

Fonte: Melhor com saúde


Compartilhe com seus amigos !!!


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.