17 pequenas coisas para fazer todos os dias e se tornar mais inteligente.


17 pequenas coisas para fazer todos os dias e se tornar mais inteligente.

A inteligência é flexível e há várias atividades para alavancá-la. Para um pensamento inteligente você precisa dessas 3 coisas:

1-Ser treinado em processos de pensamento;

2-Ter muitas informações;





3-Focar em um problema ou ideia.

Por exemplo, Thomas Edison foi capaz de pensar na lâmpada porque:

1-Ele tinha seu pensamento lógico treinado;

2-Ele sabia muito sobre engenharia elétrica;

3-Ele estava focado em resolver um problema.

Aqui estão algumas coisas para você fazer todos os dias para ajudar a sua mente a pensar inteligente.

1. Beba dois copos de água dentro de 30 minutos após acordar

Passar horas adormecido deixa seu corpo desidratado. A água é necessária para filtrar e balancear os fluídos. 

Dois copos cheios de água são suficientes para compensar o déficit de fluído que você gerou ao dormir. Estudos realizados em crianças (estudo 1, estudo 2) mostraram que beber muita água aumenta suas habilidades para completar tarefas mentais. Certifique-se de não deixar seu cérebro desidratado logo no começo do dia.





2. Leia o resumo de um livro durante o café da manhã

Ler livros é ótimo, mas algo mais curto é mais adequado para o café da manhã. Em vez de ler novos artigos que têm pouco impacto na sua vida/inteligência, leia resumo de livros best sellers. Você pode encontrá-los:

-Buscando no Google o título do livro mais a palavra resumo, por exemplo “A Arte da Guerra resumo”
-Usando sites como o Blinkist ou getAbstract





3. Ouvir podcasts/audiobooks estimulantes durante o trajeto ao trabalho

Mesmo se você gastar apenas 10 minutos na bicicleta como eu, carregue seu celular com um áudio intelectualmente estimulante. Aqui estão algumas boas opções:

-TED talks (o app deles permite que você faça um pré-download do áudio, assim você não acaba com seu 3G)

-Blinkist tem alguns resumos em forma de áudio

-Comprar audiobooks

-Ouvir podcasts dos seus autores preferidos

4. Beber chá verde durante o trabalho

Enquanto a cafeína deixa muitas pessoas ansiosas, o chá verde (especialmente em pó) contém L-teanina. Esse aminoácido causa um aumento nas ondas alpha cerebrais do cérebro. Na prática, isso significa que onde o café causa ansiedade, um chá verde de alta qualidade gera uma concentração relaxada sem induzir ao sono. Esse também é o motivo da L-teanina ser disponibilizada como suplemento para auxiliar no relaxamento e melhorar a saúde cardiovascular.

5. Tire sonecas durante o dia

Tirar uma soneca ajuda a sua mente a se refrescar. Tem sido comprovado que cochilar aumenta a velocidade do aprendizado. Sua mente tem um ritmo que determina quando você fica sonolento e quando precisa dormir.

As pessoas se sentem mais sonolentas do que o habitual entre o meio dia e 16h. Esse é o momento perfeito para tirar uma soneca, o que irá aumentar seu estado de alerta e produtividade pelo resto do dia. Pessoalmente, eu tenho tido bons resultados com uns cochilos depois de um dia de trabalho (por volta das 18h).

6. Não consuma açúcar durante o dia

Na verdade, se você puder cortar o consumo, melhor. Mas, se você não consegue fazer isso por qualquer razão, apenas certifique-se de não consumir quando precisar se concentrar. A variação de altos e baixos índices de açúcar no sangue não é recomendável se deseja que seu cérebro funcione de forma inteligente. Uma boa alternativa são os ácidos graxos. Tente substituir a sobremesa doce do almoço por algo mais nutritivo como peixe ou ovos.





7. Veja suas redes sociais apenas algumas vezes ao dia

O cérebro se adapta às informações que você passa para ele. Se você o bombardeia com informações que não são estimulantes e que variam muito, sua concentração será destruída. Mantenha seu cérebro funcionando em alta performance alimentando-o com coisas estimulantes.  Se você sente que precisa procrastinar, tome seu tempo.

8. Jogue ao invés de ver séries ou filmes

Assistir à TV é uma atividade passiva. Seu cérebro está consumindo informação, sem processar ou interagir com ela. Substitua ou complemente com um jogo envolvente. Um estudo de 2014 mostrou que até mesmo um simples jogo como Super Mario tem um impacto visível na plasticidade cerebral (flexibilidade). Outra peça da pesquisa feita pela Forbes mostrou o mesmo. Ative seu cérebro como pode, em vez de deixá-lo passivo.


9. Leia um livro ao invés de assistir à TV

Assim como jogar ao invés de assistir TV, ler um livro é um exercício para o cérebro. Enquanto assistir vídeos de entretenimento é um consumo de informação passiva, ler um livro faz com que seu cérebro fique ativo para construir imagens mentais do que você está lendo.

10. Programe um pouco

A programação é uma ótima forma para aprender a pensar logicamente. O código usado pode ser difícil de aprender mas com sites grátis, como o Codeacademy e as plataformas grátis/pagas como Udemy, é uma forma fácil e divertida de aprender. Considere isso como o próximo nível dos puzzles. Como um bônus, aprender a programar no seu tempo livre aumenta a sua empregabilidade no mercado de trabalho.





11. Assista TED talks enquanto cozinha

Preparar o jantar é um ótimo momento para recuperar o atraso de alguns avanços da Tecnologia, Educação e Design (ted.com). Ele transforma o que poderia ser uma hora chata em algo produtivo e estimulante. É como assistir às notícias, só que você estará assistindo às personalidades individuais mais inspiradoras falando sobre seus trabalhos.

12. Faça alguns exercícios simples durante o dia

O corpo e a mente são fortemente conectados. A aptidão física ajuda o cérebro a funcionar bem. No entanto, você não precisa ir à academia todo dia para se beneficiar disso (apesar de poder, é claro). Fazer uns levantamentos durante o dia e caminhar ou subir algumas escadas já têm um grande efeito. Tente fazer algum exercício físico a cada hora, ou ao acordar alongue-se um pouco e estique todos os seus músculos o quanto puder por 5-10 segundos.

13. Converse com alguém mais inteligente do que você

Hábitos são socialmente contagiantes. É bastante conhecido o fato científico de que a obesidade, por exemplo, se espalha através das redes sociais. Os hábitos e padrões de comportamento daqueles que você convive se espelham em você. Conviva com pessoas mais inteligentes do que você a fim de se beneficiar desse contato.

14. Converse com pessoas que discordam de você

Entre em discussões (amigáveis) com pessoas que discordam de você sobre algum tópico. Argumentar com elas lhe permite:

-Afiar seus argumentos;

-Ser convencido de que está errado.

Em ambos os casos, você sai ganhando. 

No primeiro caso você convence a outra pessoa, e no segundo você aprende com isso.





15. Saia para caminhar ao ar livre

Sair para caminhar na natureza traz inúmeros benefícios:

-Há mais oxigênio, já que as plantas produzem;

-A mente humana se acalma quando está cercada por plantas;

-Caminhar ajuda a circulação sanguínea.

Caminhar no parque na hora do almoço pode ajudá-lo a trabalhar de forma mais inteligente durante o resto do dia.

16. Tenha um caderninho de anotações

Grandes mentes como Leonardo Da Vinci sempre carregavam um bloco de anotações. Eles anotavam ideias, esboços e questionamentos para revisar depois. Ter um pequeno caderno com você, e escrever as coisas que achar interessante é algo que pode ajudar a treinar a sua curiosidade e pensamento lógico.

17. Reserve 10 minutos no fim do dia para planejar o amanhã

Planejar o dia seguinte antes que ele comece é uma boa estratégia. Isso lhe permite trabalhar de forma mais produtiva. Muitas pessoas vivem ocupadas, mas não são realmente produtivas. A melhor parte de ser inteligente é saber que trabalhar duro é inferior a um trabalho inteligente. Escolha as suas batalhas com antecedência.

Felizmente, a inteligência é algo que pode ser treinada, por isso, invista nessas atividades, estude, questione-se, tenha hobbies, acredite no seu potencial, e principalmente: não trabalhe duro, trabalhe inteligente!

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Compartilhe com seus amigos !!!




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.