As 5 substâncias mais viciantes do mundo e como elas afetam seu cérebro.


As 5 substâncias mais viciantes do mundo e como elas afetam seu cérebro.

Quais são os medicamentos mais viciantes? Responder a essa questão depende de vários fatores, como a acessibilidade, o grau de prazer, o dano que pode causar e a síndrome de abstinência causada pela substância em questão. 

Um grupo de cientistas queria analisar todos esses critérios e encontrou dados muito interessantes publicados em 2007 no The Lancet.

Os especialistas, liderados por David Nutt, classificaram as cinco substâncias mais viciantes do mundo, respondendo a diferentes fatores.





5. Álcool

Embora legal, os especialistas avaliaram essa substância com um nível de dependência de 1,9 de 3. 

O álcool tem muitos efeitos no cérebro. Em experimentos de laboratório em animais, os níveis de dopamina aumentaram no sistema de recompensa do cérebro em 40-360%, e quanto mais animais bebiam, mais os níveis de dopamina aumentavam.

Está provado que cerca de 22% das pessoas que beberam desenvolverão dependência de álcool em algum momento de suas vidas. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que 2 bilhões de pessoas consumiram álcool em 2002 e mais de 3 milhões de pessoas morreram em 2012 devido a danos corporais causados ​​pelo consumo de álcool. O álcool também foi classificado como a droga mais prejudicial por outros especialistas.

4. Barbitúricos

Esta droga, também legal e que é prescrita medicamente para tratar a ansiedade e induzir o sono, interfere na sinalização química do cérebro. 

Em doses baixas, causam euforia, mas em altas doses eles suprimem a respiração e podem ser mortais. 

Porque outros medicamentos tomaram o seu lugar para tratar esses distúrbios, seu consumo caiu. Os cientistas vêem isso como prova de que a disponibilidade da substância é um critério fundamental para medir sua incidência. 





3. Nicotina 

A nicotina é o principal ingrediente viciante do tabaco. Quando alguém fuma um cigarro, os pulmões absorvem rapidamente a nicotina e a enviam para o cérebro. Painéis de especialistas liderados por Nutt avaliaram a nicotina (tabaco) como a terceira substância mais viciante.

A nicotina, como foi testada em animais, faz com que os níveis de dopamina no sistema de recompensa do cérebro aumentem em 25-40%.

A OMS estimou que o tabaco matará 8 milhões de pessoas até o ano 2030. 

2. Cocaína

A cocaína interfere diretamente no uso da dopamina no cérebro para transmitir mensagens de um neurônio para outro.

Em essência, a cocaína impede os neurônios de desativar o sinal da dopamina, o que resulta em uma ativação anormal das vias de recompensa do cérebro.

Em experimentos com animais, a cocaína causou o aumento dos níveis de dopamina em mais de três vezes o nível normal.

A cocaína crack é a terceira droga mais nociva, segundo especialistas, enquanto a cocaína em pó é a quinta. Estima-se que 21% das pessoas que experimentam esta substância se tornam dependentes. 





A cocaína age de maneira semelhante à metanfetamina, que é um problema crescente à medida que se torna mais disponível. 

1.- A heroína 

Os especialistas classificaram a heroína como a droga mais viciante, dando-lhe uma pontuação de 3 de 3.

A heroína é um opiáceo que faz com que o nível de dopamina no sistema de recompensa do cérebro aumente até 200% em animais experimentais.

Além de ser possivelmente a droga mais viciante, a heroína também é perigosa porque a dose que pode causar a morte é apenas cinco vezes maior do que a dose necessária para sentir os efeitos.

Fonte :Bles 

Compartilhe com seus amigos !!!


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.