Brasil fica em penúltimo em pesquisa sobre simpatia de vendedores



Brasil fica em penúltimo em pesquisa sobre simpatia de vendedores – 

Pesquisa aponta que 79% dos funcionários sorri ao ver um cliente entrar na loja. Na Irlanda, país que ficou em primeiro lugar, o percentual é 97%.

Esse ambiente de preocupação na economia parece que tem contaminado o humor do pessoal que trabalha no comércio no Brasil.





“Aqui tem uma esfiha tão boa, tão boa, tão boa, que dá até dó de vender” – a esfiha pode até ser uma delícia, mas o anúncio é melhor ainda. Só assim mesmo pra tentar vencer o marasmo. É que tá ruim o negócio… Literalmente!

“Tá muito difícil. Você tem que reduzir sua margem assustadoramente pra não perder os seus clientes”, afirmou a empresária Patrícia Gabriel.

E, pelo jeito, quando reduz a margem de lucro, reduz também a de felicidade. Porque o vendedor brasileiro tem recebido os clientes de um jeito, digamos, cada vez menos alegre.


Muitas vezes, quando um cliente chega numa loja, ele lê a seguinte mensagem na parede: “sorria, você está sendo filmado”. Só que em alguns casos, a plaquinha que tá faltando para o vendedor dentro é outra: sorria, ponto. Parece óbvio alguém que está querendo vender alguma coisa dar um simples sorriso para um cliente que chega. Mas na pesquisa do vendedor simpático, o brasileiro ficou na penúltima colocação.





Quem diria… O país com fama de ter riso frouxo, hoje só tem vendedores mais sorridentes que o recatado Japão. Na pesquisa, que foi feita em vários países do mundo, 97% dos vendedores irlandeses estão rindo de bobeira quando chega cliente. No Brasil, só está na cara de 79% dos funcionários.

Está achando que nem é um resultado tão ruim assim? A coordenadora da pesquisa discorda.

“De dez clientes que entraram na loja, dois não foram recebidos com sorriso. Isso é grave. Parece um número pequeno, mas não, se a gente multiplicar isso, quantos entram, quantos clientes entram nas lojas por dia, é um número bastante preocupante”, afirmou Stella Susskind, coordenadora da pesquisa no Brasil.

“Eu posso até comprar se eu estiver precisando muito, mas eu não voltaria mais por conta da má recepção”, disse o bancário Eduardo Bitencourt.

FONTE: JORNAL NACIONAL

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39 comentários:

  1. Pesquisinha mequetrefe! Isso não é verdade! Quem fez essa pesquisa acho que nunca saiu desse país, em vários países do mundo, se você pede mais de dois modelos para olhar, já parte o olhar fuzilador, isso quando não parte a pergunta...mas vc pretende levar? Ridículo!

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  2. Nunca foram nos Países da Europa, como por exemplo Portugal.

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    1. Tem a certeza? É estranho dizer isso, quando a maioria dos brasileiros que visitam Portugal e decidem ficar cá, dizem exatamente o contrario... Mas como não somos todos iguais, talvez a simpatia tivesse sido reciproca.

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    2. Eu trabalho directamente com o público e muitos dos clientes que atendo são brasileiros e posso dizer claramente que todos,mas todos eles me disseram o mesmo "Nossa, vocês portugueses são tão simpáticos...quem dera que as atendentes no BR fossem assim iguais a vocês...a maioria só está interessada em ganhar o seu dinheiro e todo o resto que se dane."

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  3. O cretinismo é um é um acometimento da esfera da saúde mental.Somos atentos e devemos zelar pela melhor atenção e acolhimento aos que dele padecem;´que lhes subtrai das faculdades mentais o caráter.O que nos provoca,e ordinariamente nos deparamos e confrontamos em nossa sociedade é a figura execrável do falso cretino, indivíduos que omitem sua participação em malfeitos,seja individualmente ou dentro de uma categoria ou classe social.A população brasileira foi nocauteada por um golpe de estado em 2016 apoiado pelos patrões.A máquina do estado foi ocupada por eles, diretamente ou por representantes.O golpe foi dado para liquidar com as leis trabalhistas, a previdência social, etc.Esses patrões, falsos cretinos, que bateram panelas nas cidades pedindo o afastamento da presidenta e que agora bradam vitória, trinfais, com a aprovação de leis que desgraçam o presente e o futuro dos trabalhadores, que os submete a um regime de trabalho análogo ao de servidão, pagam jornalistas corporativos para fazerem matérias toscas e infames que acusam trabalhadores de mal desempenho. Consideramos o comércio de varejo o mais baixo e vil na escala de trabalho, o maior explorador do ser humano; que mais explora quem o serve, o mais ardiloso, o maior sonegador de impostos.

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    1. Volta Dilma. Nos 14 anos do PT o trabalhador era tratado com mais respeito e consideração. Só se degradou com a saída, injusta, da Dilma e do PT que só fizeram bem ao Brasil. Só com a volta do PT ao poder o Brasil poderá enfim se tornar próspero
      como Cuba ou a Venezuela, ou quem sabe como a Coréia do Norte.

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. Se realmente é ironia .. vc é cara ..
      Pois infelizmente .. tem que acredite que foi bom o império Ptista .. assim como os Castros e o verde >> que talvez fique Maduro>>>>
      Quanto ao kuchaichang ,, este é louco e pior que tem apoiadores pra KCT

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    4. Vem para a Argentina e VC verá o que é tratar mal o cliente.pesquisas sem fundamentos

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  4. Me poupe, se poupe, nos poupe.
    Agora façam a gentileza de pesquisar quantos clientes chegam com a cara entrufada, são grosseiros,querem bater boca por causa de normas da empresa com o vendedor que ta só fazendo o serviço dele,e ainda por cima são desrespeitos. Um sorriso é legal, mas ele vem de forma espontânea, quem pelo amor de Deus vai sorrir nessas condições???
    RECONHECIMENTO e RESPEITO com o próximo. Pronto.
    Trabalhem um dia nessa profissão que vocês vão entender.
    A questão é que...Gentileza gera gentileza.O ser humano está ficando cada vez mais des-humano e chato. Ponto final.

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    1. Oque é uma venda ?
      O poder de interferir no processo de indecisão da pessoa e induzir ao que eu quero.

      Então nosso dever é fazer um cliente satisfeito idenpende do humor ... esse é nosso dever ser humano e assim... Então vc não está na área certa, nem animal tem bom humor 🤙

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  5. Trabalho com consultoria de atendimento e acredito na pesquisa, pois vejo esse tipo de antipatia todos os dias. Tudo depende da motivação da equipe. Porém matéria de 2015... Bem antiga

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    1. Concordo..viajando pelo Brasil..com exceção,,,quase tudo muito ruim.

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  6. Eu moro em Curitiba, cidade que tem uma personalidade digamos, difícil. Você só consegue sorriso de alguém se vc já é cliente antigo e conhece os vendedores, fora isso, não tem jeito de sorrirem pra você no primeiro atendimento.. que pra mim é o atendimento que define se eu volto ou não aquele estabelecimento. Vendedor reclama que o mercado tá dificil, mas ele mesmo não facilita pra cativar os clientes. Normalmente você só vê alguam reação positiva quando você entra já decidido a comprar, do contrário , vc é tratado como pária.

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    1. Concordo com vc. Aqui em Curitiba parece que estão fazendo.um favor em atender o cliente.

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    2. acho que não é por aí, se todos que entrarem com a cara emburrada, e serem mal educados,é problema deles, façamos a nossa parte, sejamos cordiais, como queríamos que fossem conosco. Pronto.

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    3. Hoje em dia a maior dificuldade é encontrar pessoas que atendem ao público com simpatia, educação e disposição.

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  7. Santos é o pior atendimento que já recebi kkkk

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    1. Venha conhecer o Rio de Janeiro e mude imediatamente sua opinião.

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    2. O Rio de Janeiro deve ser o número 1 na pessimilidade no atendimento,

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  8. Sou vendedor e to cagando pra essa pesquisa

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  9. Sou vendedora e sempre abro um sorriso qndo o cliente chega atendo bem... Soh q tem clientes q já chegam com deboche uns experimentam as roupas e nem levam nada só pra tirar onda mesmo é foto. Umas chegam de cara amarrada aposto que foram essas q fizeram a matéria pq as outras sempre voltam

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  10. Pra mim o atendimento em geral em quase todos os setores é de ruim qualidade..e afeta o comércio em geral.

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  11. Tá mal essa pesquisa aí. Quantos países foram avaliados além do Brasil? Dois? Na maioria dos países os vendedores mal olham para tua cara...

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  12. Interessante que qm faz a pesquisa nao trabalha torrando no calor e nem pega bus nem anda espremido no bus nem come mal e paga altos impostos...pois os pesquisadores sao graduados.... E so ficam atras de computadores e salas gigantes com ar geladinho e central... O peao q se foda ne...alguem foi la perguntar pq os vendedores estao com cara de bunda e nao sorriem?..as lojas pagam salarios de fome..justica e feita qdo os dois lados sao consultados..duvido kkk normal..entao so importa o lado do cliente? kkk...ja sabia
    .

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  13. Professor Coruja. Tem pesquisa sobre o comportamento do cliente/ comprador? Pela minha observação, na maioria, ele não sorri, não cumprimenta, não pede, não agradece.

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  14. Visualizando os comentários de muitos vendedores, percebemos que realmente a pesquisa esta certa e tende a ficar pior, pois eles não entendem que isso são ossos do ofício e que o cliente que deveria chegar com uma cara melhor, não se preocupam em dar primeiro antes de receber, a pesquisa fala do primeiro contato e não depois, se a pessoa for grosseira e só agir de forma educada e deixa-lo ir!O cliente é que paga os salários dos vendedores é isso que eles deveriam pensar sempre!

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  15. Na verdade o brasileiro quer sair poxado pelo saco desde q sai de casa mas não retribui a gentileza de um bom humor ou um atendimento se babar no ovo e bom ser honesto e descente ja não e bom pode tera certeza disso.

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  16. Sempre procuro tratar bem aos vendedores, cumprimento e dirijo a palavra de maneira respeitosa, inclusive quando venho prestar reclamações sobre um produto defeituoso, pois mentalizo que ele (o vendedor/a) é uma pessoa, assim como eu mesmo, e procuro tratá-lo assim como eu gostaria que me tratassem, mas às vezes é difícil, pois a atitude de muitos faz parecer que eles estão lhe fazendo um favor, que você está incomodando, me lembro, há uns anos atrás quando estava na seção de verduras de uma loja dos supermercados "Dia", uma funcionária que pretendia abastecer uma das gôndolas me disse do nada "sai daí", como se eu fosse um moleque, a verdade é que eu não tenho culpa se a vida dela é uma merda e/ou se ela odeia o que faz...

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  17. se essa pesquisa chegar no norte o Brasil vai para último lugar, sou daqui e posso afirmar. rs

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  18. adoro o brasil estive ai de férias em janeiro somos sempre recebidos com sorrisos em todo lado mas na hora de fazer compras é verdade que de simpatia nada. mesmo.nao consigo perceber o mau atendimento .

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  19. Acho importante a aimpasim do vendedor sim , mas não devemos exigir isso, muitas vezes não há respeito nem educação pela parte do cliente ou até mesmo do empregador que obriga o vendedor a trabalhar depois do horário sem um adicional, nem mesmo um lanche , com um piso salarial nada digno da carga horária, já que metas não são alcançados pelo pouco movimento! O vendedor muitas vezes está estressado por tanta falta de reconhecimento e respeito! O comerciário tem que ser visto, são esquecidos pela sociedade e pelos políticos que não lembram da classe!!!

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