Canela-de-velho, uma planta milagrosa contra artrose, artrite e dores em geral.




CANELA-DE-VELHO, UMA PLANTA MILAGROSA CONTRA ARTROSE, ARTRITE E DORES EM GERAL.

Canela-de-velho

A canela-de-velho, Miconia albicans, é uma planta muito comum no Nordeste brasileiro. Pertence ao gênero botânico Miconia, da família Melastomataceae, que tem diversas contribuições na medicina popular. Vale a pena você conhecer e, se tiver alguma inflamação dolorosa, experimentar.

De que planta estamos falando?





A Miconia albicans é uma planta arbustiva (de 0,7 a 3 m de altura) também conhecida como quaresmeira-de-flor-branca, prima das outras quaresmeiras - de flor roxa e rosa - que já conhecemos. Mas, há outras plantas que são conhecidas como canela-de-velho portanto, é importante o nome científico para você saber o que está tomando. Para te ajudar na identificação correta, dê uma lida aqui.


Uma outra canela-de-velho é a Cenostigma macrophyllum Tul. var. acuminata ou caneleiro, árvore do Paraná.

A canela-de-velho (Miconia albicans) já é bastante estudada por suas propriedades medicinais e curativas assim como outras plantas do mesmo gênero.





Para além do uso popular já consagrado, você poderá conferir alguns links de estudos científicos sobre essa planta: pela ação analgésica, anti-inflamatória e anti-microbiana.


Seu uso para tratar doenças dolorosas como artrites, artroses e reumatismo tem ampla comprovação nas comunidades tradicionais da região nordeste.

Alguns estudos apontam também as suas propriedades terapêuticas no tratamento do Mal de Chagas pois afeta o Tripanossoma cruzis, causador desta doença.

Descrição da planta

Nome científico: Miconia albicans

Família: Melastomataceae

Nome popular: Canela-de-Velho





Partes usadas: Parte aérea da planta (folhas)

Princípio ativo: Flavonóides e compostos triterpênicos (ácido oleanólico e ácido ursólico)

Propriedades medicinais: Anti-inflamatória, analgésica (anti-nociceptivo), antioxidante, antimutagênica, antimicrobiana, antitumoral, hepatoprotetora, tônica digestiva

Tratamento terapêutico: Artrose, artrite reumatóide, fibromialgia, dores e inflamação das articulações, dores na coluna, bursite, redução de radicais livres, purificação do sangue, reumatismo, tendinite e muito mais





Uso do chá

O uso do chá de canela-de-velho é eficaz também para tratar dores resultantes de tendinites, torcicolos, bursites e outros processos inflamatórios, especialmente aqueles que são acompanhados de inchaço local.

Receita do chá de canela-de-velho

* Você vai precisar de 15 folhas da planta.

* Coloque as folhas na água (1 litro) e deixe ferver por 30 segundos - você deverá fazer uma decocção leve (quando se ferve a planta junto com a água, por um tempo determinado) - desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar uns minutinhos.

* Coe e tome duas xícaras por dia, antes do almoço e antes do jantar e o sobrante, outras duas xícaras, use para banhar as áreas doloridas. Algumas pessoas indicam que se pode tomar até 3 xícaras ao dia.

Refaça o chá diariamente

Para ter resultado você deverá tomar o chá, diariamente, por pelo menos 30 dias e, segundo as indicações, poderá seguir tomando até por mais 60 dias. Ou seja, o chá de canela-de-velho é um medicamento de uso prolongado e continuado.

O processo de tratamento difere de pessoa para pessoa - algumas pessoas, dependendo do estágio da doença, já obtêm bons resultados (a redução das dores) a curto prazo, 1 semana - porém, seus bons efeitos, para serem continuados, precisam de que você continue usando o chá, tanto para tomar quanto para banhar os locais inflamados e doloridos.

Fontes: caneladevelho.com.br e ppmac.org

Compartilhe com seus amigos !!!



9 comentários:

  1. Eu faço uso tem uns 2 anos. Existe tb o comprimido,mas para mim não funciona. Faço o chá e realmente alivia as dores.
    E Maravilhoso.
    Eu recomendo !!

    ResponderExcluir
  2. Sobre o aluminio na planta, qual a realidade?

    ResponderExcluir
  3. Eu tomo cápsulas, nunca nem vi a planta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em casa de produtos naturais vc encontra para comprar😉

      Excluir
  4. Eu fiz uso das folhas, para mim foi muito bom,também usei as cápsulas mas acho que as folhas do chá e melhor

    ResponderExcluir
  5. Eu faço uso da planta (folhas desidratadas na forma de chá). Fiquei curada. Inflamação nos joelhos, deficiência da cartilagem com diagnóstico cirúrgico p colocação de prótese.

    ResponderExcluir
  6. Eu tomo em capsulas..me sinto bem melhor..vou continuar tomando..e ótimo.

    ResponderExcluir
  7. Aqui no Tocantins e nativo tem demais nas zonas rural

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.