Cientistas revelam um sinal que distingue as pessoas inteligentes: falar sozinho.



Cientistas revelam um sinal que distingue as pessoas inteligentes: falar sozinho.

Os cientistas da Universidade de Bangor, Reino Unido, revelaram que falar sozinho nos ajuda a melhorar o controle sobre uma tarefa ou ação concreta e também pode ser indicativo de um nível mais alto de inteligência. Esta conclusão é resultado de uma pesquisa publicada pelos especialistas da citada universidade galesa no passado 3 de maio na revista digital The Conversation.

Para realizar a pesquisa, os pesquisadores apresentaram instruções escritas sobre uma tarefa a 28 participantes, aos que pediram que as lessem, quer em silêncio ou em voz alta, antes de realizá-las. Depois de medir o nível de concentração e resultados da atividade, os cientistas constataram que ambos os parâmetros melhoraram quando as instruções da tarefa tinham sido lidas em voz alta.





Os especialistas determinaram que falar sozinho amplia nosso monólogo interior, o que melhora nossos pensamentos, emoções e lembranças, bem como nos ajuda a planejar futuras ações.

O experimento explica, por exemplo, por que os atletas profissionais falam com eles mesmos durante as competições. Segundo uma dos pesquisadores, Paloma Mari-Beffa, falar sozinho é evidência de um alto funcionamento cognitivo da pessoa e que lhe permite se centrar melhor no que faz.


Ademais pensar sobre as suas opções em voz alta é útil, sobretudo quando você está precisando tomar uma decisão ou quando estiver entre a cruz e a espada e não sabe qual escolher. Também é um boa forma de buscar um pouco de ânimo e motivação para fazer certas coisas que você não quer fazer, mas que são necessárias.

O problema só chega quando a pessoa não se dá conta de que está falando sozinha e isso passa a acontecer de forma indiscriminada. Um pessoa que chega a este quadro desconsidera a existência de outros ao seu redor e, assim, se sente como se estivesse realmente sozinha, negando a presença dos demais.





Nesse caso e em outros quando a pessoa fala com suas vozes interiores, pode indicar um quadro de psicose, mas nos outros é totalmente normal, pois mesmo sozinho você sempre é uma ótima companhia para si mesmo. Mas lembre-se de falar com você sempre com respeito. E fique tranquilo, pois isso não é um sinal de loucura, senão de inteligência.



Compartilhe com seus amigos !!!






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.