Cirurgia reverteu Alzheimer: médico brasileiro fez memória voltar.


Cirurgia reverteu Alzheimer: médico brasileiro fez memória voltar.

O médico Rodrigo Marmo, com 35 anos, um neurologista brasileiro, conseguiu com sucesso reverter a doença de Alzheimer num doente de 77 anos (a família pediu para não revelar o nome). O doente sofria há 2 anos com a doença e ainda estava numa fase moderada de Alzheimer.

No dia 11 de Dezembro de 2015 foi feita esta cirurgia de Implante de Estimulador Cerebral Profundo no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, na Paraíba. Mesmo antes do Natal os equipamentos foram ligados.

Rodrigo Marmo diz que “na primeira semana o paciente apresentou resultados iniciais animadores” e ainda acrescentou “15 dias após a cirurgia o paciente volta a se lembrar de caminhos, o vocabulário melhora e ele fica mais atento às conversas”.





Antes desta cirurgia, Implante de Estimulador Cerebral Profundo, ser utilizada em doentes de Alzheimer foi utilizada para outra doença, o Parkinson. Em Toronto, no Canadá, onde o médico Rodrigo Marmo fez a sua especialização, já usaram esta técnica de forma experimental em 6 doentes de Alzheimer em 2008.


Nos EUA esta cirurgia já chamou a atenção e no total os dois países já fizeram a cirurgia em 42 doentes com sucesso. O médico brasileiro afirma “ela não é mais considerada experimental”.

Ele explica o procedimento desta cirurgia, na qual se inspirou nos estudos experimentais que ocorreram em Toronto quando lá estava: “Um marca-passo cerebral é implantado no paciente. Eletrodos, conectados a uma bateria presa no peito, dão pequenas descargas elétricas no cérebro, que estimulam o circuito da memória”. Passados 11 ou 15 dias depois da cirurgia ligam o equipamento e só aí começam a aparecer os resultados.

A cirurgia mesmo que revolucionária e importantes trouxe alguns entraves da justiça.





Ela é extremamente cara porque os materiais são importados, custa em vota de 200 mil reais, e o plano de saúde se recusou a ajudar nos custos da operação do homem de 77 anos. Para além disso a cirurgia ainda não tinha sido libertada pelo Ministério da Saúde. 

A ver que os medicamente já não estavam a fazer efeito a família levou o caso à justiça e teve sucesso e conseguiu que o convênio pagasse a cirurgia inovadora feita pelo médico especialista Rodrigo Marmo.

Mesmo assim o neurologista alerta para algo importante, a cirurgia do Implante de Estimulador Cerebral Profundo pode trazer muitas melhorias na qualidade de vida de um doente mas “não significa a cura do Alzheimer”.

Fonte: SuperInteressante


Compartilhe com seus amigos !!!




11 comentários:

  1. Gostaria de entrar em contato com ele. Meu pai sofre de Mal de Alzheimer há 2 anos e tem 87 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACREDITO QUE SEJA ESTE MÉDICO! BOA SORTE!
      https://www.doctoralia.com.br/rodrigo-marmo-da-costa-e-souza/neurocirurgiao-neurologista/joao-pessoa

      Excluir
  2. Gostaria de ter o contato dele tb porque minha mãe tem a mesma doença e tem apenas 62 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACREDITO QUE SEJA ESTE MÉDICO! BOA SORTE!
      https://www.doctoralia.com.br/rodrigo-marmo-da-costa-e-souza/neurocirurgiao-neurologista/joao-pessoa

      Excluir
  3. É so procurarem no hospital que ele fez o procedimento. Acho que conseguem o contato dele. Hospital Napoleão Laureano. Joao Pessoa PB

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Não é Fake, Eu inclusive liguei para o Hospital, apenas não liberada essa cirugia, se quiser saber mais , ligue como eu mesma fiz.
      http://informatudodf.com.br/2017/12/26/na-paraiba-medico-brasileiro-faz-cirurgia-que-reverte-alzheimer-memoria-voltando/

      Excluir
    2. EXATAMENTE, RENATA: NÃO É FAKE NEWS!!!
      http://g1.globo.com/pb/paraiba/jpb-1edicao/videos/v/neurocirurgiao-fala-sobre-cirurgia-para-frear-a-evolucao-do-alzheimer/4707938/

      Excluir
  5. Olá,
    Minha sofre de alzheimer,tem 84 anos,tem mais ou menos 8 meses que ela também não anda,eu só tenho medo de uma pessoa com essa idade tenha alguma reação ou que por ser no cérebro seja perigosa pra ela

    ResponderExcluir
  6. A notícia não é Fake, mas a cirurgia não tem sustentação científica. AINDA é experimental e os dados não são satisfatórios. Não se iludam, não criem falsas esperanças.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.