Como tirar bolor de roupa com dicas simples.



Como tirar bolor de roupa.

Existem várias formas para tirar bolor da roupa. Aprenda como resolver esse problema com produtos químicos e receitas caseiras

Já aconteceu com você de guardar aquela peça de roupa para um momento especial ou mais adequado e ela aparecer com pequenas manchas pretas? Isso acontece por causa da proliferação de fungos. Eles são prejudiciais à sua saúde, então fique atenta para tirar bolor de roupa o quanto antes.

Isso mesmo, o bolor na roupa é causado por fungos filamentosos, que gostam de se desenvolver em ambientes sem luz e com pouca circulação de ar, reproduzindo-se por esporos, que se espalham com facilidade.





Por isso é fundamental separar logo a peça danificada para a remoção, antes que todo o seu guarda roupa fique contaminado.

Perigos do contato com o bolor na roupa

Além de deixar a roupa com mau cheiro e um aspecto de sujeira e descuido, a contaminação por fungos pode trazer problemas para a sua saúde.

-Rinite alérgica: quem sofre com rinite alérgica sabe o quanto um ambiente contaminado com fungos pode ser prejudicial. É um forte gatilho para o início da crise, causando coceira nos olhos e no rosto, espirros, coriza, tosse, dor de cabeça e outros sintomas.

-Asma: assim como na rinite alérgica, a crise asmática pode ser desencadeada pelo contato com o bolor na roupa. Uma crise asmática é ainda mais perigosa, pois há grande probabilidade de falta de oxigenação.

-Sinusite: as chances de obstrução e inflamação das vias aéreas superiores são aumentadas na presença de agentes como fungos filamentosos, causando mal-estar, dor de cabeça severa, coriza e muitos outros sintomas.

-Maior risco de desenvolver doenças respiratórias: um estudo comprovou que a exposição ao mofo aumenta em 2,6% as chances de desenvolver doenças respiratórias como asma, bronquite, rinite e outras em pessoas saudáveis.

Não se preocupe porque aqui você vai encontrar diversas formas para tirar bolor de roupa de uma vez por todas.





3 Formas para tirar bolor de roupa

Seja como pequenos pontos pretos ou uma mancha mais desenvolvida (normalmente cinza e com bordas irregulares) a mancha de bolor não sai facilmente em lavagens tradicionais.

1. Bicarbonato de sódio

Grande aliado nas tarefas da casa, o bicarbonato de sódio é excelente para tirar bolor de roupa. Para isso, siga o passo a passo:

1-Em um recipiente, coloque 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;

2-Adicione uma colher de sopa de água com gás e faça uma pasta;

3-Esfregue na mancha e se o tecido permitir, use uma escovinha;

4-Mergulhe na água quente e retire quando estiver morna;

5-Esprema bem e esfregue novamente;

6-Lave a peça normalmente;

Serve também para roupa colorida.





2. Vinagre de álcool

O vinagre também é um poderoso alvejante e amaciante, deixando suas peças ainda mais bonitas. Siga o passo a passo para tirar bolor de roupa:

1-Coloque em um recipiente a quantidade necessária de vinagre de álcool puro, normalmente uma xícara;

2-Coloque a peça no tanque, com a mancha exposta;

3-Umedeça um dos panos e deixe o outro seco;

4-Com o pano umedecido no vinagre, esfregue a mancha,

5-Passe o pano seco;

6-Vá alternando até eliminar totalmente;

7-Lave normalmente;

Serve também para roupa colorida.





3. Vanish caseiro

Que tal uma versão caseira do famoso tira-manchas Vanish? Essa receita é para o produto concentrado, para usar em várias lavagens:

1-Em uma bacia, adicione um copo de bicarbonato de sódio, 140ml de água oxigenada vol.20 e 400ml de álcool;

2-Depois de misturar, adicione 100ml de vinagre branco e mexa com cuidado;
3-Adicione 400ml de sabão líquido para roupas;

4-Acondicione o produto em um recipiente com tampa.

Para usar:

1-Em uma bacia grande, coloque água morna e meio copo do produto feito para cada 4 litros;

2-Coloque a roupa com bolor e deixe de molho por 12 horas;

3-Depois desse tempo, esfregue bem e lave normalmente;

Esse produto pode ser utilizado para tirar bolor de roupa colorida.

Existem produtos no mercado que também são úteis para a remoção de manchas de bolor na roupa, como a água sanitária, o Vanish tradicional, sabão de coco (lembrando de quarar a roupa) e outros.

Como prevenir manchas de bolor na roupa





Melhor do que ter que tirar bolor de roupa, é evitar que elas apareçam. Para isso, bastam alguns passos a serem realizados rotineiramente, acabando com o ambiente propício ao desenvolvimento dos esporos. O cheiro também é incômodo, então também vale seguir para se livrar do odor do mofo.

-Deixe sua casa o máximo possível de tempo, aberta e arejada. A circulação de ar na casa faz com que o ambiente fique menos propenso ao desenvolvimento dos esporos, reduzindo as chances de mofo.

-A luz do sol é fundamental, tanto para retirar a umidade acumulada nas paredes e armários, como para iluminar o local, tornando o ambiente menos propício.

-Ao menos uma vez por mês, tire as roupas guardadas – edredons, casacos, cobertores e outros – e coloque para tomar sol ou ao menos arejar próximos a uma janela.

-Também uma vez por semana – pode ser durante aquele dia da limpeza geral – deixe as portas e gavetas dos guarda roupas abertas, fazendo com que o ar possa circular com mais facilidade.

-Deixe o guarda roupa longe da parede, pois o contato impede a circulação de ar e faz com que ambos acumulem umidade, proliferando fungos.

-Existem produtos no mercado para retirar umidade do guarda roupa, vale a pena investir neles e trocar uma vez a cada 15 dias.

Compartilhe com seus amigos !!



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.