Depressão pode acelerar deterioração mental e "envelhecimento normal", alertam estudos.


Depressão pode acelerar deterioração mental e "envelhecimento normal", alertam estudos.

A memória e as habilidades cognitivas se deterioram com o passar dos anos, mas agora os cientistas estão explorando os cérebros das pessoas vivas para ver se a depressão acelera esse processo. E o que eles acham é alarmante.

Depressão tem sido associada a problemas cognitivos e pode até afetar a doença de Alzheimer. Mas pouco se sabe sobre como a depressão pode afetar a parte cognitiva.

Uma possibilidade: as células cerebrais acionam mensagens através de redes conectivas chamadas sinapses. Geralmente, quanto mais sinapses, e quanto mais forte, melhor para o conhecimento. Quando a parte cognitiva se deteriora, essas conexões encolhem ou desaparecem. Até agora, os cientistas haviam detectado sinapses apenas nos tecidos do cérebro examinados após a morte.

Cientistas da Universidade de Yale usaram uma nova técnica para estudar os cérebros de pessoas vivas. E eles descobriram que alguns pacientes com depressão tinham uma menor densidade de sinapses do que pessoas saudáveis ​​da mesma idade.





Quanto menor a densidade, mais severos são os sintomas depressivos, especialmente os problemas de atenção e perda de interesse em coisas que a pessoa gostava antes, de acordo com a neurocientista Irina Esterlis em uma conferência da Associação para o Avanço da as ciências. Ele não estudou apenas os idosos, mas pessoas de todas as idades, de idosos a crianças muito jovens para perceber mudanças no cérebro.

"Acreditamos que a depressão pode acelerar o envelhecimento normal", disse Esterlis.

Um técnico de medicina nuclear realiza um PET scan em um paciente no Hospital da Universidade de Georgetown em 19 de maio de 2015. Os cientistas estão usando esses estudos para tentar determinar se a depressão acelera a deterioração cerebral dos idosos. (AP Photo / Evan Vucci)





Seus estudos são pequenos por enquanto. Para demonstrar que a depressão na verdade agrava a deterioração de uma pessoa estudar muito mais pessoas que estão ficando mais velhos seriam necessários para ver como as coisas funcionam em pessoas com e sem depressão, disse Evans, cientista do Instituto Nacional de Saúde Mental.

Esterlis planeja um estudo maior e mais delicado. Os voluntários são injetados com uma substância radioativa que adere a uma proteína na vesícula e é usada pelas sinapses. Durante uma varredura PET, áreas com sinapses se acendem, permitindo aos pesquisadores ver quantas sinapses estão em diferentes regiões do cérebro.

Esterlis disse que não há medicamentos que ataquem especificamente os danos causados ​​pelas sinapses.

Mas outros especialistas no cérebro dizem que as primeiras conclusões preliminares são um lembrete de como é importante tratar a depressão imediatamente, para que as pessoas não passem anos sofrendo.

"Se o seu humor não o motiva a ir e se tratar, sua parte cognitiva pode fazê-lo", disse Mary Sano, que administra o Centro de Pesquisa de Doença de Alzheimer no Monte Sinai e não esteve envolvida na pesquisa. .





De qualquer forma, ele lembrou que o declínio cognitivo é um processo complexo que envolve outros distúrbios físicos, incluindo problemas cardíacos ou fluxo sanguíneo muito lento no cérebro. Pode incluir depressão e não um agravamento da sinopse, o que é mais óbvio, disse Sano.

A depressão sempre "afeta o cérebro", independentemente da idade, mas quando ocorre em idade avançada, torna-se mais visível, explicou.

Fonte de informação AP

Compartilhe com seus amigos !!!


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.