Lambeijos: Por que os cachorros gostam de lamber os donos?



Lambeijos: Por que os cachorros gostam de lamber os donos?

Um dos comportamentos mais comuns dos cães é lamber seus donos e todos os humanos que forem carinhosos com eles. Alguns são tão “beijoqueiros” que vão para cima do primeiro que aparecer pela frente. Mas por que será que os cachorros demonstram afeto dessa maneira tão “molhada”? Se você é daqueles que não consegue entender isso, saiba que a explicação é bem simples.




Lamber é prazeroso para os cachorros

Os cães aprendem a lamber desde que nascem, já que suas mães fazem isso com eles para limpá-los quando filhotes. É, portanto, uma das primeiras ações que eles têm contato em vida. Além de ser a primeira, é uma das principais formas de interagir com os humanos, já que não falam e gesticulam de forma mais articulada. Portanto, é lambendo que seu cão tenta se comunicar.

Para os cachorros, lamber é mais do que um hábito natural, é algo prazeroso, pois libera endorfina, hormônio associado à felicidade, bem-estar e bom humor. Em outras palavras, lamber a sua cara é algo divertido e agradável para o seu melhor amigo. Receber “lambeijos” também pode significar que seu cão está tentando te dizer, ao modo dele, o quanto ele gosta de você.


Cachorros lambem porque querem atenção

Lambidas podem ser ainda uma forma de pedir por comida ou uma demonstração de submissão do animal, ou seja, que ele reconhece que você é dominante. Pode ser também um reforço positivo, caso você seja um dono que sempre que é lambido demonstre alegria e utilize palavras de encorajamento. Na cabeça do cachorro, quanto mais amor ele ceder ao dono, mais atenção ele vai receber.





Por mais estranho que isso possa ser, talvez o seu cão apenas adore o gosto da sua pele, do suor, e por isso não cansa de te lamber. Esquisito? Talvez, mas não deixa de ser mais um indicativo de que seu melhor amigo te ama demais. Ele também pode estar querendo sua atenção para que vocês brinquem juntos, o que é super válido.

Compartilhe com seus amigos !!!









Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.