Ministro da Educação pede que diretores de escolas toquem hino para alunos e gravem

RECOMENDAÇÃO OFICIAL AOS DIRETORES:
MEC quer que escolas gravem vídeos de alunos
cantando o hino nacional

foto retirada da internet

Mensagem do MEC solicita ainda que gestores 
façam leitura da carta 

Carta assinada pelo ministro da educação aos estudantes de escolas públicas do Brasil 






BRASÍLIA. Em mensagem oficial distribuída a redes de ensino, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, pede que diretores de escolas leiam para alunos e funcionários uma carta de volta às aulas que termina com o slogan da campanha do presidente Jair Bolsonaro nas eleições: "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!".

Carta endereçada pela assessoria de comunicação do Ministério da Educação aos diretores de escolas públicas. Foto: Reprodução

A mensagem, assinada por Vélez, orienta os diretores a filmar os alunos durante a leitura da carta e a enviar ao Ministério da Educação (MEC) os vídeos, sem explicar para que serão usados. 

Os estudantes e servidores, segundo o ofício encaminhado às escolas, devem ficar perfilados diante da bandeira do Brasil ao ouvir a leitura e o hino nacional.





O documento chegou pelo correio eletrônico a diversas escolas e institutos públicos e privados de educação. A carta e as instruções de como ela deve ser lida trazem o brasão da República usado em papéis oficiais. Na mensagem dirigida à comunidade escolar, Vélez fala em "novos tempos". 

"Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvido na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!", diz o documento assinado por Vélez.

Ao pedir os vídeos da ocasião, o ministro deu orientações para que sejam registrados "trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino nacional".

Em seguida, Vélez afirma que o arquivo deve ser enviado ao governo com dados da escola, como nome, cidade, número de alunos, de professores e de funcionários.

Dois endereços eletrônicos são disponibilizados para receber as gravações: da Secretaria de Comunicação da Presidência da República e da área de comunicação do próprio Ministério da Educação. Após ser procurado para comentar, o MEC divulgou nota em seu site na qual afirma que a "atividade faz parte da política de incentivo à valorização dos símbolos nacionais".





O MEC também não informou quantos pedidos foram enviados. Na nota divulgada após a repercussão do caso, a pasta restringiu-se a dizer que "enviou a escolas do país" a carta de Vélez Rodríguez "com um pedido de cumprimento voluntário para que fosse lida no primeiro dia letivo deste ano". 

No início da noite desta segunda-feira(dia 25 de fevereiro de 2019), o ministério modificou o conteúdo do pedido para acrescentar que será feita uma seleção das imagens antes de seu uso, e que será pedida autorização legal dos responsáveis pelos alunos.

Créditos Renata Mariz

Fonte G1

COmpartilhe com seus amigos!



8 comentários:

  1. A obrigatoriedade do hino semanalmente já é lei antiga. O que o ministro faz é lembrar os diretores a cumprirem e que serão fiscalizados, o resto , o texto e a filmagem sao só o bode na sala.

    ResponderExcluir
  2. Essa é a "Escola sem partido"do biroliro,com slogan de campanha e tudo.nada contra resgatar o patriotisno, mas quem viveu a ditadura, cantava o hino nas escolas, mas só ouvia música americana,e achava tudo o que prestava vinha dos Estados Unidos.
    Nossa autoestima era 0, até pq nem podíamos expressar nossa indignação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi a "ditadura" que era dura contra os marginais e terroristas. Catava o Hino e e gostava de musicas americanas, gosto até hoje, e minha auto estima nunca foi ), nem dos meus pais, tios, amigos. Agora vagabundo tem que se fude.

      Excluir
    2. Eu vivi minha adolescencia no "regime militar", votava-se para Senador, Governador, Prefeito, Deputados Estadual e Federal, Vereador. Podia-se fazer protestos sem problemas. Lembro que , sim, vagbundo, comunista, tipo Dilma , Miriam Leitão, e outros heróis da esquerda(Lula não vale a pena citar porque era um dedo duro só), esses sim eram perseguidos, por matar, roubar, sequestrar. Mas as pessoas honestas viviam bem e tranquilas.A música brasileira estava em alta, inclusive Chico Buarque, Caetano Veloso e outros artistas que reclamam do antigo regime, tocavam constantemente nas rádios. E realmente, tudo que prestava vinha dos EUA mesmo, porque antes do regime militar assumir, o Brasil estava quebrado, sem infra, sem industrias.

      Excluir
  3. Hino não é partido é patriotismo, continuamos vendo desculpas esfaradas. Se nossos filhos não tiverem amor pelo país que vivem só nos restará a vergonha de um povo sem nação. Induzidos pelas mentiras e espalhas por tantos anos. Onde está o ditador da ditadura Brasileira. Meu pai nunca sofreu com o Regime Militar e criou 6 filhos fazendo sabem o que? TRABALHANDO.

    ResponderExcluir
  4. Galera, só pra jogar mais lenha na fogueira:
    a lei de cantar hino nacional nas escolas foi do Haddad, blz? Fui!
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12031.htm
    “Art. 39. ........................................................

    Parágrafo único: Nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental, é obrigatória a execução do Hino Nacional uma vez por semana.” (NR)

    Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Brasília, 21 de setembro de 2009; 188o da Independência e 121o da República.

    JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
    Fernando Haddad

    http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/09/nova-lei-obriga-escolas-ensinar-sobre-hino-e-bandeira-do-brasil.html

    ResponderExcluir
  5. Ocheee !!! Eu tenho a idade de Hadade ,e na minha infância eu já existia essa lei de cantar o hino nas escolas < como foi Hadade que criou se ele era criança na época rsrsrs??

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.