O que se esconde por trás do Aspartame: O que é e Faz mal?


Aspartame: O que é e Faz mal?

O aspartame é um adoçante artificial encontrado em bebidas, medicamentos e alimentos (embora esteja mais associado a refrigerante dietético). Apesar de obter aprovação da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA em 1981, os pesquisadores questionaram sua segurança. Depois de examinar trabalhos de pesquisa publicados ao longo de um período de 16 anos (2000-2016), um estudo publicado na revista Nutrition Reviews cita inúmeros efeitos colaterais potenciais do aspartame. Estes incluem dano celular, função celular prejudicada e inflamação sistemática. Algumas pesquisas afirmam que o aspartame pode se qualificar como uma neurotoxina.

Aspartame: O que é e Faz mal?

por Tatiana Zanin  - Nutricionista





O aspartame é um tipo de adoçante artificial que faz mal especialmente a pessoas com uma doença genética chamada fenilcetonúria, pois ele contém o aminoácido fenilalanina, composto proibido nos casos de fenilcetonúria.

Além disso, o consumo excessivo de aspartame também está ligado a problemas como dor de cabeça, tontura, náuseas, vômitos, diabetes, déficit de atenção, doença de Alzheimer, lúpus, convulsões e má formações fetais, também sendo ligado ao aparecimento de câncer em alguns estudos feitos com ratos.

Os adoçantes costumam ser muito utilizado por diabéticos, pois ajudam a evitar o consumo de açúcar, e também por pessoas que desejam emagrecer, pois eles dão um sabor adocicado aos alimentos sem adicionar muitas calorias à dieta.

Quantidade recomendada

O aspartame tem pode de adoçar cerca de 200 vezes mais que o açúcar, e a quantidade máxima que pode ser ingerida por dia é de 40 mg/kg de peso. Para um adulto, essa quantidade equivale a cerca de 40 saquinhos ou cerca de 70 gotas de adoçante por dia, sendo importante lembrar que em muitos casos o consumo excessivo de adoçantes se dá por meio da utilização de produtos industrializados ricos nessas substâncias, como refrigerantes e biscoitos diet e light.

Outra observação importante que o aspartame é instável quando submetido a altas temperaturas, não devendo ser utilizado durante o cozimento ou em preparações que vão para o forno. 

Produtos com aspartame





O aspartame está presente em adoçantes como Zero-cal, Finn e Gold, além de ser utilizado para adoçar produtos como goma de mascar, refrigerantes diet e light, sucos em caixa e em pó, iogurtes, biscoitos diet e light, gelatinas, chás prontos e alguns tipos de café em pó.

Em geral, a maior parte dos produtos diet e light utilizam algum tipo de adoçante para substituir o açúcar e melhorar o sabor do produto, o que pode fazer com que o indivíduo consuma grandes quantidades de adoçantes sem perceber.

Para identificar se um produto industrializado tem ou não adoçante, deve-se ler a lista de ingredientes do produto, que está contida no rótulo. 

NUTRICIONISTA
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.