Realize estas pequenas coisas todos os dias e se torne mais inteligente.



Como Ser Inteligente.

Você está cansado de sentir que não sabe do que os outros estão falando? As pessoas vivem chamando você de burro? 

A inteligência não é algo de nascença; você pode se tornar mais inteligente com um pouco de trabalho duro.

Aqui estão algumas coisas para você fazer todos os dias para ajudar a sua mente a pensar inteligente. Seu cérebro é como um músculo: ou você o usa ou ele atrofia!

Método 1- Exercitando seu cérebro


- Monte quebra-cabeças, como o cubo mágico. Fazer quebra-cabeças como esses ajudará seu cérebro a trabalhar e aumentará suas capacidades mentais. 

Seu cérebro é como um músculo: ou você o usa ou ele atrofia!

O Sudoku é um grande quebra-cabeças para se resolver e expande seu pensamento. Ele pode ser encontrado em livros de jogos. Também pode ser encontrado em jornais e na Internet.





-Faça atividades artísticas. Desenhar, esculpir, pintar e praticar outras artes pode liberar seu lado criativo e expandir suas habilidades de resolução de problemas. Um cérebro criativo pode pensar fora da caixinha para encontrar maneiras de resolver as coisas da maneira mais rápida e eficiente possível.

-Faça matemática. Aprenda como fazer somas mentais ou matemática ágil. O pensamento esforçado exigido pela matemática fará com que seu cérebro trabalhe duro e ajuda a desenvolver as conexões que farão você pensar melhor e mais rapidamente.

-Escreva histórias ou poesias. A escrita criativa força seu cérebro a inventar situações, diálogos, personagens e ambientes. Isso o transformará num pensador melhor e o ajudará a processar informação. Usando a linguagem assim, você também melhorará seu vocabulário e seu discurso. Escrever também é uma maneira fantástica de expressar a si mesmo e a seus pensamentos.


Método 2 - Desenvolvendo suas habilidades sociais







- Simplifique. Conversar sobre coisas que ninguém consegue entender não o torna Inteligente. A inteligência é a habilidade de traduzir o complexo para o simples. Pratique explicar conceitos aos outros. Confira se suas explicações são simples e claras. Se alguém não compreendê-lo, a culpa não é dessa pessoa por ela ser ignorante. A culpa é sua por ser inarticulado.

- Aprenda a escutar cuidadosamente as opiniões dos outros sobre assuntos controversos, ou elementos que eles conhecem e você não. Você não precisa concordar com a pessoa – porém, lembre-se sempre de que o outro pode ter algo a ensinar. Fazer perguntas pode permitir que você reavalie suas próprias crenças ou indicar as falhas nas deles. Quanto mais inteligente você for, mais perguntas fará às pessoas ao seu redor.

- Seja legal com as pessoas. Praticar a gentileza perante os desafios é sinal de maturidade, classe e inteligência. Lembre-se de que você tem muito a aprender com os outros. Ser gentil com as pessoas permitirá que você consulte a vida e a experiência delas. Quem sabe o que você pode aprender?

Método 3 - Educando-se 






- Procure educar-se. Tenha em mente que a educação não é a porcaria que você é forçado a fazer na escola para ganhar diplomas e certificados: é a compreensão do mundo ao seu redor. Pessoas naturalmente curiosas costumam deixar de fazer perguntas assim que entram na escola. A mente verdadeiramente brilhante, porém, sempre questiona o mundo e tenta entendê-lo. Esse é o segredo dos “gênios”.
Você pode aprender com suas experiências de vida, tornando-se um autodidata.

- Exercite seu vocabulário. Use algumas palavras encontradas em seu dicionário diariamente ou inscreva-se em um site que envie “palavras do dia”. Há livros e sites que ajudam você a melhorar seu vocabulário diariamente. Leia todo o dicionário. Isso demorará, no mínimo, um ano – porém, você crescerá intelectualmente.

- Leia vários livros. A leitura normalmente é descrita como o hábito que gera a inteligência. As pessoas mais inteligentes do mundo tendem a ler diariamente. Você pode nem sempre gostar do material, mas a leitura abrirá sua mente a várias ideias e experiências. Diversifique a leitura com obras de todos os gêneros e tipos, incluindo a não ficção.

- Eduque-se sobre o mundo ao seu redor. Comece a interessar-se por política, notícias do cotidiano, frases famosas e invenções interessantes. Aprender a pensar de maneira crítica sobre o mundo ao seu redor o tornará muito mais inteligente.

- Se você consegue ler mais rápido do que fala, é mais eficiente ler um livro – ou melhor, um documento eletrônico não linear, como uma wiki – do que assistir a um programa feito para pessoas intelectualmente exigentes. A televisão comercial é particularmente ruim pelo fato de seu maior propósito ser fazer o bastante para mantê-lo fixado no programa e seus comerciais.





Crie relações. Tente aplicar a informação na sua vida prática em vez de simplesmente decorar inúmeros fatos aleatórios inúteis. Enterrar informação em algum lugar escondido de sua mente não é útil: você precisa conseguir associá-la a diversas situações do mundo real. Pense nas situações do mundo real em que cada pedaço de informação faça sentido. Em seguida, compartilhe esse conhecimento e veja-o crescer!

Método 4 - Desenvolvendo bons hábitos


Sempre faça perguntas. Fazer perguntas e questionar tudo ao nosso redor constantemente é o que nos torna mais inteligentes. Não há nada de errado em não saber como as coisas ocorreram! Ninguém consegue dominar todos os assuntos do mundo. Entretanto, desenvolver o hábito saudável de fazer perguntas perante o desconhecido é o que tornará você cada vez mais inteligente.




- Estabeleça objetivos uma vez por semana. Sempre que for criar novas metas para sua vida, pergunte-se: quantos dos objetivos que tracei anteriormente eu alcancei? Por que eu não conquistei alguns dos meus objetivos? O que posso fazer para dar a mim mesmo uma chance de sucesso maior?

- Trabalhe duro constantemente para conquistar cada um de seus objetivos. Sem objetivos, você não teria motivo pelo qual lutar. Recompense-se após conquistar seu objetivo.

- Organize-se. Você não precisa ser uma pessoa neurótica por ordem – porém, desperdiçar tempo não é inteligente. É claro, há muitos gênios que são completamente desorganizados (pense naquele professor meio viajão). Porém, se você estiver fazendo um esforço ativo para ser inteligente, tomar uma abordagem consciente em relação à administração do próprio tempo é um grande passo na direção certa.

- Devote tempo à educação. Educar-se exige tempo – se você quiser se tornar mais inteligente, terá de se esforçar. Não espere que a inteligência surja do dia para a noite. Você precisa gastar muito tempo pensando ativamente e aprendendo se realmente quiser ser inteligente.

Sempre aprenda. Há muitas fontes de informação espalhadas por aí. Por exemplo, livros, documentários e a internet. A escola é uma dessas fontes de informação. Tirar vários 10 não significa que você é inteligente. O que indica inteligência é a mente aberta para novos conhecimentos e discussões. Aprender constantemente fará você alcançar seus desejos.

Método 5 - Expandindo seus horizontes






- Aprenda uma nova língua. Além de um ótimo exercício mental, aprender uma nova língua coloca você em contato com pessoas e culturas diversas. Conhecendo a língua, você se sentirá menos deslocado quando visitar um lugar diferente. Além disso, você compreenderá em algum momento que há algumas frases ou conceitos em outras línguas que não têm tradução direta no Português! Pode ser um exercício desafiador e divertido para a mente. Experimente ser paciente e positivo quando estudar uma língua, pois você pode demorar até chegar ao nível que deseja.

- Visite novos lugares o máximo que puder. Se possível, tente visitar outros países também. Visitar cidades em seu país ou em uma nação diferente abre sua mente e faz você aprender mais coisas sobre o mundo em que vivemos. Você conseguirá compreender outras culturas (como pessoas vivem em um lugar diferente, como elas interagem entre si, como elas vivem e daí por diante). Você ficará cada vez mais maravilhado com o tamanho do planeta e com as múltiplas oportunidades que ele oferece. Você ficará fascinado com as inúmeras pessoas e culturas espalhadas pelo mundo.

- Ser-Mente-Aberta|Tenha mente aberta]] e esteja disposto a aprender coisas novas. Você não precisa ficar preso a uma única coisa só por ser ótimo nela! Encontre maneiras de sair de sua zona de conforto! É aqui que o aprendizado acontece!


Dicas

- Há mais de um tipo de inteligência. Há quem seja inteligente na área dos livros, na das pessoas, na das emoções, na da tecnologia. Enfim, há muitos tipos de inteligência.

- Saiba a diferença entre ser inteligente e ter conhecimento. Ser inteligente não é a mesma coisa que saber muito sobre determinado tema. Ser inteligente significa que você compreende os problemas e consegue pensar em maneiras de resolvê-los. Ter conhecimento significa que você sabe muito sobre um ou mais assuntos. Você é inteligente e conhecedor ou só uma das coisas?




- Se alguém fizer uma pergunta cuja resposta você não saiba, peça para que a pessoa explique ou repita o questionamento de maneira diferente. Talvez ela não tenha feito bem a pergunta ou pode estar sendo indireta. Talvez ela nem esteja fazendo uma pergunta, mas expressando uma ideia. Por exemplo: “Essas calças me fazem parecer gordo” não é uma pergunta ‘real’, mas uma maneira de pedir por confirmação. 

Se você determinou que a pessoa realmente quer uma resposta honesta e você não sabe o que responder, pergunte por que o interlocutor quer tal resposta. Pergunte também qual o contexto da pergunta. Assim que você compreender o que o outro precisa saber, seja honesto e diga que não sabe (caso realmente não saiba o que responder).

Avisos

- Conheça seus limites. Tire uma folga de vez em quando para analisar as maneiras pelas quais você está perseguindo seus objetivos.

- Não se torne a pessoa pedante que tem todas as respostas (ou acha que tem). Isso é tolice! É melhor ser sutil e humilde.

Compartilhe com seus amigos !!!


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.