Sinusite: o que é, sintomas e como tratar.



Sinusite: o que é, sintomas e como tratar.

O que é Sinusite?

Sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A doença pode ser secundária a uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face. O nome mais utilizado para esse problema é rinossinusite, pois o processo inflamatório atinge tanto a mucosa dos seios da face como a mucosa nasal.

Tipos

Existem dois tipos de sinusite. A sinusite pode ser:

-Aguda: quando os sintomas estão presentes por um período inferior a 12 semanas





-Crônica: quando o inchaço e a inflamação dos seios nasais estão presentes por mais de 12 semanas.

Causas

A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica. Exposição a determinados agentes químicos e alterações na anatomia nasal ou dos seios da face fazem parte do outro grupo de responsáveis pela sinusite. Há ainda, casos mais raros que levam à sinusite, como a presença de um tumor.



A sinusite pode ser:





-Aguda, quando os sintomas estão presentes por um período inferior a 12 semanas

-Crônica, quando o inchaço e a inflamação dos seios nasais estão presentes por mais de 12 semanas.

Saiba mais: 

Fatores de risco

As causas mais comuns de sinusite crônica incluem:





-Pólipos nasais: crescimentos de tecido na área que podem bloquear as passagens nasais ou seios

-Reações alérgicas: a sinusite pode ser causada pela exposição do paciente à substância transportada pelo ar, como ácaros e poeira, poluição, pólen, mofo, pelos de animais, fumaça de cigarro e partículas de insetos. Substâncias químicas como tinta, desinfetantes e produtos de limpeza também podem desencadear o quadro

-Alergias: outras doenças alérgicas, como rinite e asma, podem favorecer um quadro de sinusite. A inflamação que ocorre com as alergias podem bloquear seus seios nasais

-Desvio de septo nasal: quando a parede entre as narinas não está alinhada, pode haver restrição ou bloqueio das passagens no seio nasal

-Trauma na face: um osso facial fraturado ou quebrado pode causar obstrução das vias nasais





-Doenças que afetam a imunidade: complicações de fibrose cística, refluxo gastroesofágico, AIDS e outras doenças relacionadas com o sistema imunológico podem resultar na obstrução nasal

-Infecções respiratórias: gripe, resfriado e outras doenças do trato respiratório podem inflamar e engrossar as membranas sinusais, bloqueando a drenagem de muco e criando condições favoráveis para o crescimento de bactérias. Essas infecções podem ser virais, bacterianas ou por fungos

-Células do sistema imunológico: em certas condições de saúde, as células do sistema imunológico chamadas eosinófilos pode causar inflamação dos seios

-Doenças que impedem que os cílios dos seios nasais se movam adequadamente, como a síndrome de Kartagener ou a síndrome dos cílios imóveis

-Alterações de altitude (voar ou mergulhar)

-Tabagismo





-Infecções odontológicas que causem obstrução dos seios nasais.

Sintomas de Sinusite

Os sinais e sintomas da sinusite crônica não são tão semelhantes à sinusite aguda, pois nos quadros crônicos a tosse é um dos sintomas mais frequentes e a febre raramente está presente. Isso porque a sinusite aguda é uma infecção temporária dos seios muitas vezes associada a um resfriado. Já a rinossinusite crônica corresponde a um processo inflamatório com duração prolongada (maior que 12 semanas) podendo ainda ser classificada em rinossinusite crônica com polipose e rinossinusite crônica sem polipose. Para o diagnóstico de rinossinusite crônica devemos ter dois ou mais dos seguintes sinais:

Obstrução nasal ou secreção nasal associados a pelo menos um dos sintomas:

-Pressão ou dor facial

-Redução ou perda do olfato

-Associado a alterações tomográficas ou evidenciadas por exame de videonasofibroscopia

-Com duração maior que 12 semanas.







Outros sinais e sintomas podem incluir:

-Dor de ouvido

-Dores no maxilar superior e dentes

-Tosse, que pode ser pior durante a noite

-Garganta inflamada

-Mau hálito (halitose)

-Fadiga ou irritabilidade

-Náusea.

Diferencie os sintomas da rinite e sinusite

A maioria das pessoas acredita ter sinusite e rinite. Apesar de existir algumas diferenças entre as duas, a rinite pode desencadear uma sinusite. De certa forma, para a maior parte do público a diferença entre elas é um pouco confusa.

De forma simplificada, a rinite ataca apenas o nariz, já a sinusite se espalha para os seios da face (cavidades dentro do rosto que armazenam ar e ficam nas maçãs do rosto, atrás do olhos e no centro da testa).

Os principais sintomas da rinite são coriza, espirros, coceira no nariz e nariz entupido. A sinusite, por outro lado, pode causar secreção com cor no nariz, nariz entupido, tosse e pressão na face.





Buscando ajuda médica

Caso você apresente algum desses sintomas procure um otorrinolaringologista. O especialista poderá te ajudar com a doença e saberá te diagnosticar da melhor maneira possível.

Na consulta médica

Especialistas que podem diagnosticar a sinusite são:

-Otorrinolaringologista
-Clínico geral
-Pediatra.
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

-Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
-Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
-Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar.

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

-Quando seus sintomas começaram?

-Seus sintomas são contínuos ou ocasionais?

-Alguma coisa parece melhorar seus sintomas?

-Alguma coisa parece piorar seus sintomas?

Também é importante levar suas dúvidas para a consulta por escrito, começando pela mais importante. Isso garante que você conseguirá respostas para todas as perguntas relevantes antes da consulta acabar. Para sinusite, algumas perguntas básicas incluem:

-O que está causando os meus sintomas ou condição?

-Além dessas, quais são as outras causas possíveis para os meus sintomas?

-Que tipos de testes que eu preciso fazer?

-Como devo agir de agora em diante?





-Tenho outras condições ou doenças, como posso tratar todas juntas?

-Existem restrições que eu preciso seguir?

-Devo consultar outro especialista?

-Existe uma alternativa genérica para o medicamento que você está prescrevendo?

Não hesite em fazer outras perguntas, caso elas ocorram no momento da consulta.

Diagnóstico de Sinusite

O diagnóstico das rinossinusite é eminentemente clínico, ou seja, pela conversa com o médico e exame físico otorrinolaringológico geral, é possível realizar a maioria dos diagnósticos. Você pode ter vários episódios de sinusite aguda com duração menor que 12 semanas antes de desenvolver sinusite crônica. Você pode ser encaminhado para otorrinolaringologista para avaliação e tratamento.

Agende uma consulta com seu médico se:

-Você tem quadros de sinusite aguda constantes que não respondem ao tratamento

-Você tem sintomas de sinusite que duram mais de sete dias

-Seus sintomas não melhorarem depois de consultar o seu médico.





O médico irá examinar seus seios nasais, olhos, ouvidos, nariz e garganta. Esteja preparado para responder perguntas detalhadas sobre seus sintomas. O médico pode querer saber:

-Quais os sintomas que você tem

-Quando os sintomas começaram

-O que parece melhorar ou piorar os sintomas

-Se você tem ou teve uma infecção respiratória recentemente

-Se você tem alergias

-Se você fuma, está exposto ao fumo passivo ou a outros agentes alérgenos

-Quais os medicamentos que toma, incluindo fitoterápicos e suplementos

-Quaisquer outros problemas de saúde que você tem.

Alguns exames podem ajudar no diagnóstico de sinusite:

Endoscopia nasal

Um tubo fino e flexível (endoscópio) com uma luz de fibra óptica na ponta é introduzido pelo nariz, possibilitando ao médico inspecionar visualmente o interior de suas cavidades nasais. Isso também é conhecido como nasofibrolaringoscopia.

Exames de imagem

Tomografias computadorizadas (TC) e podem mostrar detalhes de seus seios e área nasal. Eles podem identificar uma inflamação profunda ou obstrução física que é difícil de detectar usando um endoscópio. Além disso, esses exames avaliam a anatomia dos seios nasais, podendo indicar a necessidade de cirurgia. Raio X de seios da face não permitem uma avaliação adequada dos quadros de rinossinusite. As tomografias apenas são solicitadas em situações especiais, não como rotina!

Culturas nasais

São geralmente desnecessários para o diagnóstico de sinusite crônica. No entanto, nos casos em que a condição não responde ao tratamento, analisar os tecidos nasais pode ajudar a identificar a causa, como bactérias ou fungos. Examinar os cílios nasais e se eles funcionam corretamente também é uma opção.

Testes de alergia

Se o médico suspeitar que a doença seja causada por alergias, um teste de alergia de pele pode ser recomendado. São exames que ajudam a identificar o alérgeno responsável por sua sinusite.

Outros exames

O médico também pode pedir exames de sangue, para detectar doenças que afetam a imunidade, e exames de cloro no suor, para detectar fibrose cística.

Tratamento de Sinusite

Alguns tratamentos são recomendados para ajudar a aliviar os sintomas da sinusite. Estes incluem:

Solução salina





A mistura de água e sal ajuda a dissolver as secreções nasais. Você pode inalar a solução salina ou pingá-la em seu nariz. O ideal é misturar uma colher de chá de sal para cada litro de água.

Corticoides nasais

Sprays nasais ajudam a prevenir e tratar a inflamação. Exemplos incluem fluticasona, budesonida, triamcinolona, mometasona e beclometasona. Você pode precisar usar esses medicamentos durante vários dias ou semanas antes que eles atinjam o seu máximo benefício. Ao contrário de corticosteroides orais, esses medicamentos têm um risco relativamente baixo de efeitos colaterais e são geralmente seguros para uso contínuo, uma vez que agem diretamente nos sinos nasais, em vez de passarem primeiro pela corrente sanguínea.

Corticosteroides orais ou injetáveis

Estes medicamentos são utilizados para aliviar a inflamação de sinusite com sintomas intensos, especialmente se você também tem pólipos nasais. Exemplos incluem a prednisona e a metilprednisolona. Corticosteroides orais podem causar sérios efeitos colaterais quando usados durantes longos períodos, por isso eles são indicados apenas sob orientação médica.

Descongestionantes





Estes medicamentos estão disponíveis nas farmácias em forma de comprimidos, líquidos ou sprays nasais. Esses medicamentos são geralmente ministrados por 3 a 4 dias no máximo, caso contrário podem causar efeito rebote, levando ao aparecimento de um congestionamento mais grave e até alterações cardiovasculares.

Antibióticos

Os antibióticos são necessários para sinusite se você tiver uma infecção bacteriana. No entanto, a sinusite crônica é muitas vezes causada por algo diferente de bactérias, por isso, os antibióticos nem sempre ajudam. Na dúvida, converse com o médico.

Cirurgias para Sinusite

Nos casos em que a sinusite resiste ao tratamento, a cirurgia endoscópica pode ser uma opção. Para esse procedimento, o médico utiliza um endoscópio (tubo fino e flexível com uma luz ligada na ponta) para explorar suas passagens nasais. Então, dependendo da fonte de obstrução, o médico pode utilizar vários instrumentos para remover o tecido ou raspar um pólipo que está causando a obstrução nasal. Ampliar a abertura do seio estreito também pode ser uma opção.

Medicamentos para Sinusite

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Fonte : Minhavida

Compartilhe com seus amigos !!!


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.