Dicas para reutilizar das roupas velhas na decoração



Dicas para reutilizar de roupas velhas na decoração.

Quantas roupas jogamos fora todos os anos? A maioria muito antes de completar sua vida útil. A melhor opção é doar para quem precisa, mas e alguns casos as roupas estão com alguma mancha ou furo e fora de condições de uso. Para esses casos, vamos dar algumas dicas de como reutilizar roupas velhas na decoração e diminuir esse descarte.

O problema: 

No Brasil estima-se que cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartados por ano. Boa parte disso vai para lixões ou aterros, e podem levar centenas de anos se decompondo, dependendo da composição do tecido,e ainda podem liberar gases e substâncias tóxicas no solo e nas águas subterrâneas.

A reciclagem e reutilização de roupas tem grandes benefícios ambientais, os processos que acompanham a produção e adaptação de materiais e tecidos geram gases de efeito estufa, que são os principais responsáveis ​​pelo aquecimento global que aflige a Terra. 





Daí a importância de reutilizar roupas velhas que não estão mais em condições de uso. Evitar seu descarte significa que também são evitados processos industriais tóxicos e complexos, além de contribuir para economia de água e energia e para uma menor produção de resíduos.

Algumas dicas de como reutilizar roupas velhas na decoração:

Aproveite pedaços de tecido das peças que você tem e que talvez não estejam em condições de serem doadas e invista na decoração da casa. 

O material do qual são feitas as roupas tem muitos usos,você pode realizar grandes criações em passos simples e dar uma nova vida ao seu lar. 
Além de muito criativo e na grande maioria das ocasiões, totalmente diferente do habitual, ainda acaba poupando ao ressignificar as roupas, ou seja, materiais que já temos como possíveis itens de design. 

Reutilizando Jeans


Por exemplo, o tecido das calças jeans pode ser usado para cobrir um quadro e montar um organizador prático com muitos bolsos para guardar pequenas coisas coisas. Ou usado como uma capa linda para vasos de plantas ou jarros de cozinha. 






Também podem ser utilizados para estofar uma poltrona, fazer um revisteiro, cestos e diversos outros usos. 

Reutilizando tecido de roupas velhas para capas de almofadas: 


Todos temos blusas ou suéteres que não usamos mais, mas sentimos certo apego e não queremos nos desfazer, ou que estejam danificados em alguma parte e que já não estejam em condições de doar. No entanto, você pode mantê-los como capas de almofadas confortáveis e originais.






Podem ser usadas até camisas sociais e camisetas.


Reutilizando retalhos:


Retalhos de roupas velhas podem se transformar em colchas, tapetes, e até um lindo hanger para penduras suas plantas.






A ideia é que com um pouco de imaginação podemos modificar nossos hábitos e adotar um modelo de consumo sustentável que traz benefícios para o meio ambiente e sua casa. Reciclar e reutilizar são ótimas práticas, mas sabemos que a melhor atitude sempre é diminuir o consumo. 



Compartilhe com seus amigos !!!





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.