“Os filhos não podem tudo. Cabe aos pais impor limites!”



“Os filhos não podem tudo. Cabe aos pais impor limites” – Içami Tiba.

As crianças aprendem a comportar-se em sociedade ao conviver com outras pessoas, principalmente com os próprios pais. A maioria dos comportamentos infantis é aprendida por meio da imitação, da experimentação e da invenção. Se os pais permitem que os filhos, por menores que sejam, façam tudo o que desejam, não estão lhes ensinando noções de limites individuais e relacionais nem lhes passando noções do que podem ou não podem fazer.



Os pais usam diversos argumentos para isso: “Eles não sabem o que estão fazendo”. “São muito pequenos para aprender.” “Sabemos que não devemos deixar…, mas é tão engraçadinho.” É preciso lembrar que uma criança, quando faz algo pela primeira vez, sempre olha em volta para ver se agradou alguém. Se agradou, repete o comportamento, pois entende que agrado é aprovação – e ela ainda não tem condições de avaliar a adequação do seu gesto.

Portanto, cada vez que os pais aceitam uma contrariedade, um desrespeito, a quebra de limites, estão fazendo com que seus filhos rompam o limite natural para seu comportamento em família e em sociedade. Apesar de serem mais fortes, os pais que não reagem à quebra de limites dos filhos acabam permitindo que estes, muito mais fracos, os maltratem, invertendo a ordem natural de que o mais fraco deve respeitar o mais forte.

A força dos pais está em transmitir aos filhos a diferença entre o que é aceitável ou não, adequado ou não, entre o que é essencial e supérfluo, e assim por diante.



Pedir um brinquedo é aceitável, mas quebrar o brinquedo meia hora depois de ganhá-lo e pedir outro, é inaceitável. É importante estabelecer limites bem cedo e de maneira bastante clara, pois, mais tarde, será preciso dizer ao adolescente de quinze anos que sair para dar uma volta com o carro do pai não é permitido, e ponto final.

O estudo é essencial; portanto, os filhos têm obrigação de estudar. Caso não o façam, terão sempre que arcar com as consequências de seus atos, e estas deverão ser previamente estabelecidas pelos pais. Só poderão brincar depois de estudar, por exemplo. Naquilo que é essencial, os pais deverão dedicar mais tempo para acompanhar de perto se o combinado está sendo respeitado. Os filhos precisam entender que têm a responsabilidade de estudar e que seus pais os estão ajudando a cumprir um dever que faz parte da “brincadeira” da vida.

Fonte: Livro Disciplina – Limite na medida certa, de Içami Tiba. Editora Integrare.





Compartilhe com seus amigos !!!!












20 comentários:

  1. Argumentos que no geral são bem lúcidos e norteadorw.

    ResponderExcluir
  2. Como dizia minha avó: é de pequeno que ser corta o pepino!

    ResponderExcluir
  3. Uma boa lição. É preciso que os ou avôs por em prática.

    ResponderExcluir
  4. Verdade pais não são burros de carga e filhos não são hóspedes. Precisam de limites e responsabilidade à sua altura de acordo com sua idade!!!

    ResponderExcluir
  5. Hj em dia,tá td tão mudado, que estão querendo nos convencer de que esta educação é a errada! Por isso os adolescentes de hj são como são!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. A mudança de comportamento, mesmo que tenhamos desde pequeno colocado limites, leva-los onde queriam ir, ficar de olho nas amizades, e saber dizer não, parece que piora quando chegam a adolescência Nessa fase quem tá errada (o) somos nós. E se colocamos freio , eles fazem de desentendidos e procuram o que querem e como querem. Maconha não faz mal, porque os amigos falaram, passar a noite em casa de amigos, sem chance de proibir. Quer saber onde que estão através do celular, dá como fora de área. Nosso cabelo embranquece, nosso sono vai embora. envelhecemos por tanta preocupação. Mesmo que educar levando-os para a igreja desde cedo , quando chegam na adolescência largam tudo e tem que ser da forma que eles querem. Não adianta querer educa-los como fomos educados.As escolas de hoje não são como as de antes. Infelizmente temos que ir buzinando no ouvido deles e entregar a Deus para que nada de pior aconteça

      Excluir
  6. Isso é fato, minha educação teve essa base. E ensino os meus assim, terem limites.

    ResponderExcluir
  7. E verdade! Não somos país perfeitos, não tenho vícios, sempre valores ensinados pela minha mãe e pai. Hoje tenho um filho que usa maconha, defende o uso como remedre para acalma-lo , ama e respeito todos os conselhos dos amigos. Sinto que ele me odeia, não sei como agir.

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente. Os filhos de hoje se deixar nos fazem de palhaços, escravos e etc ... Temos q impor limites desde pequenos !!! Para depois não sofrermos c as consequências !!!

    ResponderExcluir
  9. E o Juizado de Menores não colocar mais as mãos nas cabeças de delinquentes, chamando-os de crianças, e fazer como os EUA : lei dura para menores bandidos.

    ResponderExcluir
  10. limites vem de berço a parti da primeira amamentação.

    ResponderExcluir
  11. A vida é redigida em torno de limites , pena que hoje em dia raramente se aplica !

    ResponderExcluir
  12. Por limites é fundamental,quando adultos se depararão com limites pra tudo ,e não nós terão por perto,quem não recebe educação desde bebê,sofrerá muito depois,e sempre a culpa dos pais infelizmente!Ficadica.

    ResponderExcluir
  13. Os país tem que saber negar alguns pedidos dos seus filhos...

    ResponderExcluir
  14. Olha tenho dois filhos um adolescente e um de 6 anos .e coloco limite sim e não tem . essa dou tarefas de casa pra fazer. Porque nao quero que meus filhos se criem .preguiçosos e sem objetivo na vida

    ResponderExcluir
  15. me pergunto como serão os filhos destes que acham que podem tudo!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.