Vírus do herpes ligam-se ao transtorno bipolar e à depressão.



Vírus do herpes ligam-se ao transtorno bipolar e à depressão.

Pesquisadores mostram pela primeira vez que os vírus do tipo HHV-6 são capazes de infectar neurônios e possivelmente causar distúrbios cognitivos que levam a distúrbios psiquiátricos.

- Universidade de Würzburg





Células Purkinje são uma parte central do cerebelo humano, a parte do cérebro que desempenha um papel importante na aprendizagem motora, controle motor fino do músculo, equilíbrio e postura, mas também influencia emoções , percepção , memória e linguagem .

Cientistas do Instituto de Virologia e Imunobiologia da Universidade de Würzburg e seus colegas dos EUA fizeram uma descoberta surpreendente nessas células nervosas. Eles descobriram uma alta taxa de infecção de neurônios Purkinje com o vírus da herpes humana HHV-6 pela primeira vez em pacientes com dois tipos de  transtornos psiquiátricos : transtorno bipolar e / ou depressão grave . O estudo foi conduzido pelo Dr. Bhupesh Prusty , líder do grupo no Departamento de Microbiologia. Os cientistas publicaram os resultados de seu estudo em Frontiers in Microbiology .

Inflamação relacionada ao vírus no cérebro

“Há muito tempo sabe-se que fatores herdados aumentam o risco de desenvolver vários tipos de transtornos psiquiátricos, incluindo transtorno bipolar, transtorno depressivo maior e esquizofrenia”, explica Prusty. Mas também há fortes evidências de que fatores ambientais, particularmente aqueles que levam à neuroinflamação no início da vida, podem ter um importante papel etiológico na patogênese desses distúrbios. Os vírus são um fator ambiental.

"Patógenos podem perturbar o neurodesenvolvimento e cruzar conversa com o sistema imunológico em estágios importantes de desenvolvimento", explica Prusty. As crianças que são infectadas em tenra idade geralmente se recuperam sem complicações tardias. No entanto, os vírus permanecem dormentes (latentes) em vários órgãos e tecidos, incluindo o sistema nervoso central e as glândulas salivares, e podem ser reativados sob certas circunstâncias, mesmo depois de anos.





Aumento da taxa de infecção em dois transtornos psiquiátricos

Prusty e sua equipe suspeitaram que os vírus do herpes humano HHV-6A e HHV-6B desempenham um papel fundamental na gênese dos transtornos psiquiátricos. Então, eles estudaram duas das maiores coortes de biópsia do cérebro humano do Stanley Medical Research Institute (EUA) e o que eles encontraram confirmou sua suposição.

"Nós fomos capazes de encontrar infecção ativa do HHV-6 predominantemente dentro das células de Purkinje do cerebelo humano em pacientes com transtorno depressivo bipolar e maior", resume Prusty o resultado central de seu estudo. Os resultados mostram, pela primeira vez, que os vírus tipo HHV-6 são capazes de infectar neurônios e possivelmente causar distúrbios cognitivos que levam ao transtorno de humor.





Segundo os cientistas, o estudo refuta a crença de que os vírus que estão “adormecidos” e escondidos em órgãos e tecidos nunca causam nenhuma doença. "Estudos como o nosso provam que esse pensamento é errado", diz Pristy e cita outro estudo que mostra que a doença de Alzheimer também pode ser causada pelo vírus da herpes humana 6A.

Na próxima etapa, os pesquisadores de Würzburg querem descobrir os mecanismos moleculares por trás do dano celular mediado por HHV-6A aos neurônios de Purkinje.esquisadores mostram pela primeira vez que os vírus do tipo HHV-6 são capazes de infectar neurônios e possivelmente causar distúrbios cognitivos que levam a distúrbios psiquiátricos.

Artigo original:  Infecção ativa por HHV-6 de células de Purkinje cerebelares em distúrbios do humor.




Compartilhe com seus amigos !!!






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.