Apesar de raro, algumas pessoas têm alergia a exercício físico: entenda o que acontece.




Apesar de raro, algumas pessoas têm alergia a exercício físico: entenda o que acontece.

Se você ouvir uma pessoa dizendo que tem alergia a exercícios físicos, acredite: ela pode não ser preguiçosa como você imagina e, inclusive, sofrer de uma condição chamada de anafilaxia induzida pelo exercício que, em casos mais graves, pode até mesmo ser fatal.

O que é alergia a exercícios físicos





A anafilaxia é uma reação alérgica intensa que faz com que as células de alergia em seu corpo liberem um monte de histaminas, que geralmente ajudam seu organismo a se livrar dos alérgenos.




A anafilaxia induzida pelo exercício ocorre quando uma alergia específica, como a alimentar, por exemplo, é combinada com o exercício. Mas antes de se preocupar, saiba que a condição é bastante rara: afeta apenas 50 em cada 100 mil pessoas.

As causas do problema ainda não são completamente conhecidas pelos médicos, mas acredita-se que o exercício, por elevar o fluxo sanguíneo, consequentemente aumenta uma determinada reação alérgica, mesmo que ela não tenha aparecido anteriormente.






Os sintomas da alergia a exercícios físicos podem ser simples, como rubor na face, fadiga ou coceira, ou mais graves, como dificuldade para respirar, fechamento da garganta, hipertensão ou colapso cardiovascular.

E mesmo quem tem o problema diagnosticado pode, com cuidados necessários, praticar atividades físicas. A pessoa, com acompanhamento médico, normalmente receberá orientações sobre quais medicamentos tomar para prevenir e combater alergias, além de conhecer e evitar ingredientes e grupos de alimentos que podem ser gatilhos para crises.

Compartilhe com seus amigos !!!!




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.