O valor dos contos de fadas e a importância de contar histórias.



O valor dos contos de fadas.

"A alma do ser humano tem uma necessidade inesgotável de que a substância contida nos contos de fada flua em suas veias, da mesma maneira que o corpo precisa de substâncias nutritivas fluindo dentro de si" - Rudolf Steiner-

Contar histórias é uma forma antiga de transmitir conhecimentos, valores, fantasias e memórias. Temos feito desde tempos imemoriais. O DNA humano é feito de histórias. Ao longo deste post, que acompanham com citações de figuras respeitáveis sobre os assim - chamados contos de fadas, vamos abordar o significado profundo que eles contêm, bem como o papel importante no desenvolvimento saudável da criança e da criança.

Era uma vez…

Uma história é uma recriação de imagens através de palavras. As crianças são especialmente sensíveis às histórias, porque vivem em um mundo em que as imagens exercem uma tremenda influência para elas.

Durante os primeiros sete anos de vida, a criança ainda não está familiarizada com o pensamento abstrato. A formação de imagens é a maneira pela qual ela se aproxima do mundo, desce sobre ele e é incorporada à existência terrena, um processo que acontece gradualmente. 

As abstrações não têm (e não deveriam ter, porque não é o que você precisa naquele momento) influência em seus processos internos. As imagens, por outro lado, ajudam você a entender o mundo. A primavera é, no momento, apenas uma palavra abstrata e desprovida de significado profundo, enquanto a descrição de uma paisagem verde e florida com céu azul será traduzida em uma imagem que será mais útil para você.





A imaginação é a chave para o desenvolvimento harmonioso dos seres humanos, especialmente em seus estágios iniciais.

"Os contos de fada que me contaram na minha infância têm um significado mais profundo do que qualquer verdade que me ensinaram na vida" - Friedrich Schiller-

Como as imagens desempenham um papel tão importante no desenvolvimento de meninas e meninos, torná-las adequadas ao que precisam é uma tarefa que os contadores de histórias aperfeiçoaram, uma vez que os seres humanos são seres humanos. O conto de fadas popularmente conhecido contém imagens que respondem às preocupações atuais de seus corpos físicos, seus humores e sua essência espiritual.

"As imagens de contos de fadas são uma fonte inesgotável de" água viva "para acelerar nossa compreensão do mistério" homem "e seu destino na terra, sempre em forma original e surpreendente!" -Goethe-

Narração estimula a formação de imagens através do que os sentidos entender, aumentar a sua criatividade e perguntando sobre uma história que vai criar a criança ea criança uma curiosidade saudável e perguntas que responder às preocupações vitais e atemporais: Por quê? Para que? Como? Para onde? Em que momento? Com que ajuda?

"Contos de fada são inestimáveis ​​para toda a sua vida; eles apontam o caminho luminoso que ele terá que percorrer durante sua própria vida e dar a ele a força para enfrentá-lo. Os contos de fadas são um legado inestimável do passado que alimenta e protege a vida interior da criança "- Rudolf Steiner-





Contar histórias

"Se você quer que seus filhos sejam espertos, leia os contos de fadas, se você quer que eles sejam mais inteligentes, leia mais contos de fadas. Quando examino a mim mesmo e meus métodos de pensar, chego à conclusão de que o dom da fantasia significava mais para mim do que qualquer talento do pensamento abstrato e positivo " - Albert Einstein.

Alejandro Jodorowsky diz que a verdade não pode ser conhecida, mas podemos conhecer a expressão dessa verdade, que é a beleza. A beleza é importante . Apreciar a beleza e mostrar a reverência que ela merece torna nossa vida mais bonita. A história deve ser transmitida, portanto, lindamente.

Para as crianças, o mundo é um lugar inegavelmente belo. A visão adulta da realidade, no entanto, tenta impor pontos de vista que tendem a fomentar imagens mentais desprovidas de beleza. A mídia é um exemplo claro disso, atormentado por imagens violentas, destrutivas e doentias, sem utilidade para o desenvolvimento saudável. Como adultos devemos considerar, antes de permitir que as crianças recebam essas imagens, se elas representam a beleza a que aspiram. A história de um conto fantástico no tom certo irá ter um efeito calmante sobre a alma da criança ea criança, que favorecerá a formação correta do corpo físico durante os primeiros sete anos de vida, preparando-se para a assimilação posterior de conceitos lógicos. Da fantasia à razão nessa ordem.

"É importante enfatizar que para uma história manter verdadeiramente a atenção da criança, alertar e estimular sua curiosidade, além disso, estimular sua imaginação para ajudar a desenvolver seu intelecto e esclarecer suas emoções; ele tem que concordar com suas ansiedades e aspirações; faça-o reconhecer plenamente suas dificuldades, ao mesmo tempo em que sugere resolver os problemas que lhe dizem respeito. 

Destaques como é importante que o adulto está próxima, ter o cuidado de dar todo o crédito à gravidade dos conflitos da criança, sem diminuir em tudo, e estimulando, simultaneamente, a sua confiança e seu futuro " (Bruno Bettelheim : A psicanálise dos contos de fadas)





Contar histórias para nossos filhos é uma excelente maneira de dar a eles ferramentas bonitas, saudáveis, estimulantes e apropriadas para o seu desenvolvimento. Qualquer menina ou menino apreciará muito a narração cuidadosa e dedicada de um conto de fadas. Há uma infinidade de literatura fantástica para crianças que respeita as premissas de uma boa história, e compartilharemos algumas dessas opções em posts futuros. Mas há um modo sublime, ainda mais alto, de fazê-lo: você pode inventar suas próprias histórias . Nós fizemos isso e continuaremos fazendo isso. Eles podem até ver a luz na forma de uma publicação, quem sabe. Por enquanto, é suficiente para nós sabermos que essas histórias cumpriram o propósito de preparar nossas filhas para "O mais maravilhoso conto de fadas de todos: a vida" (Hans Christian Andersen).

"Os contos de fada são mais que reais, não porque nos dizem que os dragões existem, mas porque nos dizem que os dragões podem ser derrotados" - Gilbert K. Chesterton-


Fonte: Sensacion Holística
Autor: Jorge Benito mindfulscience.es

Compartilhe com seus amigos !!!



9 comentários:

  1. Muito bom este texto , pensonda meama forma pena que hoje em dia para os pais é preferivel dar o celular para uma criança, assim faz se o silêncio que querem, e nao percwbem que estão tirando a criatividade e desenvolvimento de seus filhos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo porque não dao livros em vez de celulares

      Excluir
  2. Realmente, os contos ativam a imaginação e nos levam para o mundo da fantasia. É incrível como ele tem o poder de nos transformar. E o efeito não é somente na criança, os adultos necessitam dessa viagem. Precisam se permitirem a desacelerar e sair um pouco dessa loucura que vivemos. Viva a história. Viva ao poder da imaginação. Ela tbm cura.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante. Mas a tradução é sofrível, o que exige um esforço cognitivo desnecessário do leitor.

    ResponderExcluir
  4. Depende muito das histórias contadas ou lidas, que têm de ser adequadas para a idade, estimulando a aprendizagem social, com reforço positivo vicariante e, por isso, também têm de ser do interesse dessa criança.

    ResponderExcluir
  5. Vai explicar isso pro pessoal do "projeto leiturinha"

    ResponderExcluir
  6. O lúdico materializa o imaginário.
    Sendo os olhos as "janelas da alma", entendo os contos serem pedras preciosas representando princípios e valores que agregam a formação do Homem de bem, afim de exercer uma nobre vocação...
    A cidadania universal.

    ResponderExcluir
  7. O era uma vez, é mágico na minha avaliação, nós leva no mundo de imaginaçães, é algo grandioso que vem logo em seguida, é algo mágico dentro de um mundo real, ou seria, algo real dentro de um mundo mágico. É o humano dentro de você, coisa quase imperceptível no mundo tecnológico. O olhar, o toque, a narração ainda são os mais importante para um desenvolvimento social. Os contos da vida, também pode ser os contos de fadas...

    ResponderExcluir
  8. por favor onde compro esses livros de conto de fadas ������

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.