segunda-feira, 4 de março de 2019

O pote das emoções pode tornar-se um grande aliado com os sentimentos das crianças..




O pote das emoções pode tornar-se um grande aliado na hora de ajudar como crianças a reconhecer suas emoções e os sentimentos.

Certamente você terá em mente os populares pote da calma. Seu objetivo é tranquilizador como crianças em momentos de birra ou de raiva. Inspirado no método Montessori, esse recurso permite às crianças aprender a regular suas respostas emocionais. Isso faz parte do processo de autoconhecimento e autocontrole.

Em geral, os pais relatam que, em momentos de raiva ou tristeza, o pote da calma estimulava a criança a expressar seus sentimentos de maneira tranquila. Na realidade, entre em contato com o pote, o brilho e a densidade do líquido canalizado a atenção da criança.

Esse é um princípio de atenção plena. O pensamento não é mais que um pensamento. Aprender a estar no tempo presente, não aqui e agora, permite à criança relaxar e deixar passar o sentimento negativo que a controlava.

Pote das emoções

O pote das emoções leva uma criança e entende e aponta 5 emoções. São elas: alegria, tristeza, raiva, calma e medo. Também é possível adicionar outras emoções, tais como nojo, nervosismo, preocupação. Tudo depende da idade da criança e de suas emoções e sentimentos de fundo com ela.

Logo, se com o pote da calma, uma criança se acalma, voltando seu pensamento para o aqui e agora (visualizar o conteúdo do pote), com o pote das emoções a criança aprende a nomear como emoções que está enviando no momento presente.

Material necessário:

 
Potes de cristal (é possível reciclar garrafas de plástico ou potes de azeitonas ou compotas)

. Lãs com cinco cores diferentes (também pode usar outros materiais, como pompom, bolas de algodão, bolinhas coloridas, papeis coloridos)

. Etiquetas

. Rotulador

Como realizar uma atividade

Sugerimos inicialmente apresentar contos às crianças. Sempre ajuda uma assimilar melhor a relação entre núcleos e emoções. Assim, alegria-azul, azul-tristeza, medo-preto, verde-calma e vermelho-raiva.

Uma sugestão com uma criança a Coleção As Cores das Emoções, de Sara Agostine. Através das cores, como personagens revelam suas emoções nas mais diversas situações: amarelo-ciúmes, vermelho-vergonha, verde-inveja e azul-medo. Não são como emoções, mas servem como referência para facilitar a compreensão das emoções. Você também pode contar histórias simples e curtas que mostrem as crianças como como núcleos podem ajudar a nomear como emoções.

Após relacionar cor e emoção, trabalhe o pote das emoções. Uma possibilidade é que, inicialmente, é deixar os cinco potes das emoções semper visíveis. No fim do dia, você pode conversar com uma criança e perguntar-lhe por duas ou três situações que não vivido no dia e que considere importantes.

Para cada situação, peça que defina que emoção sentiu e que coloque no pote das emoções correspondente o conteúdo. O objetivo é que, no fim do mês ou da semana, você pode observar que emoções a criança vive com mais intensidade e quais não. Isso pode ser um termômetro importante para você e ajuda-lo a reconhecer outras emoções.

Por exemplo, se a criança apenas relata situações em que sente raiva ou medo, isso pode ser uma síntese de necessidades de ajuda para regular essas emoções. E, se ela apenas relata casos em que sente alegria, é possível que seja uma criança que dê uma volta nas situações negativas com facilidade. Mas também pode ser que tenha dificuldades em identificar emoções como medo ou raiva e preciso de ajuda para reconhecer-as e regulá-las.

Emocionário

Não há dúvidas de que, dessa atividade, ao nominar como emoções básicas, outras emoções surgirão. Um recurso muito útil para o emocionário. Nele você encontra dicas de como trabalhar como mais variadas emoções, de forma a facilitar que a criança aprenda um nominar e regular como emoções e os sentimentos.

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